Bem estar e Integração

Mudanças pós-pandemia: os impactos do Coronavírus em nossas rotinas!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 01/09/2021
Mudanças pós-pandemia: os impactos do Coronavírus em nossas rotinas!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Desde fevereiro deste ano, quando o Brasil confirmou o primeiro caso de COVID-19 no estado de São Paulo, medidas emergenciais foram tomadas pelas prefeituras e pelos estados de todo o país. Entre elas, houve a necessidade de decretar o isolamento social, obrigando empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação a fecharem as suas portas por tempo indeterminando, levando os seus colaboradores a exercerem o home office.

Com casos ainda em ascensão, é preciso continuar com os cuidados para evitar a proliferação da doença, evitando aglomerações e sair de casa sem necessidade. O que gera muitas dúvidas, porém, está relacionado às mudanças pós-pandemia. Quais serão elas?

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira o que nos espera a partir de agora. Continue a leitura e saiba mais!

Adaptações em diferentes locais

Mesmo com o afrouxamento do isolamento social em algumas capitais e cidades do país, algumas mudanças já podem ser observadas para o retorno às atividades. Entre elas, destaca-se a necessidade de manter o distanciamento entre as pessoas, bem como o uso de máscaras em espaços comuns. Lojas que reabriram as suas portas nos mais diferentes pontos do Brasil também definiram um limite máximo de pessoas que pudessem adentrar para o consumo, bem como distribuem senhas para o controle dos profissionais.

Países que já tiveram o controle da pandemia em suas terras presenciaram, ainda, um segundo surto da doença. É o caso da China, que precisou rever as suas medidas. Sendo assim, antes de surgir a vacina que possa proteger o sistema imunológico da população, todos esses cuidados precisarão ser tomados para garantir a segurança das pessoas e dos profissionais, contribuindo para que não haja um aumento brusco dos casos.

Necessidade de adaptação constante

As empresas que ainda tinham as suas raízes fincadas em um modo de trabalho muito tradicional, certamente tiveram dificuldades de se adaptarem à nova realidade. Afinal, fazer uma gestão de home office requer das lideranças grande participação, reuniões de uma forma completamente diferente do habitual, além de um cuidado especial com os seus colaboradores para garantir a produtividade e o engajamento.

Nesse sentido, o mundo pós-quarentena terá essa característica mais marcante: capacidade de se reinventar e de se modificar de acordo com o contexto. As pessoas que ainda não tinham um espacinho em cada dedicado exclusivamente para as atividades profissionais, precisaram organizar-se para manter o foco e também a disciplina em um estilo e uma rotina diferenciadas.

Outro ponto que deve ser destacado está relacionado à transformação digital. Certamente você já ouviu falar sobre esse termo, mas nem todas as equipes de fato tinham implementado diretrizes visando alcançar esse objetivo. Em casa, as pessoas precisariam ter acesso aos documentos e também às principais ferramentas de trabalho, visando exercer as suas demandas com a mesma qualidade que nas empresas — as equipes que já estavam preparadas nesse sentido saíram na frente!

Consumo digital

Muitas pessoas já tinham o hábito de consumirem digitalmente, certo? No entanto, essa prática cresceu consideravelmente no período da quarentena, sendo um hábito que veio para ficar. Alguns setores, inclusive, tiveram um retorno muito mais significativo nesse contexto, como produtos para casa e decoração (acredite: um crescimento de 128%).

Cosméticos e cuidados tiveram um aumento de 76%. Esse número já era esperado pelas empresas, uma vez que há uma preocupação muito maior com a higiene pessoal e também com o que deve ser feito para manter-se saudável.

Um setor que também se beneficiou com as pessoas em casa foi o delivery de comidas. Em determinados aplicativos, apenas no mês de março (período em que se iniciou o isolamento), houve um crescimento de 300% em relação ao início do ano.

Esse fator fez com que as pessoas considerassem de forma muito mais significativa a área digital, uma vez que essa tendência deve seguir em alta para os próximos meses.

Novas regulamentações

A pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade de rever algumas das regulamentações. Entre elas, a da telemedicina. A PL 696/2020, que orienta sobre o uso dessa estratégia, contribuiu para que tornasse legal a orientação de profissionais da saúde aos seus pacientes, com algumas regras e restrições.

Com isso, tiramos o aprendizado de que nem tudo o que é preestabelecido é estático. De acordo com o contexto e com o crescimento das necessidades dos moradores de diferentes regiões, existe a necessidade de rever continuamente as leis para que a população como um todo seja beneficiada, bem como possa trazer segurança para o uso dos mais variados tipos de serviços.

Assim como a medicina veio para o âmbito online, percebemos a necessidade de digitalizar a educação. A realidade do Brasil é muito distinta entre regiões e também entre classes sociais. Por essa razão, existe a necessidade de buscar pela democratização do acesso às redes, uma vez que existem professores e alunos que podem ser prejudicados com o ensino à distância.

Por essa razão, deve-se mencionar que o contexto pós-pandemia vai trazer novas habilidades, capacitações, além de tornar as mais variadas profissões mais flexíveis, uma vez que as mudanças podem ocorrer a qualquer momento.

Revisão de crenças

Outro ponto que deve ser mencionado é a revisão de crenças, tanto pessoais quanto profissionais. A década de 2010, por exemplo, observou um crescimento significativo de startups que recebiam o dinheiro de investidores e cresciam rápido para se tornarem unicórnios. Esse modelo de negócio pode não ser tão indicado caso venha um contexto desafiador, como o atual.

As empresas e também os profissionais precisarão ser mais adaptáveis, contar com um estilo de trabalho mais comunicativo e contribuírem uns aos outros para o crescimento de ambos, de modo que possa trazer resultados mesmo em um contexto remoto.

Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas mudanças pós-pandemia que já podem ser observadas em nossa realidade. No entanto, muitas delas vieram para ficar, uma vez que esse contexto desafiador surpreendeu a todos os países, possibilitando o aprendizado para situações atípicas e que pudessem trazer consequências negativas para a economia e também para a saúde comunitária.

Gostou deste material? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro desses pontos! Afinal, conhecimento nunca é demais!