Casa e Construção

6 tendências de segurança para ficar de olho e implementar no seu lar

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 08/02/2019
6 tendências de segurança para ficar de olho e implementar no seu lar
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Uma das questões que mais preocupam os moradores de centros urbanos na atualidade é a violência. Ao optar por um imóvel, a segurança precisa ser uma das prioridades, pois um local que não oferece tal característica pode trazer transtornos aos moradores. É preciso analisar não apenas o bairro no qual está avaliando a compra, mas também se as regiões próximas não possuem um índice alto de criminalidade.

Além disso, existem tendências de segurança para serem implantadas nos imóveis que vão oferecer mais comodidade e tranquilidade aos membros de sua família. Elaboramos este post para que você conheça o que está em alta nesse setor. Boa leitura!

1. Portaria blindada

A função do porteiro é uma das mais importantes em condomínios, pois é ele quem faz o controle de entrada e saída de moradores, visitantes e funcionários com agilidade e segurança. É preciso que esse colaborador esteja atento a tudo ocorre no local, pois, se entrar alguém sem permissão, é a segurança dos condôminos que estará em jogo. O seu ambiente de trabalho precisa obedecer a alguns pontos específicos:

  • estar em um ponto estratégico;
  • ter boa arquitetura;
  • ser resistente.

Essas três características colaboraram para que o funcionário consiga exercer o seu papel sem maiores gargalos, garantindo a tranquilidade dos moradores. Uma das tendências de segurança está relacionada ao seu local de trabalho: as portarias blindadas. Elas permitem ao colaborador contatar órgãos responsáveis, caso seja necessário, sem colocar em risco a sua integridade física.

2. Fechadura digital

Vamos agora a uma tendência de segurança mais indicada para os imóveis do que ao condomínio em si. Os avanços de tecnologia presenciados nos dias de hoje nos fazem acreditar que as chaves não mais existirão em um futuro próximo, pois as soluções oferecidas pelas empresas permitem otimizar consideravelmente os sistemas de acesso digital.

Os aparelhos com senhas podem até oferecer segurança, mas não garantem 100% a tranquilidade do morador — caso alguém descubra, a entrada ao imóvel será facilitada.

Dessa forma, os sensores biométricos surgem para substituir os chaveiros e fechaduras comuns, fazendo com que aquele acesso só seja liberado se houver o reconhecimento das impressões digitais previamente cadastradas. Entre as principais vantagens oferecidas por esse tipo de tecnologia estão a praticidade, a eficiência e a segurança contra arrombamentos.

3. Automação residencial

Imagine só a seguinte situação: você e toda sua família vão curtir as férias e ficar mais de duas semanas viajando. Todo esse tempo pode ser um risco para a casa ficar sozinha, não é verdade? O conceito de “casa inteligente“, também conhecido como automação residencial, é uma realidade em constante expansão que surge como uma solução para esses problemas.

Esse tipo de conceito faz com que as residências apresentem cada vez mais praticidade aos seus usuários, oferecendo vantagens como:

  • economia de energia ao desligar os aparelhos;
  • conforto;
  • proteção contra acidentes domésticos;
  • segurança.

Está curioso para saber como esse tipo de solução pode contribuir para a segurança de seu lar? Ela dispõe de ferramentas como assistentes de voz, que permitem ao morador fazer ações pronunciando apenas algumas palavras. Além disso, um item muito útil desse tipo de tecnologia que pode ser utilizado é o fato de ligar e desligar luzes e alarmes, assim como trancar portas principais.

Percebeu que ficar por muito tempo fora de casa não será um problema? É possível programar para que as luzes acendam e apaguem de acordo com o horário desejado, transmitindo a impressão de que o imóvel não está vazio.

4. Sistema inteligente para reconhecimento de placas

Mesmo com toda a preparação de funcionários em um condomínio, erros são passíveis de acontecer. No entanto, as empresas de segurança eletrônica vêm desenvolvendo cada vez mais tecnologias que diminuem as chances de isso acontecer, uma vez que é a tranquilidade dos moradores que está em jogo.

Dessa forma, foi criado um sistema de reconhecimento de placas com o objetivo de localizar veículos por meio de câmeras de segurança. A princípio, esse tipo de tecnologia era utilizado por órgãos de fiscalização pública, como o Detran. Porém, como a sua eficácia chamou a atenção, vem sendo implantada em empresas com alto fluxo de veículos e em condomínios.

Essa ferramenta identifica a placa do veículo que está no local e, a partir de um registro no sistema com uma foto do automóvel, é possível cruzar dados para perceber se aquela combinação numérica está ligada a alguma atividade criminosa, emitindo um alerta sempre que necessário.

5. Cerca virtual

Os aplicativos estão presentes em várias esferas de nossa vida, seja profissional ou pessoal. Para que eles surgissem como importantes aliados à nossa segurança era apenas uma questão de tempo.

A cerca virtual é um app que funciona como uma espécie de localizador por meio de GPS. Se você estiver com as crianças na área de lazer do seu condomínio, por exemplo, será avisado sempre que ela estiver se afastando dessa área. Ou seja, a partir do seu próprio dispositivo terá uma notificação informando que o seu filho não está mais naquele local.

6. Lote em condomínio horizontal

Esta não é bem uma tendência de segurança para o seu lar. Mas os condomínios horizontais oferecem o conforto que você deseja em relação a esse assunto, pois contam com profissionais altamente qualificados, que sabem lidar com as adversidades do dia a dia. Além disso, oferecem a tecnologia necessária para identificar visitantes e fornecedores que chegam até o local.

Comprar um lote em um condomínio horizontal, além de garantir todas essas comodidades, permite ao morador construir uma casa utilizando as tecnologias que achar mais necessárias para o seu projeto. Sendo assim, é possível pesquisar o que está em alta no mercado, comunicar aos profissionais envolvidos em sua obra e poder reforçar a segurança com o que há de mais moderno nesse segmento.

A partir da leitura deste conteúdo você pôde conhecer as 6 principais tendências de segurança que vão garantir a você e sua família tranquilidade para viver em centros urbanos. Assim, é possível curtir aquele momento pós-trabalho sem preocupações, com mais qualidade de vida, além de aproveitar os finais de semana para descansar e relaxar.

Gostou deste texto e deseja se aprofundar no assunto? Continue no blog e confira 5 aspectos de segurança em condomínio que é preciso avaliar.