Condomínio Horizontais

6 erros ao comprar lote que devem ser evitados

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 17/07/2019
6 erros ao comprar lote que devem ser evitados
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Investir no mercado imobiliário é um desejo comum para boa parte dos brasileiros, sobretudo em tempos confusos na nossa economia, visto que esse é um segmento bastante valorizado e seguro em nosso país. Diante dessa realidade, é de grande importância conhecer os principais erros ao comprar lote e, principalmente, as maneiras para evitá-los.

O fato é que a aquisição de terrenos é uma alternativa que vem ganhando espaço, principalmente por oferecer vantagens importantes, que vão desde preços menores quando comparado aos imóveis prontos até a possibilidade de personalização da construção. Confira o conteúdo abaixo e descubra o que fazer para evitar erros na hora de comprar lotes!

1. Não conhecer o local do lote

Um dos principais erros ao comprar lote é não conhecer pessoalmente o local. Por conta dos preços atraentes e do grande número de vantagens desse tipo de aquisição, algumas pessoas simplesmente se arriscam e fecham contratos mesmo a distância, o que pode acabar ocasionando dores de cabeça no futuro.

Assim, procure reservar um tempinho para visitar a região, até mesmo para conhecer as cercanias e verificar se o bairro se adéqua às suas necessidades, demandas e expectativas. Outra boa ideia é ir lá em dias e horários diferentes para ver como é a segurança da área adjacente e o funcionamento de estabelecimentos comerciais.

2. Não exigir a documentação básica

Ainda que os terrenos sejam um tipo de unidade que exige menos burocracia, existem documentos que são essenciais para que ele esteja de acordo com a nossa legislação. Se você for comprar de uma pessoa física, é imprescindível que ela apresente a Certidão de Propriedade do Imóvel, atualizada junto ao fórum ou um cartório local.

Outro item importante são os carnês de IPTU, no qual constam a metragem do lote e o seu valor venal. Se você for comprar de uma pessoa jurídica, como uma empresa ou urbanizadora, também é preciso exigir a Certidão Negativa de Débitos (CND), que atesta que não existem dívidas pendentes com o governo em todas as suas instâncias.

3. Desconhecer o histórico da urbanizadora

Comprar um terreno de uma urbanizadora pode ser uma excelente ideia, visto que, além de ajudar a escolher o melhor local para você, essa empresa também desenvolverá um projeto interessante de empreendimento residencial, que poderá culminar em um condomínio horizontal perfeito para você e sua família.

No entanto, assim como em qualquer outro negócio, conhecer o histórico da organização é imprescindível. Isso porque é preciso considerar que o mercado imobiliário é muito valorizado no Brasil e, por isso mesmo, acaba atraindo um número elevado de pessoas pouco idôneas, que podem se aproveitar de compradores menos atentos.

Para começar, você pode usar a praticidade da internet a seu favor, realizando pesquisas com o nome e o CNPJ da instituição em questão. Veja se existem muitos processos judiciais e faça uma visita aos principais sites de reclamações e de proteção ao consumidor, verificando qual é a reputação e o renome da organização no segmento.

Outra ação que vale a pena é conversar pessoalmente com clientes antigos. Nem sempre isso será possível, mas, se você tiver parentes ou amigos que já fecharam contrato com a urbanizadora em questão, ficará muito mais simples saber como foi o atendimento, se houve algum problema e se as promessas foram cumpridas.

4. Pagar um sinal por impulso

Como dissemos, não é raro que os preços de lotes sejam muito atraentes, sobretudo quando comparados com outras propriedades, como casas e apartamentos. Isso pode fazer com que um comprador mais empolgado não reflita adequadamente sobre a relevância desse tipo de aquisição e acabe fechando negócio por impulso.

Lembre-se de que existem muitas maneiras de se resguardar e você não deve, sob nenhuma hipótese, assinar o contrato sem tomar alguns cuidados, sobretudo com o seu orçamento. Observe quanto de dinheiro você tem disponível, a sua perspectiva para os próximos meses e, principalmente, as eventuais multas por falta de pagamento.

5. Não verificar a regularidade da construção

Qualquer empreendimento residencial ou loteamento precisa seguir os trâmites legais para ficar regularizado. Em linhas gerais, as urbanizadoras se capitalizam com as vendas para dar continuidade às obras, mas, se elas não tiverem solidez e nem honrarem com as suas obrigações, os seus credores podem executar as dívidas e travar o andamento do projeto.

Sendo assim, além daquela pesquisa básica na internet, observe também qual é a situação da empresa diante dos bancos ou se já existem processos por situações similares. Solicite também, antes de fechar o negócio, as devidas licenças ambientais e da prefeitura, para não correr o risco de perder o seu dinheiro depois.

6. Não guardar contratos e demais documentos

Mesmo que você siga todas as etapas e resolva comprar o lote por ser uma opção tão vantajosa quanto estamos demonstrando, é muito importante guardar os contratos e demais documentos do acordo. Tenha em mente que até mesmo materiais publicitários, como anúncios de jornal, panfletos ou e-mails, podem servir de prova em uma eventual disputa judicial.

A urbanizadora precisa entregar tudo conforme o combinado e você não deve acreditar em benefícios que nem sempre serão realizados. Slogans como “livre de IPTU” ou “sem taxa de condomínio”, por exemplo, podem ser furada e uma mera tática para atrair os compradores. Portanto, se isso foi prometido, resguarde-se para que seja cumprido no futuro.

Ao ter ciência desses principais erros ao comprar lote e, sobretudo, saber como evitá-los, você pode fazer esse tipo de compra com muito mais segurança, adquirindo um espaço só seu, no qual você terá a prerrogativa de construir a casa dos sonhos para você e sua família, morando em um local incrível e de acordo com suas possibilidades financeiras!

Gostou de conhecer os principais erros ao comprar lote? Ficou interessado em adquirir um? Aqui vai mais uma dica para você: conte com uma empresa íntegra e que tenha expertise e credibilidade no mercado imobiliário, pois isso fará toda a diferença e facilitará todo o processo. Então não perca o seu tempo e entre logo em contato com Laredo Urbanizadora!