Casa e Construção

Entenda o conceito de walkability e sua importância para o bairro

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 21/01/2022
Entenda o conceito de walkability e sua importância para o bairro
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Com o passar do tempo e a evolução dos costumes, os lugares vão se adaptando às novas demandas e necessidades que a própria sociedade impõe, alterando sua conformação e ganhando novas características. Por isso, preparamos um post para que você possa entender melhor o conceito de walkability e sua importância para o bairro.

Trata-se de algo relacionado com a fluidez da mobilidade, sendo uma proposta inclusiva e relevante para o momento em que vivemos, uma vez que a sustentabilidade e a praticidade estão entre os temas que não podem deixar de ser considerados na atualidade. Quer aprender um pouco mais sobre isso? Então, continue sua leitura!

O que é o walkability?

O termo walkability deriva do inglês e pode ser traduzido como “caminhabilidade”, embora a palavra ainda não exista na língua portuguesa. Na prática, nada mais é do que um conjunto de técnicas ou metodologias que utilizam recursos para facilitar a mobilidade das pessoas que ali transitam e promover que se desloquem a pé sem maiores dificuldades.

Muitas cidades, bairros e até empreendimentos, sejam eles comerciais ou residenciais, estão incluindo essa característica em seus projetos, promovendo ambientes mais agradáveis e seguros, com infraestruturas que incentivem naturalmente caminhadas em detrimento de outros meios de transporte, como carros, motos, ônibus, táxis, etc.

Por que a walkability é importante?

Você já deve ter percebido que a grande maioria dos centros urbanos e até mesmo dos empreendimentos do setor imobiliário são planejados para servir mais aos automóveis particulares ou, quando mais sustentáveis, aos transportes públicos. No entanto, com o aumento da poluição e dos congestionamentos, essa deixa de ser uma opção tão interessante.

Quando o bairro, a cidade ou o condomínio começam a focar em servir aos pedestres ou mesmo a bicicletas, o cenário muda de figura. Isso é algo que já está acontecendo em todo o mundo e vem desencorajando o uso de carros e motos. Hoje, tanto urbanistas quanto gestores públicos precisam compreender essa tendência e focar em espaços para todos.

Quais as vantagens do walkability?

Não é difícil perceber que o walkability oferece muitas vantagens, sejam elas coletivas ou individuais. Provavelmente, a mais evidente está na sustentabilidade, uma vez que, quando o bairro ou a cidade oferecem opções viáveis, quem antes precisava antes sair de carro, moto ou pegar um ônibus pode sair a pé, gerando menos poluição ao ambiente.

Para isso, é preciso incentivar o consumo consciente, favorecer compras em produtores locais e, claro, investir em ciclovias, pistas e calçadas seguras. Além disso, há um ganho notável para a saúde da população, que passa mais tempo caminhando ou pedalando, o que traz um impacto positivo para o organismo e deixa os cidadãos mais distantes do sedentarismo.

Como você pôde ver, o conceito de walkability parece ser um caminho sem volta e os bairros ou empreendimentos que apostarem na tendência devem experimentar bons resultados, até mesmo em termos de valorização imobiliária!

Gostou de conhecer o conceito de walkability e sua importância para o bairro? Quer aprender mais sobre o tema ou conhecer a mobilidade com segurança dos empreendimentos da Laredo? Então, não deixe de seguir nossos perfis no Instagram, no Facebook e no Twitter!