Arquitetura e Design

3 pequenas mudanças que podem inovar os ambientes de sua casa

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 18/06/2018
3 pequenas mudanças que podem inovar os ambientes de sua casa
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Não é necessário encomendar um projeto a um arquiteto, consultar um decorador profissional, derrubar algumas paredes e encarar uma rotina de obras e mais obras para mudar a sua casa. Com algumas simples alterações, é possível inovar ambientes e conseguir dar um charme extra aos espaços.

Há algum tempo, temos visto um movimento em direção a um estilo de vida cada vez mais sustentável. As pessoas têm preferido gastar menos dinheiro, poupar mais energia e economizar os recursos naturais.

Esse comportamento mais consciente chegou também ao mundo da decoração. Seguindo uma linha “faça você mesmo”, diversas pessoas têm aproveitado as dicas compartilhadas em blogs e sites especializados para se inspirar em referências, seguir tendências e colocar a mão na massa!

Você também pode esquecer as grandes reformas e tentar colocar em prática algumas dicas simples, como as três que vamos dar nesse texto, para fazer pequenas mudanças nos espaços da sua casa.

Além de mudar a aparência dos cômodos, essas medidas podem ajudar você a alcançar outros resultados positivos, gerando bons reflexos no seu dia a dia, como tranquilidade, qualidade de vida e bem-estar. Isso só comprova que os detalhes podem sim fazer toda a diferença no seu lar.

1. Pintura em uma ou mais paredes

Um novo tom nas paredes já pode ser suficiente para renovar o espaço e dar um clima diferente à casa, mas, para não errar, a escolha das cores precisa ser criteriosa. Para isso, é importante levar em consideração fatores, como a iluminação do espaço, o tamanho, os objetos que ficarão no local, suas cores favoritas e, claro, o resultado que você deseja obter.

Tons mais suaves, como verde e azul podem ter efeito calmante e trazer uma sensação de aconchego e, segundo uma pesquisa realizada por universidades europeias, são relacionados a sentimentos como felicidade, podendo ajudar a melhorar o humor dos adultos.

Se você não quiser correr o risco de se cansar do tom escolhido, prefira cores neutras. Mas se o objetivo é ter um ambiente com mais personalidade, aposte sem medo nas cores mais chamativas, como vermelho, laranja ou pink. São várias possibilidades!

Uma ótima dica é escolher uma das paredes para aplicar a tinta de cor mais intensa. O resultado fica mais discreto e com muita personalidade. Combine o tom escolhido com as cores dos móveis, quadros e objetos do espaço.

Se você preferir, aposte em um papel de parede. Eles dão menos trabalho para aplicar, podem ter uma longa durabilidade e fazem bem menos sujeira do que qualquer pintura. Outra possibilidade é investir em adesivos decorativos.

Para os mais ousados, a aplicação de texturas na parede pode render ótimos resultados. Há diversas combinações caseiras e fáceis de aplicar, feitas com argamassa e até gesso.

2. Toque de natureza para inovar ambientes

Você sabia que a presença de plantas na residência pode ter efeitos terapêuticos e influenciar no seu estado emocional, trazendo mais saúde e qualidade de vida? Além de itens decorativos, vasos, flores, hortas domésticas e plantas ornamentais podem também trazer mais vida ao seu espaço e melhorar o seu humor.

Não por acaso, algumas plantas são associadas a sensações e sentimentos íntimos, podendo ser usadas para alcançar resultados e metas pessoais, como sucesso, espiritualidade, equilíbrio, prosperidade e fortuna.

O fato é que as plantas ajudam a renovar o ambiente, trazem uma energia positiva e criam um clima de harmonia. Um simples arranjo de flores já valoriza qualquer espaço. Vasos e plantas decorativas dão ao local um aspecto acolhedor e ajudam a arejar a área, com mais vida, cores e frescor.

Seja no quintal, na área da piscina, no piso da sacada, na parede da cozinha, na varanda gourmet, em um canto da sala, quarto, banheiro ou mesmo em um jardim vertical, você pode experimentar cultivar desde hortaliças e temperos até flores e plantas ornamentais.

Escolha a que mais lhe agradar e não se esqueça de caprichar nos vasinhos, suportes e estruturas para suspender as plantas! Você pode tanto comprar em home centers quanto improvisar recipientes reaproveitando paletes, latas de alumínio cortadas, vidros e embalagens de alimentos e até garrafas PET!

3. Reforma de móveis

Sabe aquele móvel que está em um canto da casa, sem muita utilidade ou já bastante desgastado, com rasgos e arranhões? Diante de um orçamento apertado e com um pouco de criatividade e algumas soluções inovadoras, ele pode significar a renovação do seu ambiente!

Você não precisa necessariamente trocar toda a sua mobília para conseguir dar uma cara nova aos espaços. Com apenas uma pintura, troca de tecido ou aplicações, um móvel pode ganhar outra aparência e se transformar em uma peça “nova”.

Um criado-mudo de madeira, uma estante ou uma mesa de centro, por exemplo, podem ser lixados e ganhar novos puxadores para gavetas, aplicações de adesivos, pintados de outra cor e até camadas de texturas.

Considere reformar sofás e poltronas trocando o tecido para outro de outra cor e mais novo. Sai muito mais barato do que comprar um novo e já muda o aspecto do ambiente. Mas se o móvel não for tão antigo assim, algumas almofadas, uma capa colorida e até uma manta estampada podem dar uma bela renovada!

Você também pode investir na compra de alguns acessórios chamativos ou com um significado especial, como tapetes estampados, objetos de decoração delicados ou de tons intensos, um lustre poderoso, um pôster gigante da sua banda favorita, quadros estilososuma galeria de retratos da sua família, uma cortina de uma cor intensa ou uma obra de arte, por exemplo.

Como vimos, não é preciso investir em uma grande reforma para trazer novos ares à sua casa. Bastam algumas pequenas dicas de decoração — e que você mesmo pode colocar em prática! Com um ou dois truques, já é possível inovar ambientes e dar um toque de charme e personalidade em diferentes cômodos.

Às vezes, o grande segredo do seu espaço pode estar em apenas um detalhe, como a iluminação. Saiba agora mesmo como a sua sala pode ficar mais agradável, interessante e elegante com a presença de uma luminária e quais os tipos mais utilizados.