Casa e Construção

O que é um bairro planejado, afinal? Entenda melhor esse conceito

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 15/09/2022
O que é um bairro planejado, afinal? Entenda melhor esse conceito
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Nos dias de hoje, não é novidade para ninguém que as maiores demandas do setor imobiliário estão relacionadas a projetos que proporcionem mais qualidade de vida, disponibilize áreas de lazer e conte com bons aparatos de segurança para os moradores. Por isso, saber o que é um bairro planejado e entender melhor esse conceito pode ser muito interessante.

Trata-se de um tipo de empreendimento que reúne todos os requisitos exigidos pelo mercado atual, se configurando não apenas como um local no qual você pode oferecer o melhor para sua família, como também em uma excelente oportunidade de investimento. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue sua leitura!

O que é um bairro planejado, afinal?

De uma forma resumida, podemos conceituar o bairro planejado, como o próprio nome já diz, como um local que se propõe a integrar empreendimentos residenciais, pontos comerciais e uma variedade de serviços disponibilizados para os moradores. A ideia é atender necessidades e otimizar a rotina, colocando as pessoas em primeiro lugar.

Para isso, arquitetos, engenheiros, paisagistas e construtoras unem seus conhecimentos e entregam um resultado incrível, bastante valorizado no mercado imobiliário de hoje. No entanto, ao contrário dos condomínios fechados, as ruas, praças e espaços coletivos são públicos, ou seja, pertencem ao município e podem ser utilizadas pelos cidadãos.

Como funciona um bairro planejado?

Um bairro planejado funciona de forma similar a qualquer outro, mas com mais organização e planejamento dos espaços. Usualmente, o local conta com uma infraestrutura excelente e que não gera problemas, com ruas largas, bem arborizadas, saneamento básico eficiente, escoamento da água de chuva, iluminação adequada e assim por diante.

Além disso, os bairros planejados são capazes de fornecer uma segurança mais eficiente para seus habitantes e visitantes, com câmeras de monitoramento e controle de acesso nas áreas privadas. Os espaços de lazer são outro destaque, com quadras poliesportivas, praças, pequenos parques e campinhos de futebol.

Quais as tendências relacionadas aos bairros planejados?

Como o setor imobiliário é um dos mais dinâmicos de nossa economia e está em constante evolução, não é difícil supor que existem muitas tendências relacionadas aos bairros planejados. Uma delas está relacionada à ampliação de serviços que facilitem e tragam comodidade para os moradores, como lavanderias, mini-mercados, limpeza e assim por diante.

Outro ponto bastante demandado pela sociedade e que deve ser cada vez mais encampado por esse tipo de empreendimento é a sustentabilidade ambiental. As edificações devem contar, cada vez mais, com coleta seletiva, captação de água de chuva, uso de energias renováveis, e consideração a questões como a ventilação e iluminação natural nos projetos.

Como você pôde ver, um bairro planejado pode ser uma excelente opção para quem está em busca de mais qualidade de vida e um espaço com boa infraestrutura para viver com a família. Além disso, pode ser uma ótima opção de investimento, se valorizando ainda mais com o passar do tempo.

Gostou de aprender o que é um bairro planejado, afinal? Quer conferir outros conteúdos incríveis em primeira mão? Então, não deixe de seguir o nosso perfil no Facebook!