Condomínio Horizontais

Por que investir no mercado imobiliário em Aracaju?

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 24/09/2020
Por que investir no mercado imobiliário em Aracaju?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Uma das principais maneiras de aumentar nosso capital financeiro é investindo, e o melhor caminho para atingir bons resultados é diversificando os investimentos. Outra certeza é que, certamente, os imóveis são uma das opções mais seguras e rentáveis.

O mercado imobiliário e o setor da construção civil são as áreas com maior potencial de desenvolvimento, principalmente no Brasil, onde o déficit habitacional é tão grande. Entretanto, como em todo tipo de mercado, algumas localidades merecem destaque, é o caso de Aracaju. Graças à retomada de projetos na cidade, a capital sergipana lidera a região Nordeste quando o assunto é aquecimento do setor.

Se você está pensando em investir em imóveis, não deixe de continuar a leitura e descobrir os diferenciais do mercado imobiliário de Aracaju. Com certeza você fará um negócio ótimo e rentável. Confira!

Conta com regiões de amplo crescimento

No momento da escolha de um imóvel, um dos pontos mais importantes a serem observados é a localização. Não é diferente quando queremos investir. Para que o seu investimento seja mais rentável, é importante buscar por regiões em crescimento. Bairros com potencial para atrair shopping centers, escolas, empreendimentos de grandes marcas e condomínios com casas de alto padrão são grandes aliados do valor do seu imóvel.

Em Aracaju, as regiões com maior potencial de desenvolvimento na cidade são aquelas que apresentam as características buscadas pelos aracajuanos, ou seja, com condomínios horizontais que ofereçam áreas coletivas, como espaço fitness, quadras esportivas, piscina, salão de festas, quiosques, entre outros. Entre os locais que atendem essas exigências, podemos citar os bairros Barra dos Coqueiros e Aruana.

Quando falamos de capitais, toda a cidade já tem potencial de crescimento e valorização. No entanto, bairros adjacentes à região central costumam ser um diferencial. Ao mesmo tempo que mantêm o morador longe do movimento de grandes centros, a localização permite que comércios e serviços continuem a uma curta distância. Sendo assim, tornam-se bastante procurados, aumentando, consequentemente, a oportunidade alugar ou vender futuramente.

Apresenta menores riscos que outros mercado

Ao contrário de investimentos em ações, aplicações em bancos e poupanças, o imóvel, por estar registrado em seu nome e se tratar de um bem físico, está imune à quebra de instituições e não pode ser congelado pelo governo em momentos de crise. Além disso, os imóveis não sofrem com alta volatilidade. O preço pode até cair, mas raramente de forma brusca, o que traz uma grande segurança para o investidor.

Outro fato que proporciona a garantia de que um imóvel sempre será rentável é que todos necessitamos de um local para morar ou exercer qualquer outro tipo de atividade. Basta parar para observar e você notará que grande parte da nossa rotina tem um imóvel envolvido. Desse modo, mesmo quando o mercado está passando por instabilidades, existirá demanda por imóveis.

Oferece maior retorno financeiro

Segundo estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o déficit habitacional em Sergipe passa de 70 mil de residências. Esse dado, somado ao aumento populacional, gera aumento na procura por imóveis e, consequentemente, leva à valorização dos já existentes.

Este fato faz com que investir no mercado imobiliário de Aracaju seja sinônimo de rentabilidade. Se o investidor optar por gerar uma renda passiva e alugar o imóvel — método de investimento mais praticado — não terá dificuldade em encontrar um inquilino receberá um valor fixo todos os meses, decidido em contrato e garantido por um período determinado.

Caso o proprietário escolha obter retorno sobre o investimento imobiliário esperando a valorização do imóvel, a médio ou longo prazo, ele poderá contar com o lucro depois desse tempo, já que a ascensão do mercado imobiliário de Sergipe, principalmente na Região Metropolitana de Aracaju, tem sido um caminho natural.

Proporciona aumento do patrimônio

A maioria das pessoas tem dificuldade em guardar dinheiro, já que é preciso muita disciplina, principalmente quando a meta é reservar uma quantia mensalmente. No entanto, quando se adquire um imóvel por meio de financiamento, somos obrigados a arcar com determinado valor todos os meses. Caso contrário, temos um grande prejuízo e até corremos o risco de perdê-lo. Isso ajuda a ter organização no momento de aumentar nosso patrimônio.

Quando aplicamos nossas finanças ou depositamos na poupança, a dificuldade persiste. Afinal, sabemos que podemos contar com esse dinheiro e resgatá-lo em caso de contratempos, o que além de atrapalhar na formação de um futuro patrimônio, acarreta em prejuízos. Investindo no mercado imobiliário, o capital estará imobilizado e o resgate dependerá de sua venda, o que não é tão simples e rápido quanto uma movimentação bancária. Dessa forma, o investidor pensará várias vezes antes de tomar essa atitude.

É um mercado de boas projeções

Com a descoberta de um poço de gás a 58 km da costa de Sergipe e a 90 km de Aracaju, que poderá ser distribuído em até cinco anos, e com a intenção do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SE) de atrair investidores estrangeiros para o estado, algumas medidas, como reformas, estão sendo tomadas para desenvolver a região e aquecer ainda mais o mercado, o qual já vinha crescendo naturalmente devido a ascensão da classe média brasileira, que está em constante procura de imóveis novos e usados.

Somado a isso, o Nordeste tem se destacado como ponto estratégico no que diz respeito à cultura e política, sendo um exemplo em qualidade de vida devido aos investimentos em urbanismo. Vale ressaltar também o baixo custo de vida.

Depois da leitura, você deve ter motivos suficientes para investir no mercado imobiliário em Aracaju. Como você pode perceber, existem vários benefícios que levam muitos investidores a apostarem no setor. Seja em empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos, investir em imóveis é uma forma segura e estável de construir um patrimônio lucrativo. Como diz o velho ditado: “quem compra terra, não erra”.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o mercado imobiliário em Aracaju, não deixe de perguntar nos comentários! Fique à vontade também para deixar suas considerações sobre o assunto!