Bem estar e Integração

Como acabar com cupim e evitar insetos em condomínios

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 13/05/2019
Como acabar com cupim e evitar insetos em condomínios
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quem mora em condomínio já deve conhecer quais são as regras e qual é a rotina de limpeza do local. No entanto, é preciso tomar atitudes individuais e em conjunto para que alguns insetos não se manifestem pelo lugar, como cupins, baratas, formigas, entre outros. Inicialmente, é essencial cada um ter uma visão coletiva do espaço e entender que as áreas são de uso comum de todos os moradores.

Para acabar com cupim, por exemplo, é preciso estabelecer algumas ações práticas no dia a dia. Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda quais são elas. Boa leitura!

Quais os cuidados a serem tomados no condomínio?

A seguir, selecionamos os principais cuidados a serem tomados no condomínio para que o problema com cupins seja solucionado. Veja!

Estipule uma rotina de limpeza

Estipular uma rotina de limpeza no condomínio é essencial não apenas para acabar com cupim, como também para prezar pela boa imagem do local. Um visitante, por exemplo, poderá ter uma má impressão caso perceba que as áreas comuns não são bem preservadas. Caso seja um provável morador, isso será decisivo para que ele não opte pela compra de um imóvel no local.

É preciso entender que uma boa rotina de limpeza em um condomínio vai muito além de apenas mantê-lo visivelmente adequado. É preciso fazer um planejamento de tempo e de gastos para isso, com a contratação de profissionais que zelarão por essa característica, além da definição dos materiais de limpeza adequados.

Evite entulhar lixo pelas áreas comuns

Além de ser péssimo para a higiene do local e de extremo mau gosto, entulhar lixo contribui para o aparecimento de outros insetos, como baratas e moscas. Além disso, nas áreas externas do condomínio, por necessitarem de um trabalho mais extenso, a limpeza é executada em um espaço de tempo mais prolongado.

Dessa forma, escadas de emergência, salões de festas e calçadas merecem uma atenção especial dos moradores, pois os colaboradores não realizam uma faxina diária. Caso use uma dessas dependências, é essencial mantê-la da maneira que foi encontrada, especialmente os salões de festas — caso alguém vá utilizá-lo logo em seguida, encontrará o espaço com boas condições de uso.

Conscientize os moradores

Uma das características fundamentais para acabar com cupim e com qualquer outro tipo de inseto no local é a conscientização dos moradores. O condomínio pode estabelecer ações para isso, como a divulgação de campanhas internas de boas atitudes a serem seguidas.

No entanto, se cada um fizer a sua parte, a conscientização será instantânea. Afinal, um espaço que está sempre limpo e próprio para o uso fará com que os moradores sempre queiram mantê-lo dessa forma.

Quais os cuidados individuais?

Agora que você já entende alguns cuidados no âmbito coletivo a serem tomados para acabar com cupim, selecionamos algumas medidas que podem ser tomadas em sua própria casa para que esse inseto não se manifeste.

Encontre os focos de cupins

Assim como qualquer tipo de inseto que apareça em seu imóvel, é preciso encontrar onde estão os focos para começar a encontrar as soluções. Para isso, caso a sua casa tenha alguns pontos de madeira, encontre aqueles locais danificados para, após essa prévia análise, começar o processo a fim de acabar com esse problema.

Você já deve ter percebido que esse tipo de animal, ao deteriorar a parte interna da madeira, deixa pelo caminho uma espécie de pó, não é mesmo? Isso é o que eles liberam logo após se alimentarem da madeira. Como consequência, a parte interna de sua estrutura ficará oca, com riscos de afundar ou quebrar.

Utilize inseticidas próprios

Como o cupim se alimenta basicamente da madeira de seus móveis ou da estrutura de seu imóvel, é preciso utilizar inseticidas próprios para esse material. Dessa forma, a sua utilização torna-se bastante eficaz para acabar com o inseto.

No entanto, é preciso ter bastante cuidado para aplicar o produto. Como ele tem cheiro forte e muitas vezes é elaborado a partir de material tóxico, é preciso utilizar máscaras e luvas. Além disso, escolha aquele fim de semana que a família estará fora em viagem, pois o correto é ficar distante por 72 horas do local em que foi aplicado o inseticida.

Use produtos caseiros

Existem produtos caseiros que são bastante eficazes para acabar com cupim. Entre eles, o vinagre. Ele é utilizado para diversas finalidades, como a limpeza de móveis, além de permitir a eliminação de insetos — se a sua casa também estiver com muitas formigas, é ideal para eliminá-las.

Misture o produto com água em uma garrafa com spray e aplique naqueles locais identificados como foco. Isso ajuda não apenas a acabar temporariamente com os cupins, como impede a recolonização no local.

O óleo de laranja também permite a mesma facilidade de acabar com esses insetos no momento em que ocorre o primeiro contato com eles. A vantagem de aplicar tanto o vinagre quanto o óleo está justamente no fato de esses produtos não serem tóxicos. Assim, não há a necessidade de ficar longe de casa por determinado período.

Conte com uma equipe especializada

Muitas pessoas apresentam receios de ter que mexer com inseticidas, justamente por não entenderem bem se têm algum tipo de alergia, além de não conseguirem identificar exatamente onde está o foco do animal.

Para isso, existem empresas que realizam esse tipo de trabalho e passam para os moradores todas as orientações necessárias, como o tempo que eles precisarão ficar fora, quais os cuidados a serem tomados para que o problema não se repita e como evitar o aparecimento de outros tipos de insetos.

Ao ler este conteúdo, você pôde entender como acabar com cupim. No entanto, é preciso compreender sobre o quanto é fundamental tomar atitudes individuais para preservar a higiene do local e a boa aparência do ambiente. Para isso, sempre mantenha as áreas comuns limpas e coloque o lixo no lugar adequado e nos dias específicos, de acordo com as regras do condomínio. Assim, a boa convivência será preservada, bem como a higiene do espaço em que você reside.

No momento de optar pelo melhor local para morar, avalie esses pontos e faça a escolha certa. Um condomínio, além de oferecer segurança, precisa estar atento constantemente a esses aspectos. Quer encontrar boas opções? Entre em contato com a gente e converse com nossos consultores para conhecer os empreendimentos da Laredo!