Condomínio Horizontais

Quando vale a pena construir casa? Confira!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 05/05/2021
Quando vale a pena construir casa? Confira!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Na hora de decidir qual investimento fazer, é normal surgirem dúvidas entre construir casa, comprar ou alugar. Realmente, essa é uma difícil decisão, que que exige considerar a disponibilidade de recursos para investir, o perfil da família, a localização que pretende morar e outras questões que influenciam a escolha do melhor empreendimento.

Nessa perspectiva, vamos apresentar algumas razões que justificam a opção pela compra de um terreno para construir a própria casa. Confira, então, quais são os benefícios de investir na construção de um imóvel e saiba quais as opções de empreendimentos disponíveis para garantir o conforto e a qualidade de vida que você almeja. Boa leitura!

Quais as opções disponíveis para quem quer possuir uma casa?

Enumeramos as opções disponíveis para quem ainda está indeciso quanto ao melhor investimento para possuir uma casa. Vale destacar que em todas as alternativas disponíveis é preciso avaliar os prós e contras e analisar a opção que melhor se encaixa nos seus objetivos. Veja quais são!

Morar de aluguel

Uma das principais vantagens em morar de aluguel é a possibilidade de mudar de cidade com mais frequência. Além do mais, essa é uma opção para quem não pretende investir grandes somas de dinheiro em moradia.

Outro ponto relevante em relação ao aluguel é a possibilidade de morar dessa forma provisoriamente, até conseguir o valor necessário para adquirir sua própria moradia. Contudo, também há aspectos negativos que podem ser exemplificados pelo risco de problemas de infraestrutura na casa. Dependendo do contrato, o morador terá que esperar até que o proprietário consiga solucionar o problema.

Comprar casa pronta

Atualmente, há diferentes programas de financiamento que auxiliam o investidor que pretende adquirir uma casa pronta. No entanto, é preciso ficar de olho nas condições do financiamento, já que as taxas de juros costumam ser elevadas e, por isso, o risco de endividamento é muito grande. O ideal, portanto, é analisar se essa alternativa é, de fato, interessante para você.

Comprar terreno e construir casa

Entre as três opções, a melhor é investir em um terreno para construir casa. Em termos de economia, sai mais barato comprar um terreno do que adquirir uma casa já pronta, principalmente se o imóvel necessitar de reforma. Logo, se você já tem um valor economizado que cobre a compra do terreno, é possível parcelar os materiais e a mão de obra, o que pode significar uma considerável economia.

Quais as maiores vantagens em construir casa?

Listamos algumas das maiores vantagens em construir casa. Confira!

Possibilita maior economia

Investir em um terreno e construir sua casa é a forma mais econômica de realizar o sonho de conseguir a casa própria. É possível conseguir economizar tanto na compra de materiais como na contratação da mão de obra. Essa opção também é interessante para quem investe em imóveis, já que o ramo imobiliário é um dos negócios que mais crescem no Brasil.

Permite acompanhar, de perto, cada etapa

Ao construir casa, você tem a opção de poder escolher todos os materiais que serão utilizados, os acabamentos e o tipo de decoração mais adequado ao seu perfil ou de sua família. Além disso, você pode acompanhar cada etapa, até para evitar erros na construção, e conferir se o resultado atende a sua expectativa.

Possibilita a personalização da casa

Entre as mais importantes vantagens de optar pela construção da casa do zero é que isso permite que o imóvel será projetado do seu jeito ou do estilo que atende às expectativas de seus familiares. Nessa opção, você não precisa se preocupar com reformas, já que terá uma casa novinha e personalizada conforme a preferência da família.

Proporciona maior controle financeiro

Quando comparado com as alternativas de investimento em casa pronta, comprar um terreno e construir sua morada sai muito mais barato. Além do mais, você terá um maior controle financeiro, já que os materiais podem ser comprados aos poucos e de acordo com a evolução da obra. Isso permite fazer um cronograma de gastos e controlar as despesas com a construção.

Garante a escolha uma boa localização

Optar pela aquisição de um terreno para construir sua casa ainda tem mais um importante fator positivo: permite que você escolha a região onde quer morar. Assim, construir casa não representa apenas um investimento financeiro, mas sim um investimento em você mesmo e na sua família, já que morar bem é um dos fatores que mais influenciam no bem-estar e a qualidade de vida.

Como a Laredo Urbanizadora pode ajudar?

Não há dúvidas de que a casa própria é o grande sonho de muitas pessoas. Independentemente de ser família numerosa ou pequena, casais com ou sem filhos, ou mesmo quem prefere morar sozinho, o ideal é ter uma moradia fixa para chamar de sua.

No entanto, nem sempre é fácil fazer essa escolha Por isso, é sempre bom considerar a possibilidade de pedir orientação ou consultoria de empresas experientes no ramo imobiliário. Fazer parcerias com imobiliárias — com vasta experiência e expertise — é um ponto-chave para acertar na escolha desse tipo de empreendimento.

A Laredo Urbanizadora é uma empresa que disponibiliza diversas opções de moradias horizontais. A missão da construtora é desenvolver comunidades sustentáveis planejadas, inovadoras e com alto padrão de qualidade. Apostamos em projetos baseados em conceitos urbanísticos que promovam a qualidade de vida e atenda a expectativa dos clientes.

Logo, se você deseja investir em um projeto de vida por meio da construção de sua casa, o ideal é conhecer os empreendimentos da Laredo Urbanizadora. São condomínios horizontais de lotes com infraestrutura voltada para o atendimento dos critérios que assegurem bem-estar e tranquilidade de quem gosta de morar bem.

Por fim, vale destacar que optar por construir casa e adquirir o seu imóvel próprio, é, certamente, a alternativa mais vantajosa, segura e economicamente viável. É a possibilidade de viver mais tranquilamente — em empreendimentos como o Porto Poxim — com conforto, comodidade e mais qualidade de vida.

E você, precisa de mais orientações nesse sentido? Entre em contato com a Laredo Urbanizadora, conheça nossos empreendimentos e conte conosco para o que precisar!