Dúvidas

Esclareça as suas dúvidas sobre condomínio de lotes!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 18/10/2021
Esclareça as suas dúvidas sobre condomínio de lotes!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Uma opção que vem chamando bastante atenção no setor imobiliário atual do Brasil é a aquisição de terrenos para a construção de propriedades ou até mesmo como um simples investimento, uma vez que são propriedades que se valorizam com o tempo. Por isso, preparamos este post para esclarecer as suas dúvidas sobre condomínio de lotes!     

Esse tipo de empreendimento conta com previsão expressa em nosso Código Civil e é reconhecido como loteamento desde a fase de obras de infraestrutura, marcando a noção de uma unidade edificável e que poderá trazer excelentes retornos para o seu proprietário. Continue lendo e aprenda mais sobre o tema.

Qual a diferença entre loteamento e condomínio de lotes?

Embora ainda exista muita confusão sobre tais conceitos, um loteamento e um condomínio de lotes não são propriamente a mesma coisa. O condomínio possui terrenos que são autônomos e de posse exclusiva de uma pessoa, mas os proprietários também dividem outras áreas internas de uso comum, como espaços de lazer e ruas de acesso.

No loteamento, o dono adquire apenas a metragem referente ao lote, e o que seria considerado como área comum em um condomínio, na realidade, é público e de livre entrada para visitantes externos, como vias e eventuais praças existentes na localidade. Porém, na prática, não é raro que boa parte dessa estrutura acabe sendo usada majoritariamente apenas pelos moradores.

O que considerar para escolher um loteamento?

Para escolher um loteamento, você não deve abrir mão de conhecer a empresa que está tocando o empreendimento. É preciso verificar a sua credibilidade no mercado e, de preferência, dar uma olhada em projetos antigos, de forma a entender o padrão de qualidade na execução e eventuais problemas que ocorreram nas obras.

Outra boa ideia é verificar os registros e documentações, algo que pode ser feito na prefeitura ou no cartório local. Os terrenos não devem estar localizados em áreas de manancial ou de preservação ambiental, e você precisa considerar a localização observando se existem boas vias de acesso e uma estrutura razoável no entorno.

Como começar a construir a casa própria no seu lote?

Os loteamentos são uma boa oportunidade de investimento. Se você conseguiu achar um que esteja em perfeita regularização e feito por uma empresa de credibilidade, então, o próximo passo é começar a construir a casa própria no seu lote. No entanto, para fazer isso, é necessário observar alguns aspectos relevantes.

O seu arquiteto precisa observar questões técnicas e caprichar no projeto, considerando as características do espaço e as necessidades da sua família. O melhor de tudo é que a construção pode seguir o ritmo que o seu orçamento permitir, fazendo com que você edifique seu patrimônio sem ficar endividado no final do mês!

Agora já sanamos boa parte de suas dúvidas sobre condomínio de lotes, não é verdade? Trata-se de um investimento certeiro, que pode oferecer um retorno incrível para você e sua família!

Gostou de esclarecer as suas dúvidas sobre condomínio de lotes? Quer comprar de uma empresa com total credibilidade no mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!