plano de treino para crossfit

Conheça 7 dicas para montar seu plano de treino para crossfit

De tempos em tempos, existem algumas modalidades esportivas que entram em voga e caem nas graças das pessoas, como uma nova oportunidade de entrar em forma, cuidar da saúde e até mesmo de fazer uma atividade prazerosa. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 7 dicas para montar seu plano de treino para crossfit.

Ao montar um bom plano de treino e saber ao certo como executá-lo, adotando ações e estratégias pontuais, você tem a possibilidade de conseguir resultados surpreendentes e de aumentar sua flexibilidade, reduzir seu estresse e muito mais. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Simulador Laredo

1. Defina quais são os seus objetivos

A primeira das nossas dicas para que você possa montar o seu plano de treino para crossfit é definir quais são os seus objetivos. Afinal, será impossível determinar exercícios, periodicidade e outras escolhas importantes sem que você saiba onde quer chegar. Portanto, antes de mais nada, faça uma reflexão e pense sobre esse aspecto.

Também é importante ter em mente que não será de primeira que você, assim como qualquer iniciante na modalidade, conseguirá realizar certos movimentos, por isso não há motivos para se arriscar e sofrer uma lesão. Analise com calma o seu estado físico atual, as suas habilidades e adapte isso tudo com as orientações do seu coach.

2. Preste atenção quanto à técnica

Ter uma boa técnica na execução dos movimentos é extremamente importante na construção de um físico invejável ou até mesmo de uma boa saúde. No entanto, é bastante comum vermos praticantes das mais diversas modalidades pecando nesse quesito, o que diminui a eficiência das atividades e facilita o surgimento de lesões.

Os exercícios educativos são extremamente valiosos nesse contexto e você precisa perceber que, embora eles não façam você realizar o treino de forma perfeita no mesmo dia, servem para manter a memória ativa para a sua própria progressão. Não force nas cargas e respeita as suas dificuldades: o segredo é a constância.

3. Conte com o auxílio de um profissional

Contar com a ajuda de um educador físico é importante em qualquer modalidade e isso já deveria estar inserido no pensamento comum de qualquer pessoa que pensa em fazer um esporte. Contudo, infelizmente, é comum vermos pessoas achando que podem fazer tudo por conta própria e acabam por ter dificuldades e problemas.

No crossfit, isso é ainda mais relevante, pois somente um profissional especializado poderá contribuir para que você evolua de maneira expressiva, fazendo os exercícios adequados e com a técnica certa. Alguns movimentos são complexos e, quando somados com a carga empregada, podem ser relativamente perigosos.

Não caia na tola tentação de se achar invencível, converse com seu coach e, juntos, vocês poderão determinar a melhor forma de fazer o seu passo a passo. As relações humanas e as amizades construídas no desporto, a partir de metas e objetivos traçados, também podem (e devem) ser muito importantes para a sua vida social.

Estilo Maui de ser Feliz - E-book Grátis

4. Defina o tempo destinado para o treino

Essa é mais uma decisão que você deve tomar com o seu coach, mas o fato é que, em linhas gerais, somente você saberá ao certo qual é o período disponível para destinar ao seu treino de crossfit. Essa decisão é muito importante não apenas para que você se mantenha focado, mas até mesmo para traçar suas metas e objetivos.

Lembre-se de que é preciso ter um mínimo de frequência, até mesmo porque a musculatura e as articulações demandam adaptações. Faltas ou longos períodos de ausência podem fazer com que essas estruturas não estejam preparadas para determinados movimentos. Dessa forma, os quilos extras chegam e as chances de lesão podem ser grandes.

5. Valorize a realização do aquecimento

O aquecimento é muito importante não apenas para que os seus músculos aguentem firmemente as cargas que serão propostas em seu treino de crossfit, mas também para fazer com que a sua capacidade seja atingida com maestria. Quando devidamente aquecida, qualquer pessoa tem mais força, velocidade, equilíbrio e concentração.

O tempo destinado para essa etapa não precisa ser muito grande, mas é essencial que você reproduza, por meio de calistenia ou de cargas bem mais baixas, alguns movimentos que você executará mais à frente. Dessa forma você ativa não apenas a musculatura, mas até mesmo a parte cardiovascular e o sistema nervoso.

6. Sempre escute o seu próprio corpo

Por mais que você se considere uma pessoa com uma condição física excelente, é essencial se lembrar de que o seu organismo dificilmente é igual ao de um atleta. O crossfit reúne movimentos de muitas modalidades diferentes, mas você não deve ultrapassar o seu limite.

O crossfit é tão bacana que não é incomum que alguém se empolgue demais e queira treinar de forma alucinada, ignorando até eventuais indícios de dor e incômodos. É justamente aí que mora o maior perigo e o caminho para o surgimento de uma lesão. Sendo assim, respeite os descansos necessários e evolua progressivamente.

7. Tenha paciência e seja persistente

Por fim, a última, mas não menos valiosa, de nossas dicas para montar seu plano de treino para crossfit consiste em ter paciência e ser persistente. Alguns praticantes caem no erro de achar que terão resultados incríveis e contornarão anos de sedentarismo em poucos dias ou semanas. O fato é que isso é possível, mas demanda tempo.

Encare essa atividade física como uma oportunidade de ganhar mais saúde, autoestima e de ser mais feliz, pois é justamente isso que ela pode proporcionar. Controle o seu ego, a ansiedade e não se afobe: tudo virá na hora que tiver que vir. Enquanto isso, cresça com o processo, desfrute do aprendizado e o aproveite o percurso.

Seguindo essas dicas para montar seu plano de treino para crossfit, você pode aproveitar os benefícios que essa modalidade proporciona, como o aumento da autoestima, a melhoria da flexibilidade e a diminuição do estresse.

Gostou de conhecer essas dicas para montar seu plano de treino para crossfit? Quer conferir outros conteúdos como este? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!

Comentários