Casa e Construção

O que é drywall na construção civil? Entenda

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 11/07/2022
O que é drywall na construção civil? Entenda
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Os processos construtivos estão em constante evolução, agregando não apenas novas técnicas, como também materiais, características e projetos que estejam em melhor sintonia com as demandas, anseios e necessidades da sociedade. Pensando nisso, resolvemos escrever um post explicando melhor o que é drywall na construção civil.

Trata-se de uma tecnologia relativamente moderna, mas amplamente popular em muitos lugares, notadamente nos Estados Unidos, tendo em vista que tem a capacidade de substituir as paredes de alvenaria e oferece vantagens relevantes, especialmente em preço e praticidade. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é o drywall?

O nome drywall deriva do inglês, no qual “dry” quer dizer seco e “wall” significa parede. O termo foi cunhado justamente por ser um sistema de construção a seco, que utiliza pouca ou nenhuma água para ser executado. Foi criado no final dos anos 80 nos Estados Unidos, mas se popularizou além da fronteira norte-americana e já é bastante usado por aqui.

No entanto, vale lembrar que a tecnologia vem evoluindo com o tempo, e os painéis de drywall estão cada vez mais resistentes, sendo uma solução prática e econômica para diversos tipos de projeto. Ainda que esteja ganhando espaço no mercado brasileiro, o drywall pode ser considerado subutilizado por aqui, devido às incríveis possibilidades que oferece.

Quais as vantagens do drywall?

São muitas as vantagens que o drywall pode proporcionar para um projeto de construção civil ou até mesmo uma simples reforma no imóvel. Uma das mais notáveis está relacionada com o preço, uma vez que é uma opção bem mais barata que as paredes de alvenaria. Com isso, é possível baratear projetos e transformar propriedades gastando muito pouco.

Aliás, a economia também surge em forma de tempo. Com o uso estratégico do gesso acartonado, você pode mudar um ambiente em questão de horas, ganhando isolamento térmico, acústico e alterando a planta de casas, apartamentos, escritórios ou lojas comerciais. Além disso, as placas são personalizáveis com pinturas, cerâmicas, pastilhas e muito mais.

Quais as desvantagens do drywall?

Com tantos benefícios incríveis, será que existem desvantagens no uso do drywall? Infelizmente, a sua instalação é pouco recomendável em ambientes externos, por conta da sua sensibilidade à água e aos raios solares. Também pela questão da umidade, o uso em banheiros e cozinhas precisa ser bem pensado ou contar com proteção extra.

Muitas pessoas acham que o gesso acartonado é muito frágil, mas vale lembrar que as placas podem ser compostas por uma estrutura de aço galvanizado e chapas de material de alta resistência. De qualquer forma, é sempre recomendável contar com profissionais de qualidade para desenvolver o seu projeto com total segurança.

Como você pôde ver ao longo do post, pode ser muito interessante utilizar o drywall na construção civil. Trata-se de um recurso bastante versátil e econômico, que pode deixar o seu imóvel do jeito que você sempre desejou!

Gostou de aprender o que é drywall na construção civil? Então, que tal conferir nossos perfis no Instagram, Facebook e Twitter?