Dúvidas

Entenda como é feita a segurança inteligente com drone

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 25/11/2021
Entenda como é feita a segurança inteligente com drone
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A possibilidade de morar em um lugar tranquilo e longe da violência é um dos grandes desejos do setor imobiliário em todo o planeta, sobretudo nos grandes centros urbanos. Sendo assim, é natural que novas tecnologias surjam no mercado. Por isso, preparamos este post mostrando como é feita a segurança inteligente com drone.

Esse é um recurso poderoso e de última geração, que pode ter um impacto positivo em diversos aspectos, indo desde a facilitação de rondas e a identificação de visitantes indesejados e chegando até a valorização da propriedade como um todo. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é a segurança inteligente?

Podemos conceituar segurança inteligente como o conjunto de estratégias de vigilância, monitoramento e reação, que se valem dos mais avançados recursos tecnológicos para manter um local a salvo. Esse tipo de modalidade vem sendo muito utilizado em diversos centros urbanos pelo mundo, especialmente em condomínios horizontais.

Os drones são uma recente arma empregada nesse leque de ferramentas, que possibilita, por exemplo, chegar a lugares pouco acessíveis ou fazer imagens, que podem ser enviadas para um setor responsável, para a portaria ou mesmo para os moradores. É uma forma eficaz e assertiva de, ao menos, desestimular a ação de bandidos.

Para que serve a segurança inteligente?

A segurança inteligente, na realidade, tem utilidades sob os mais diversos prismas e acaba indo muito além de apenas manter um espaço interno mais tranquilo. Esse é um recurso que permite um estilo de vida mais calmo, mesmo para quem vive em uma cidade violenta, pois é possível relaxar sem medo de qualquer problema.

Além disso, é uma maneira de valorizar propriedades, sobretudo os edifícios e condomínios horizontais, que ganham um tremendo diferencial, muito procurado no mercado imobiliário da atualidade. O melhor de tudo é que o custo acaba sendo compensado posteriormente, pois menos funcionários serão necessários para os serviços de segurança.

Como é feita a segurança inteligente com drone?

A segurança inteligente é feita de diferentes formas, de acordo com os serviços contratados e o lugar no qual ela será instalada. Nos dias de hoje, a modalidade mais comum, pelo menos em boa parte das nossas cidades grandes, é a portaria remota, na qual o controle de entrada e saída é feito por meio de câmeras e profissionais em outro local.

Quanto aos drones propriamente ditos, eles trazem recursos distintos, dependendo da marca e do modelo. Os mais avançados permitem, por exemplo, o gerenciamento remoto dos aparelhos, o agendamento de rondas de patrulhamento aéreo, a transmissão de imagens em tempo real, relatórios e até o reconhecimento de pessoas.

A inteligência artificial do equipamento é o grande diferencial, já que ele tem a capacidade de detectar anomalias e ameaças indesejadas de maneira automatizada. Por meio de um sistema específico, o local identifica o sinal de comunicação com os drones ou por câmeras inteligentes, dando alertas e relatando uma eventual invasão.

Quais os benefícios da segurança inteligente em condomínios?

Agora que você já aprendeu o que é a segurança inteligente, descobriu para que ela serve e entendeu melhor como ela funciona, chegou a hora de conhecer alguns dos principais benefícios para os condomínios. Veja abaixo alguns deles!

Redução de custos

Por incrível que pareça, um dos grandes benefícios da segurança inteligente em condomínios é a redução de custos, especialmente em médio e longo prazos. Por mais que a tecnologia exija um grau de investimento e não seja propriamente barata, o que você economiza em determinadas despesas compensa depois de um tempo.

Com o emprego de drones ou uma portaria virtual, por exemplo, os moradores não precisarão se preocupar com a contratação de uma série de funcionários, como porteiros e vigilantes. Logo, haverá menos gastos com a folha salarial, impostos e encargos trabalhistas, que não são nada desprezíveis em um país como o Brasil.

Maior confiabilidade

A maior confiabilidade também é um dos maiores benefícios da segurança inteligente em condomínios. Esse diferencial é ainda mais importante se você tem filhos pequenos ou vive em um grande centro urbano brasileiro, que ainda não consegue controlar bem os níveis de violência e enfrenta problemas com a segurança pública.

Com equipamentos e recursos tecnológicos, você e seu condomínio estarão a salvo. Afinal, ao contrário do que acontece com o modelo tradicional, o drone ou a portaria virtual não poderão ser rendidos, como no caso de vigilantes humanos. Você estará protegido e, no caso de alguma eventualidade, as autoridades são avisadas rapidamente.

Gravação de imagens

Os drones e câmeras de segurança inteligente, dependendo do modelo adquirido, possuem a capacidade de captar e, ainda por cima, gravar imagens e sons. Isso é muito importante, uma vez que, caso você precise da filmagem de algum ambiente na ocorrência de problemas, bastará procurar a empresa contratada.

Além disso, o monitoramento é 24 horas por dia e 7 dias por semana, pois as máquinas não precisam de descanso. Todas as áreas estarão vigiadas, de acordo com a programação do sistema, embora a entrada costuma ter o maior foco. Dessa forma, é simples e rápido tomar as devidas providências caso haja alguma ação suspeita.

Melhora da comunicação

Por fim, não podemos deixar de reforçar que as estratégias de segurança inteligente com drone ajudam a melhorar a comunicação dentro do condomínio. Isso é crucial em diversos casos, como no aviso de alguma circunstância suspeita ou até mesmo uma invasão de pessoas nas áreas internas, por exemplo.

Boa parte dos modelos já conta com um aplicativo, que viabiliza um contato direto e veloz, tanto com a empresa contratada quanto com os condôminos. Dessa forma, recados podem ser deixados e até mesmo o cadastramento de novos moradores e visitantes pode ser efetivado, evitando confusões na entrada.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, a segurança inteligente com drone é uma alternativa vantajosa, que melhora a vigilância do condomínio e, via de regra, acaba trazendo economia em longo prazo.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a segurança inteligente com drone? Então confira também nosso outro artigo com as novas tendências de segurança eletrônica!