Bem estar e Integração

6 vantagens incríveis de ter um maior contato com a natureza

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 31/05/2019
6 vantagens incríveis de ter um maior contato com a natureza
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Com o crescimento da população e o desenvolvimento da tecnologia, é muito comum ver o aumento de centros urbanos, o que vem diminuindo, cada vez mais, o contato com a natureza. Por isso, é preciso encontrar uma alternativa, segura e confortável, para que essa conexão com o meio ambiente não seja perdida, já que ela oferece diversos benefícios.

Neste post, vamos mostrar algumas das vantagens que o contato com o meio ambiente pode proporcionar para a sua saúde e qualidade de vida. Não deixe de conferi-las abaixo!

1. Traz sensação de bem-estar

Quem nunca ouviu que estar em contato com a natureza pode deixar a pessoa mais calma? Em meio à rotina cada vez mais atarefada que estamos inseridos, o aumento do estresse é inevitável. O cansaço cresce exponencialmente e os fins de semana nunca parecem ser o suficiente. Esse é um cenário muito comum, mas sabia que um simples contato com o meio ambiente pode ajudar?

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Chiba, no Japão, foi possível notar que pessoas que passavam um tempo regular em uma floresta tinham o nível do hormônio do estresse, o cortisol, bem reduzido em comparação com quem não frequentava esse ambiente. Assim, um simples contato diário com a natureza já aumenta a sensação de bem-estar. Vale muito a pena!

2. Contribui para a saúde física

Engana-se quem pensa que o contato com a natureza apenas diminui o estresse. Diversos estudos estão sendo feitos sobre os benefícios da exposição ao ar livre para a saúde física. Os resultados são ótimos! Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é possível notar boas alterações nas pessoas que colocaram o contato com a natureza na sua rotina, como a diminuição de doenças cardiovasculares.

Além de uma simples exposição à natureza, que tal potencializar ainda mais a saúde incluindo atividades físicas ao ar livre no seu dia a dia? Ao realizar exercícios, são liberadas dopamina e serotonina, conhecidas como substâncias que “regulam” o humor. Somando o bem-estar e a melhora no condicionamento físico, cria-se um excelente combo para a melhoria de vida.

3. Favorece a saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. O trânsito, um celular tocando, várias propagandas, uma multidão falando. Recebemos, diariamente, estímulos externos que se apresentam de diversas formas, e isso pode sobrecarregar a mente. Tirar um tempo para contemplar o meio natural pode ser uma bela forma de preservar sua saúde mental.

O cansaço, devido à sobrecarga da mente, muitas vezes gera uma confusão que faz com que aumentem, ainda mais, as preocupações e as ansiedades dentro da cabeça. No entanto, estar em contato com a calma da natureza é um descanso cerebral absurdo. Você consegue alinhar seus pensamentos e se reconectar com si mesmo — e essa é a base da saúde mental.

Faça bem para seu corpo e mente: tente separar, pelo menos, alguns minutos no dia para estabelecer algum tipo de contato com o meio ambiente e veja quantos benefícios você poderá notar.

4. Aumenta a memória e a concentração

Como dito no item anterior, nosso cérebro é bombardeado com diversos dados e informações a cada segundo. Com essa “bagunça”, é perfeitamente comum que a concentração seja afetada. A partir desse cenário, memorizar coisas simples, do dia a dia, pode se tornar uma tarefa bem difícil.

Vamos propor uma suposição: você acaba de receber um documento muito importante e precisa levá-lo para casa. No caminho existem duas rotas. A primeira é por uma grande avenida, em um horário de alta lotação nas ruas. A segunda rota é passar por um parque tranquilo e com poucas pessoas. Qual caminho você escolheria?

Provavelmente a resposta foi passar pelo parque. Isso porque, intrinsecamente, conseguimos notar o que é melhor para a nossa mente. Se um pequeno contato com a natureza já é propício para a organização dos pensamentos do dia, imagine o quão poderoso é o uso contínuo dessa prática.

5. Potencializa o desenvolvimento saudável das crianças

Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e nada melhor que uma boa tarde ao ar livre para isso. Além de todos os benefícios para a saúde física e mental que foram vistos anteriormente, deixar a criança ter contato com a natureza, durante seu desenvolvimento, é fundamental para sua imaginação e criatividade.

O contato com um ambiente diferente da rotina diária faz com que a mente dos pequenos trabalhe ainda mais para descobrir o novo mundo em sua volta. O caminho para a descoberta é a imaginação, e a fonte da imaginação é a criatividade — essa é uma qualidade incrivelmente útil para o futuro da criança.

Além disso, uma simples tarde no parque pode causar um estímulo social grandioso, já que é preciso interagir com pessoas que não são da família e com outros diversos seres vivos. De quebra, há uma melhora na coordenação motora e no senso de direção, pontos fundamentais para o processo de desenvolvimento.

Você sabia que ir com seu filho brincar no parque, por uma tarde, poderia ter tantos benefícios assim? Então, não deixe de levar seus filhos para atividades ao ar livre.

6. Proporciona bons momentos com a família

Uma coisa que não se pode negar é: um passeio em família, principalmente ao ar livre, gera grandes momentos para se recordar. Uma ida ao parque, a um acampamento, uma viagem para o interior, um dia na praia: situações como essas ajudam a criar um vínculo entre os membros da família, e isso não tem preço.

Uma ótima forma de criar memórias incríveis com seus entes queridos é se desconectar do mundo tecnológico. Assim, você poderá se afastar um pouco das obrigações do trabalho e desfrutar das maravilhas que temos em nosso planeta. Momentos como esses, muitas vezes, são tudo o que precisamos.

Tendo em vista todos esses benefícios de ter um contato com a natureza, nada melhor do que optar por morar em um lugar com bastante verde. Os condomínios da Laredo oferecem essa alternativa, como o Thai Residence e o Maui Home Club & Health. Eles proporcionam a você uma experiência incrível de contato com o meio ambiente, sem deixar de lado o conforto e a segurança.

Se interessou pela ideia de morar em um residencial exuberante e repleto de convivência com a natureza? Então, não deixe de entrar em contato conosco!