Bem estar e Integração

Conheça as 7 principais tendências de segurança eletrônica

Paulo Henrique Machado
Escrito por Paulo Henrique Machado em 04/01/2019
Conheça as 7 principais tendências de segurança eletrônica
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Infelizmente, boa parte dos centros urbanos brasileiros ainda não conseguiu resolver seus problemas com a criminalidade e, em função disso, a sociedade civil vem encontrando meios de proteger seu patrimônio e suas famílias. Diante dessa realidade, conhecer as principais tendências de segurança eletrônica pode ser muito interessante.

A tecnologia vem contribuindo de maneira muito importante nesse aspecto, uma vez que, nos dias de hoje, existe uma série de dispositivos inteligentes e aparelhos que prometem deixar qualquer cidadão a salvo da ação de meliantes. Quer descobrir quais são os principais deles? Então, confira a lista que preparamos a seguir.

1. Fechadura digital

A fechadura digital, definitivamente, pode ser considerada como uma das principais tendências de segurança eletrônica e é um item que deve se popularizar cada vez mais. Nos próximos anos, a previsão é que as chaves comuns se tornem obsoletas e sejam substituídas por esse tipo de solução tecnológica, que é muito mais eficiente.

Entre os seus diferenciais, está a presença de um sensor biométrico, que substitui o sistema comum de tambores. Por meio desse sistema, o usuário só terá acesso a um local, se o software da porta reconhecer as suas impressões digitais previamente cadastradas. Além de útil, prático e eficiente, esse método evita invasões.

2. Portaria virtual

A portaria virtual já pode ser considerada uma realidade no setor imobiliário brasileiro e no resto do mundo, sendo um dos maiores reflexos de como a segurança eletrônica está em ascensão. Atualmente, boa parte dos projetos de arquitetura e construção de casas, prédios, flats e condomínios já incluem esse diferencial na obra.

Além da própria questão da proteção, a portaria virtual também pode trazer uma economia importante, pois aumenta a eficiência dos serviços de monitoramento de empresas e de residência. Especialmente, por meio da integração desse sistema tecnológico com operadores humanos remotos. Essa integração se dá por meio de um interfone, no qual os visitantes podem entrar em contato com a central, que decide liberar ou não o acesso ao local.

3. Sistema de tecnologia IP

A chamada tecnologia IP é um sistema de segurança eletrônica que promete tornar o monitoramento mais simples e eficiente. De uma maneira geral, uma única câmera que conte com esse sistema pode substituir até quatro modelos analógicos em um único ambiente, superando até mesmo a sua qualidade de imagem.

Isso acontece por conta do sistema completamente digitalizado, que diminui os gastos com a instalação e a manutenção, especialmente em condomínios horizontais ou em grandes empresas, por exemplo. É um método de vigilância mais moderno e seguro, integrado a sensores de movimento e a uma central de operação.

4. Cercas virtuais

As cercas virtuais também já fazem parte de muitos projetos de construção modernos em segurança eletrônica, como uma das melhores soluções em termos de tecnologia mobile. Trata-se de um aplicativo criado com o intuito de funcionar como uma espécie de localizador via GPS, que envia sinais de alerta para outros aparelhos, como tablets e smartphones.

Entre as funcionalidades, está a de informar o afastamento de uma pessoa de certa área, o que pode ser muito interessante, por exemplo, para quem tem filhos pequenos ou idosos na família. Você determina um perímetro no sistema e, caso eles saiam dessa demarcação, você é notificado em seu próprio dispositivo móvel.

5. Monitoramento com drones

Se há alguns anos os drones eram considerados como uma peça de ficção científica, atualmente, eles já são muito populares e até mesmo crianças utilizam esse item para o seu entretenimento. Os preços baratearam bastante e, hoje em dia, com algumas centenas de reais já é possível a qualquer um virar um piloto amador, sem treinamento ou licença. Dessa maneira, já há um certo problema no espaço aéreo.

O desenvolvimento mais recente dessa tecnologia, no uso civil, vem utilizando esse dispositivo junto às câmeras para fazer o monitoramento de algumas áreas e permitindo que pessoas, ou empresas, protejam o perímetro de ambientes residenciais ou profissionais.

6. Reconhecimento de placas

O sistema inteligente de reconhecimento de placas também é uma das principais tendências de segurança eletrônica do momento e é uma das melhores inovações em termos de segurança eletrônica. Essa é uma solução muito eficiente para controlar a entrada em edifícios, condomínios, empresas e em áreas com grande fluxo de pessoas.

Essa moderna tecnologia é capaz de reconhecer a numeração de carros cadastrados no próprio banco de dados da polícia e, caso o veículo esteja vinculado com alguma atividade criminosa, o sistema emite um alerta automático, o que possibilita que se evite qualquer invasão, sequestro ou crimes em andamento, em tempo real.

7. Inteligência artificial

A inteligência artificial também já faz parte do cotidiano de muitas pessoas ao redor do mundo, as quais utilizam sistemas de automação e de desenvolvimento nos mais variados dispositivos e artigos do dia a dia. Esse diferencial está presente, por exemplo, nas tecnologias digitais em automóveis, smartphones, computadores e até eletrodomésticos.

Muito disso vem ocorrendo em função do impulsionamento por meio de investimentos em pesquisas pelos principais fabricantes, startups e fornecedores de programas de vigilância em vídeo. Eles utilizam algoritmos de análise de imagem em produtos modernos, mas que possuem interfaces amigáveis e soluções focadas em cenários reais.

Uma das suas funcionalidades, por exemplo, é a que utiliza algoritmos de reconhecimento facial, que podem cruzar as informações obtidas com bancos de dados policiais ou civis, identificando criminosos e indivíduos potencialmente perigosos, ou até mesmo, ajudando a encontrar pessoas desaparecidas.

Como você pode ver, as tendências de segurança eletrônica do momento prometem mudar a maneira pela qual as pessoas se protegem dos crimes e da insegurança das grandes cidades. Por isso, é fundamental ficar atento a esses dispositivos, de maneira que você possa contar com o que há de melhor para proteger sua casa e sua família.

E agora, já ficou por dentro das principais tendências de segurança eletrônica do momento? Ficou interessado em contar com algumas dessas soluções na sua própria residência? Então aprenda um pouco mais sobre esse tema e confira o nosso artigo sobre as principais características de um condomínio inteligente.