erros na construção

8 erros na construção que você deve evitar!

Administrar projetos que envolvam muitas etapas, funcionários e gestão de uma grande variedade de insumos é um desafio, sobretudo quando eles estão inseridos no contexto de um mercado tão complexo quanto o setor imobiliário. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 8 erros na construção que você deve evitar!

Além de dominar o conceito de gerenciamento de obras, é importante que você e a equipe responsável ajam com o máximo de atenção, de forma que o cronograma possa ser cumprido sem comprometer a qualidade da obra ou aumentar os riscos no local. Continue lendo, descubra como fazer isso e entenda quais erros devem ser evitados.

Inovamos em tudo

1. Não elaborar o orçamento prévio

A não realização de um orçamento prévio é, definitivamente, um dos erros na construção que você deve evitar. Afinal, é muito importante alinhar todos os detalhes antes de iniciar a obra e compreender quais são as despesas ordinárias que você terá e em que etapas precisará investir mais. Inclusive, é preciso deixar um espaço para custos extras.

Isso é imprescindível, até mesmo para que você não tenha que fazer modificações ao longo do processo por conta de falta de dinheiro, não é verdade? A melhor escolha para evitar esse panorama desagradável é apostar no velho e bom planejamento, colocando tudo no papel e alinhando necessidades, possibilidades e expectativas.

2. Utilizar material de baixa qualidade

Ainda na questão do orçamento, a tentação de usar materiais de baixa qualidade, e consequentemente mais baratos, ainda é relativamente comum no setor imobiliário. Porém, profissionais e pessoas mais experientes no segmento sabem que isso é um tremendo erro, que não deixa de cobrar o seu preço em médio e longo prazos.

Artigos de segunda linha causarão, sem sombra de dúvidas, grandes prejuízos no futuro, podendo até mesmo comprometer a segurança da propriedade. Para que isso não aconteça, é essencial fazer cotações em diferentes locais, tentando descontos com o mesmo fornecedor e aproveitando as promoções que surgirem.

3. Não usar mão de obra qualificada

Da mesma maneira que o material precisa ser de boa qualidade para que a construção tenha o resultado que você espera, também é muito importante utilizar mão de obra qualificada. Essa é uma daquelas decisões cruciais, que podem custar um pouco mais, mas que garantem o sucesso de uma edificação.

É preciso ter uma equipe de alto padrão, com profissionais com boa expertise em seus ofícios e que, além de tudo, estejam empenhados em suas atividades. Lembre-se de que o canteiro é um local repleto de trabalhadores diferentes, e é crucial que todos estejam focados nos objetivos estabelecidos em cada etapa.

Do Planejamento à execução

4. Renunciar ao equipamento de segurança

Os equipamentos de proteção individual não são apenas itens muito importantes em uma obra, visto que também são imprescindíveis e obrigatórios de acordo com a legislação brasileira. Não contar com eles pode ocasionar não apenas acidentes potencialmente graves, mas também uma multa que você não desejará pagar.

Portanto, não corra o risco de fazer o serviço com amadores e de arcar com um preço extremamente alto depois. Ter o seu projeto planejado e executado por profissionais do ramo, como dissemos acima, é a melhor escolha, pois essa é uma forma de ter mais garantia e até de evitar futuros processos trabalhistas.

5. Deixar de fazer uma pesquisa de preço

A boa e velha pesquisa de preço é muito importante não apenas quando falamos da qualidade dos materiais, pois ela abrange praticamente tudo o que envolve uma construção no setor imobiliário. Antes de começar essa empreitada, você deve saber quais são os pormenores que a envolvem, até para evitar problemas mais à frente.

Saiba que existem diversos custos indiretos que podem ficar camuflados em um primeiro momento, como taxas administrativas, impostos e assim por diante. Eles precisam estar no seu plano orçamentário inicial e, como se não bastasse, devem ser atualizados constantemente, pois podem aumentar com o passar dos meses.

6. Abdicar do gerenciamento de tempo

O gerenciamento de tempo também é muito importante em um desafio tão intenso e duradouro como uma obra. Por isso, não dá para ter muita pressa nesse processo, pois qualquer falha ou descuido pode resultar em prejuízos e até mesmo fazer com que você não alcance os resultados que esperava.

Tenha em mente que a qualidade da obra deve vir antes da duração dela. Afinal, não vale a pena receber um imóvel rápido e cheio de problemas. Sempre escute o que os profissionais têm a dizer e acompanhe as fases atentamente, analisando o cronograma e respeitando os prazos estipulados para cada atividade.

7. Desrespeitar o que está no projeto

Desrespeitar o que está no projeto é outro dos grandes erros na construção que você deve evitar. Isso é essencial, tendo em vista que essa esquematização não é apenas um esboço visual. Ela vai muito além da parte estética: ali estão incluídos itens de segurança, funcionalidade, estabilidade e assim por diante.

O projeto deve ser a base e o guia da obra, pensado para se adequar não apenas aos seus gostos pessoais e ao cotidiano de sua família, mas também ao terreno, às características da cidade, às normatizações do condomínio (se esse for o caso) e à própria legislação vigente.

8. Abrir mão da ajuda do arquiteto

Por fim, outro erro na construção que você deve evitar é abrir mão de um profissional indispensável para o sucesso desse desafio: o arquiteto. Esse é o especialista qualificado para projetar e indicado para coordenar a equipe que atuará na construção, produzindo os melhores resultados dentro das possibilidades.

Com esse tipo de auxílio, é possível ter a certeza de que o imóvel ficará da maneira que você e sua família desejam, atendendo à lei e às suas necessidades de conforto, economia e praticidade. Além disso, o arquiteto ajuda a evitar custos desnecessários, pode calcular a quantidade de materiais, coordenar a equipe e acabar com o desperdício.

Gostou de conhecer os erros na construção que você deve evitar? Saiba que existem empreendimentos de alto padrão que têm parcerias com arquitetos renomados do mercado, garantindo que o imóvel fique ainda melhor do que você poderia imaginar!

Gostou de conhecer os erros na construção que você deve evitar? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Comentários