chegada do primeiro filho

Como preparar a casa para a chegada do primeiro filho?

Entre os preparativos para a chegada do primeiro filho, o cuidado com o quarto é um dos mais importantes. Porém, também é preciso pensar nos outros cômodos, já que há uma mudança na dinâmica familiar e no uso dos espaços. Por isso, é essencial garantir que a casa seja segura e que ofereça as condições necessárias para o conforto de todos.

É indispensável avaliar vários fatores a fim de preparar o lar para receber o novo membro da família sem preocupações. Mas por onde começar?

Para ajudá-lo, separamos as principais dicas para cuidar da organização da casa nessa etapa e curtir a espera do bebê com tranquilidade. Confira!

Avalie a necessidade de mudanças ou reformas

O primeiro passo é avaliar se é preciso realizar alguma reforma ou mudança para que os cômodos funcionem melhor, principalmente em relação ao quarto do bebê. Defina qual será o lugar utilizado pelo seu filho e observe se há reparos a serem feitos. É importante conferir se há infiltrações, rachaduras, pregos aparentes, buracos na parede e até mesmo falhas no piso. Isso também vale para o resto dos ambientes.

Se o cômodo escolhido tem outra função, planeje onde os móveis ficarão para dar lugar aos novos. É uma boa hora para doar o que não se usa mais e renovar o visual. Dependendo do caso, é essencial fazer reformas, como deixar o plano aberto ou retirar os armários embutidos.

No entanto, em alguns casos, é preciso mudar de endereço. Se o imóvel não tem um quarto para a criança ou se o lar vai ficar muito pequeno, é melhor considerar buscar outra alternativa. Ao fazer a mudança antes da chegada do primeiro filho, tudo corre com mais tranquilidade.

Cuide da pintura e da decoração

Outro ponto importante consiste em cuidar da decoração do quarto e dos preparativos do cômodo. Nesse momento, é preciso criar um tema para o espaço e uma paleta de cores. Dá para investir em temas lúdicos e infantis ou mesmo em propostas geométricas e modernas.

De qualquer forma, evite o excesso de informações, afinal, o cômodo precisa ser tranquilo para que o pequeno tenha um bom sono. Quanto à pintura, prefira os tons claros para as áreas maiores e deixe as nuances fortes para detalhes.

Na hora de dar uma cara nova às paredes, opte pelas tintas à base d’água e sem cheiro, pois elas são mais saudáveis e evitam alergias. Também vale considerar a aplicação de papel de parede ou de adesivos.

Limpe o quarto

A limpeza do quarto é imprescindível, já que um recém-nascido é sensível e seu sistema imunológico ainda não é forte. Logo, faça uma faxina completa no espaço: retire os móveis do lugar, passe o aspirador de pó e lave as cortinas e tapetes. Limpe o ar-condicionado e os ventiladores e deixe o cômodo arejado.

No processo, o melhor é evitar o uso de produtos químicos agressivos, pois eles prejudicam os tecidos e ainda deixam cheiro. As roupas de cama também precisam ser higienizadas com produtos específicos para não incomodar o bebê.

Dependendo do tipo de imóvel, vale considerar realizar uma dedetização. Assim, é possível se livrar de insetos e ter muito conforto e tranquilidade.

Proteja as janelas

Um dos preparativos mais importantes é a proteção das janelas, que nunca devem ficar desprotegidas por causa do risco de acidentes. Portanto, procure uma empresa especializada no serviço e faça a colocação de redes ou grades de segurança em todas elas.

Também tome cuidado para não deixar móveis próximos a esses espaços. Logo após a chegada do primeiro filho, isso não é um problema, pois ele ainda não anda. Conforme ele cresce, entretanto, as gavetas da cômoda se transformam na escada perfeita para acessar às janelas. Portanto, o ideal é deixar a área abaixo totalmente livre.

Adote medidas de segurança

Além desses passos, é imprescindível adotar medidas de segurança para que não ocorram acidentes. Coloque protetores em todas as tomadas e travas nos armários, principalmente nos que abrigam produtos de limpeza.

Também é importante colocar portões para evitar o acesso às escadas, não utilizar itens decorativos pequenos que possam ser engolidos e adotar os protetores nas quinas dos móveis. Por falar na mobília, use trancas especiais para gavetas e portas e tire do alcance todos os produtos que puderem fazer mal à criança. Essas medidas ajudam a evitar acidentes corriqueiros, mas que podem ter grandes impactos.

O lado externo da casa não deve ser esquecido. Se tiver uma piscina, proteja-a com um portão ou com grades. Limite, também, o acesso à garagem e à saída, em geral. Essas são atitudes que ajudam a criar um espaço confortável e ao mesmo tempo seguro.

Instale pisos antiderrapantes

Outro cuidado para a chegada do primeiro filho, e para evitar tombos, é a instalação de pisos antiderrapantes. Isso se faz necessário nos banheiros e nos locais úmidos, como a cozinha ou a área de serviço. Você não precisa abrir mão da beleza, já que vários revestimentos contam com essa proteção extra.

Caso não haja a possibilidade de trocar o piso, dá para aplicar protetores e elementos especiais, como tapetes que se fixam ao chão, por exemplo. Na área de brinquedos do pequeno, opte por uma versão emborrachada. Ela é mais fácil de limpar, além de ajudar a absorver quaisquer quedas.

Fique de olho na iluminação

Não menos relevante, a iluminação merece a sua atenção ao planejar os cuidados com a casa. No quarto do bebê, é importante adotar um projeto indireto e leve. Afinal, a luz forte pode deixá-lo desperto e agitado.

Também vale pensar na automação. O uso de um dimmer, por exemplo, permite a regulação automática dos níveis. Conforme se aproxima a hora de dormir ou diante da necessidade de acordar à noite, basta ajustar a intensidade da luz.

Porém, tome cuidado com luminárias e pendentes. Esses itens são puxados facilmente e não devem estar ao alcance das crianças. Com essas medidas, é possível evitar acidentes e quebras.

Preparar a casa para a chegada do primeiro filho exige cuidados e certo esforço. Porém, se preocupar com esses detalhes importantes garantirá o conforto e a segurança do bebê.

Gostou das dicas? Então siga nossos perfis no Facebook, no Instagram e no Twitter e tenha acesso a mais conteúdos interessantes.

Posts relacionados