como relaxar a mente

Descubra como relaxar a mente com essas 6 dicas

A vida nos grandes centros urbanos pode ser muito corrida e estressante, tornando cada vez mais difícil encontrar tempo para pensar em nós mesmos, realizando atividades que ajudem como relaxar a mente. Em meio ao trabalho, trânsito, tarefas domésticas e outras responsabilidades parece que não sobra tempo nem para respirar, não é mesmo?

O pior é que, mesmo quando, enfim, encontramos um tempo livre, temos a impressão de que não conseguimos relaxar completamente. Assim, além de termos a dificuldade de achar tempo livre para nós, precisamos também aprender a utilizar esse tempo de maneira inteligente, para conseguir repousar com qualidade.

Pensando nisso, preparamos 6 dicas incríveis que vão ajudar você a utilizar melhor o seu tempo livre para relaxar a mente, descansar e conseguir encarar o dia a dia com muito mais leveza e energia. Confira!

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1. Sinta a natureza

A rotina nos centros urbanos é repleta de excessos: de informações, de sons e ruídos, de coisas a serem feitas e de cumprimentos de prazos. Com tudo isso, nossa mente fica sempre ligada a mil, fazendo com que sejam necessários momentos para desconectá-la de tudo isso.

O contato com a natureza é, nesse sentido, uma das melhores formas de permitir esse afastamento. Isso porque nosso cérebro associa o tempo que passamos em contato com a natureza a estados psicológicos e fisiológicos mais relaxantes. A natureza ajuda a descansar nossa atenção, já que auxilia a baixar a guarda por alguns instantes, o que proporciona calma e tranquilidade.

Uma boa dica, portanto, é procurar reservar um tempo para entrar em contato com a natureza. Pode ser por meio de caminhadas, passeios ou até mesmo morando mais afastado dos centros urbanos e mais próximo de áreas verdes — o que reforça a importância da escolha do lugar onde você vai residir para garantir uma boa qualidade de vida.

2. Durma bem

Pode parecer um pouco óbvio, mas nenhum descanso é tão eficiente quanto ter uma boa noite de sono. Estudos comprovam que, quando dormimos, o corpo se conserta fisicamente e a mente conecta e consolida as ideias e informações que foram assimiladas no decorrer do dia.

Quando temos pouco tempo em nosso cotidiano, o sono é uma das primeiras coisas a serem cortadas. Sacrificamos o nosso sono com o objetivo de obter mais tempo. Porém, o tempo que “ganhamos” não rende como poderia, pois nosso corpo não está devidamente repousado.

É claro que os cochilos curtos — de 10 a 30 minutos — podem impulsionar, mesmo que momentaneamente, a criatividade e a energia, mas nada substitui a importância de dormir com qualidade durante 7 a 9 horas diárias.

Sacrificar o sono acaba sendo muito mais danoso do que proveitoso, tanto para o corpo quanto para a mente.

3. Esteja com sua família e amigos

É cientificamente comprovado que encontrar regularmente os amigos ou a família, para conversar e passear, faz com que as pessoas tenham uma recuperação mais veloz dos hormônios cortisol e testosterona — os quais estão diretamente relacionados com o descanso.

Ademais, outros estudos apontam que estar inserido em um meio social pode contribuir para que o sistema nervoso atinja um estado de repouso e, também, a agir como um incentivador da produção de hormônios como vasopressina e ocitocina — que têm propriedades benéficas à nossa saúde, tais como as anti-inflamatórias.

Dessa maneira, o relacionamento interpessoal é fundamental em nossas vidas, não só para ajudar a desenvolver habilidades como a empatia, mas também para que possamos nos desligar um pouco de nós mesmos e, assim, relaxar.

4. Procure maneiras de se divertir

Outra maneira de relaxar a mente é separar um tempo do seu dia a dia para fazer coisas que você gosta. Desde assistir àquela série que você quer terminar até tomar um sol na piscina, o importante é que você separe um tempo para pensar em você.

Além de fazer com que nos desconectemos um pouco dos nossos deveres, também ajuda a gerar algo positivo. Afinal, agradar a nós mesmos é o primeiro passo para termos ânimo e vermos sentido em tudo aquilo que cultivamos em nossa vida.

5. Pratique meditação

Muitas pessoas têm uma ideia equivocada com relação à meditação. Para muitos, meditar significa não pensar em nada, esvaziar a mente. No entanto, o princípio da meditação não é bem esse.

Meditar significa focar nas várias sensações que perpassam o seu corpo naquele momento. De olhos fechados e em um local sem ruídos, você poderá sentir seus pés ou glúteos profundamente apoiados no chão, os pulmões contraindo e depois relaxando, o ritmo do coração pulsando, entre outras sensações que percebemos.

A meditação é uma das práticas mais completas para acalmar o corpo e a mente. É cientificamente comprovado que 10 minutos de meditação pode ser efetivo para promover a recuperação do nosso sistema cerebral.

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6. Encontre uma atividade relaxante

Muitas vezes, desligar-se do mundo é uma tarefa muito difícil de ser realizada, principalmente para quem tem um dia a dia repleto de afazeres e preocupações. Tendo isso em vista, uma boa prática para conseguir aproveitar o tempo livre para relaxar é encontrar uma atividade que permita que sua mente escape um pouco dos problemas e foque apenas naquela atividade.

Pode ser qualquer coisa: alongar-se por alguns minutos, pintar um desenho, tomar um chá lentamente, realizar uma caminhada. O importante é que você encontre algo que se identifique e que promova o acalmar da sua mente.

Desse modo, quando você consegue focar sua atenção em uma atividade agradável, você automaticamente consegue ausentar-se por alguns instantes daquilo que está ocupando sua cabeça. Afugentar-se por um tempo é uma ótima prática para que possamos encarar nossos problemas sob uma nova perspectiva.

Com todas essas dicas, você com certeza vai conseguir, enfim, relaxar sua mente e descansar. Uma mente saudável é essencial para que tenhamos energia, bom-humor e qualidade de vida de uma forma geral. Assim, não deixe de agregar em sua vida, algumas práticas e atividades que viabilizem o seu descanso: você verá que, dessa maneira, terá muito mais energia e vitalidade para encarar sua rotina.

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