Casa e Construção

O que são plantas flexíveis e como aproveitar essa tendência?

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 29/09/2022
O que são plantas flexíveis e como aproveitar essa tendência?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O mercado imobiliário é um segmento extremamente dinâmico e que está em constante evolução, agregando recursos e funcionalidades dentro dos seus projetos. No entanto, certos recursos podem se encaixar ainda mais nas demandas da atualidade. Por isso, saber o que são plantas flexíveis e como aproveitar essa tendência pode ser muito interessante.

Trata-se de uma alternativa que está em perfeita sintonia com as necessidades e o estilo de vida da sociedade moderna, podendo trazer mais personalidade para o imóvel, conforto para os moradores e maior potencial de valorização para o seu investimento. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que são as plantas flexíveis?

Como o próprio nome já diz, as plantas flexíveis são aquelas nas quais os moradores conseguem modificar a distribuição dos ambientes, redistribuindo ou mesmo eliminando algum cômodo. Com isso, é possível adaptar a propriedade, proporcionando mais conforto e adequando o local às demandas da família e dos filhos.

Como funciona o conceito das plantas flexíveis?

Para conseguir plantas flexíveis, é fundamental que, durante a construção do projeto, sejam escolhidos métodos e alternativas que permitam a remoção das paredes, sem comprometer a estrutura da propriedade. Para isso, as cargas da edificação são suportadas apenas por vigas e pilares, deixando as paredes apenas como divisórias dos ambientes.

Como aproveitar a tendência das plantas flexíveis?

Agora que você já sabe o que são plantas flexíveis e como funciona esse conceito, vamos dar dicas de como aproveitar a tendência. Acompanhe.

Integre a cozinha com a sala de estar

Uma das estratégias mais comuns para usar plantas flexíveis consiste em integrar a cozinha com a sala de estar. Na verdade, muitos imóveis modernos já vêm com essa configuração, apostando no conceito aberto, mas algumas unidades mais antigas também podem fazer isso. Basta verificar se a parede de divisória não é estrutural e colocá-la abaixo.

Crie uma suíte master com dois cômodos

Outra estratégia que vem chamando muito a atenção do mercado imobiliário por aqui é unir dois cômodos e criar uma grande e aconchegante suíte master. Isso é viável, por exemplo, juntando dois quartos menores, eliminando um closet ou mesmo pegando um pouco de metragem de outro ambiente, como a própria sala.

Amplie a sala de estar com a varanda

Você gosta de ser um anfitrião e adora receber os amigos em sua casa? Então, contar com uma boa sala de estar é algo imperativo para seu estilo de vida. Além de apostar na união com a cozinha, como citamos, você pode ampliar o ambiente englobando algum outro cômodo, como uma varanda.

Pronto! Agora, você já sabe o que são plantas flexíveis. Elas oferecem inúmeras vantagens dentro de um imóvel, como mais conforto para os moradores, exclusividade na propriedade, personalidade nos ambientes e um excelente potencial de valorização.

Gostou de aprender o que são plantas flexíveis, quais as suas vantagens e como aproveitar essa tendência? Quer conferir outros conteúdos exclusivos sobre o mercado imobiliário e áreas similares? Então, não deixe de curtir nosso perfil no Facebook!