Dicas de móveis para casa de praia

Confira aqui algumas dicas de móveis para casa de praia

Se você comprou ou está pensando em comprar uma casa perto da praia, deve levar em conta o fato de que não poderá aproveitar os mesmos itens de um apartamento para mobiliar os ambientes. Isso porque os móveis para casa de praia devem ser mais resistentes e ter algumas características específicas para suportar a maresia, o sal e a umidade.

Alguns materiais duráveis são ideais, como a madeira e o aço, enquanto outros devem ser evitados por motivos de corrosão e oxidação, como o metal e o ferro. Por isso, na hora de compor a decoração, é necessário pensar não somente na estética, mas também na resistência e praticidade de cada item.

No texto de hoje, vamos dar algumas dicas que vão lhe ajudar a decorar e escolher os móveis para mobiliar a casa de praia de maneira bonita e durável. Confira!

Maui Residence casa em condomínio fechado

Pense na ventilação

É importante, antes mesmo de pensar na mobília, estudar a ventilação da casa. É essencial para os móveis e também para os tecidos (tais como lençóis, edredons, mantas, cortinas e sofás) que haja circulação de ar, escapando do mau cheiro e do mofo.

Por isso, verifique como são as janelas, analise a ventilação natural e também a incidência de luz para evitar que a casa fique abafada e que os móveis se deteriorem mais rápido devido à umidade e ao calor.

A melhor opção é ter janelas bem altas e largas, para que o sol e o vento possam entrar, refrescar os ambientes e ainda para mostrar aquela vista da praia que é tão relaxante.

Opte pelo estilo rústico

Para os móveis, use muito do estilo rústico, já que o clima de praia remete à natureza. Uma boa ideia é usar móveis em madeira, porém não muito trabalhados, pois o rústico conversa mais com a forma bruta. Ou seja, evite pátina ou pinturas em cores fortes, deixando o material em sua maneira mais crua.

Madeiras de demolição ou reaproveitada são ideais para compor esse estilo de forma durável e bonita. Como a madeira não se dá tão bem com a água e com a umidade, o ideal é usar capas protetoras caso o imóvel fique fechado e inutilizado por muito tempo.

Outra solução é revestir a madeira com um produto chamado Polistem, um tipo de verniz impregnante muito resistente que ajuda a proteger o material do desgaste natural das casas de praia.

Você também pode optar por móveis e adornos em outros materiais interessantes, que podem ser compostos com a madeira ou avulsos, tais como o aço puro e a fibra sintética. Eles combinam bastante com o estilo rústico e também são fáceis de limpar e manter.

Se a casa fica inabitada por muito tempo, tenha alguém para fazer uma limpeza de vez em quando. Esse será um bom momento para abrir todas as janelas para trocar o ar e deixar o sol entrar. Assim, você evita o mau cheiro e o mofo e mantém tudo bem fresco e arejado.

 

Escolha um piso impermeável

Você pode abusar da madeira nos móveis e na decoração, porém, por mais que seja bonito e combine com o estilo praiano, evite esse revestimento no piso. Isso porque, como é provável que o chão fique molhado ou úmido após uma ida à praia, o ideal é ter um piso mais fácil de limpar e que não absorva água. Nesse caso, a madeira está longe de ser o mais recomendado.

Procure pisos fáceis de limpar, de secar e que não sofram muito com o desgaste natural advindo da maresia e da umidade. A cerâmica pode ser uma excelente opção, até por ser um pouco mais porosa que outros tipos de pedra (evitando acidentes e deslizes). A vantagem é que você pode utilizá-la tanto no banheiro e na cozinha quanto na sala e nos quartos. Se preferir, também pode optar pelo granito ou mármore nas partes frias.

Ao escolher a cor, prefira tons mais claros, pois os móveis do estilo rústico costumam ser mais escuros, então o contraste ficará interessante. Além disso, o piso iluminará o ambiente e dará aquele clima de praia que se busca nesse tipo de casa. Se quiser ainda assim a estética da madeira, pode optar por um laminado ou porcelanato que imite esse material.

Escolha bem os tecidos

No momento de escolher sofás e poltronas, procure tecidos específicos para altas temperaturas, que não sofrerão com a maresia e com a umidade do local. Boas opções são o jeans ou o acquablock, um tipo de tecido impermeável que é bastante utilizado para compor a decoração da casa de praia.

Outro tecido muito interessante e resistente é o sunbrella, que resiste até mesmo às manchas de sol e de produtos utilizados na praia. Pode ser um pouco mais caro, mas é uma opção com durabilidade imbatível em comparação às outras. Você também pode usar um tecido da sua preferência e impermeabilizar com produtos criados para esse fim.

Como a iluminação é importante para a durabilidade dos móveis e revestimentos, para as cortinas é recomendado um tecido fino com transparência, como o linho, que protege sem impedir a luz de passar. Uma boa dica é fazer a barra em um tom mais escuro, já que é a parte que suja mais.

Para as camas, as pezeiras (uma espécie de manta usada na parte da cama onde colocamos os pés) em tecido mais resistente são extremamente recomendadas para evitar sujeira nos lençóis.

Tematize os cômodos

Em uma casa de praia, tudo deve ter cara de praia. Por isso, além da madeira, use muito do verde nas plantas e arranjos de flores para estilizar os ambientes e deixar tudo bem conectado com a parte externa. Listamos abaixo algumas dicas para os cômodos!

Cozinha

Deixe os móveis próximos do sol, já que esse é um ambiente muito exposto à umidade. Para decorar, uma boa ideia é fazer um jardim vertical usando vasinhos pequenos presos à parede ou a um painel. Você pode também fazer uma hortinha para ter sempre ervas frescas para cozinhar.

Para as bancadas, use cores claras e prefira revestimentos vinílicos ou envernizados para facilitar a limpeza. Esse estilo mais clean misturado às banquetas ou cadeiras em madeira crua trará um grande charme para sua cozinha.

Quarto

Use cores bem marítimas para os quartos, abusando de tons de azul e amarelo misturados com tons de madeira e paredes brancas.

Em vez de usar gavetas e armários fechados, prefira prateleiras, pois acumulam menos umidade e não deixarão suas roupas e lençóis com cheiro de mofo. Você pode usar essa mesma técnica na sala, o que pode até mesmo servir como item de decoração.

Sala

Por último, o lugar onde você recebe seus convidados deve ter muito estilo e itens que remetam ao clima praiano. Por isso, abuse de quadros com tema do mar e faça um espaço relaxante para toda a família.

Use muitas almofadas, tapetes, sofás largos e apoios. Coloque mesinhas baixas em vidro para que todos possam colocar suas bebidas sem molhar os móveis em madeira e, para os assentos, use tecido acquablock ou sunbrella, como recomendamos acima, para evitar acidentes e manchas.

Como você pode ver, existem muitas formas de deixar sua casa de praia super bem decorada, sem abrir mão da durabilidade dos materiais. Basta seguir nossas dicas para ter um estilo rústico e resistente que vai durar muitos anos.

O que achou do nosso texto? Foi útil para escolher os seus móveis para casa de praia? Então, leia nosso artigo sobre decoração rústica para ter ainda mais inspiração no momento de decorar.

Posts relacionados