Bem estar e Integração

Memorial dos Náufragos (Sergipe): conheça esse lugar incrível!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 09/09/2021
Memorial dos Náufragos (Sergipe): conheça esse lugar incrível!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Embora poucas pessoas tenham amplos conhecimentos sobre o assunto, o nosso país teve participações significativas em diversos momentos da Segunda Guerra Mundial, tendo impactos relevantes até mesmo dentro do território nacional. Pensando nisso, preparamos este post falando sobre o Memorial dos Náufragos, em Sergipe.

A riqueza da história sergipana se confunde também com a própria história do Brasil, com diversos símbolos que as representam muito bem e que nem o passar do tempo conseguirá apagar. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue lendo o artigo e conheça esse lugar incrível!

Segunda Guerra Mundial e o Brasil

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1939 e 1945, causando impactos significativos em todo o mundo, tendo como o seu estopim a invasão da Polônia pelos alemães. A partir de então, as Potências do Eixo (Alemanha Nazista, Itália e Japão) passaram a duelar contra os Aliados (Reino Unido, EUA, União Soviética, China e, depois, o Brasil).

Pouca gente sabe, mas a posição brasileira, a princípio, foi de neutralidade. Tudo começou a mudar quando alguns de nossos navios foram atacados e Getúlio Vargas entrou em acordo com o presidente Americano Franklin Roosevelt, para o envio de tropas e apoio militar para as perigosas trincheiras europeias. 

Ataque aos navios brasileiros

Entre 15 e 16 de agosto de 1942, poucas semanas antes do nosso governo entrar oficialmente na Segunda Grande Guerra, três navios foram afundados perto da praia do Atalaia, em Sergipe, deixando centenas de mortos e muitas famílias desoladas. Tais acontecimentos foram eternizados com a criação do Cemitério dos Náufragos, destinado a receber as vítimas.

Vale lembrar que, pouco tempo depois, um ataque parecido foi feito a embarcações nacionais na Bahia, ampliando a sensação de que o país precisava se posicionar. Infelizmente, poucos brasileiros conhecem tais fatos até os dias de hoje, mas o projeto do Memorial visa mudar um pouco esse cenário, mostrando eventos que são relevantes para nossa história.

Patrimônio Histórico Nacional

O Memorial dos Náufragos, em Sergipe, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Isso se deu pela sua importância para o estado e o país, sendo um marco relevante para quem deseja entender o Brasil. Aliás, quem nasceu no século passado em Aracaju, certamente, deve ter ouvido os mais antigos falando sobre os ataques alemães nos mares da cidade.

Se você quer unir conhecimento histórico com um momento para relaxar com a família, essa pode ser uma escolha perfeita. As praias ao redor são bonitas, e esse é um bom ponto de parada para quem deseja conhecer o litoral sergipano, ao mesmo tempo em que torna possível um aprendizado tão interessante sobre fatos marcantes para a memória dos brasileiros.

Como você pôde ver, o Memorial dos Náufragos, em Sergipe, conta uma história extremamente importante para compreender os desdobramentos da Segunda Guerra por aqui, mostrando por que o Brasil entrou na briga e os impactos que isso causou até mesmo em território nacional.

Gostou de conhecer o Memorial dos Náufragos em Sergipe? Ficou com dúvidas ou tem uma sugestão? Então, deixe um comentário para nós aqui no blog!