contratar um arquiteto

Confira 6 boas razões para você contratar um arquiteto!

Caso esteja planejando fazer uma reforma ou construção, saiba que é fundamental ter um projeto bem estruturado e que contemple as características dos ambientes desejados. Sendo assim, contratar um arquiteto é essencial para transformar cada metro quadrado de sua obra da melhor maneira possível.

Você contará com um profissional capaz de entender melhor o seu estilo de vida e de criar o projeto ideal, além de agregar beleza, conforto e sofisticação. Certificando-se de que cada espaço tenha os itens requisitados por quem os utilizará, é possível até mesmo inserir funcionalidades com o objetivo de ser mais sustentável e aproveitar melhor os recursos naturais, como o sol, o calor, a chuva, entre outros fenômenos, sempre a favor dos frequentadores.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda melhor as vantagens de contratar arquiteto para a sua obra e como isso influencia a qualidade de vida. Boa leitura!

1. Melhor aproveitamento dos espaços

Depois de passar algum tempo planejando financeiramente a construção ou a reforma que deixará o seu espaço do jeitinho que você quer, essa obra merece tudo que você sempre desejou, não é verdade? Sendo assim, o arquiteto tem a preocupação estética de deixar o seu lar bem atraente, prazeroso de morar e capaz de fazer você se sentir bem, além de garantir o melhor aproveitamento dos espaços.

Caso você argumente: “mas eu já tenho bom gosto, por que preciso de um profissional qualificado?”, lembre-se de que um arquiteto também se preocupará com a funcionalidade de seu projeto. Não basta que aquele espaço seja apenas bonito, é necessário que tenha usabilidade e que possa atender às suas necessidades.

Dessa forma, em todas as reuniões e conversas que tiver com esse profissional, ele se preocupará em entender o seu estilo de vida para entregar o melhor espaço possível.

2. Uso de materiais de qualidade

Você é daquelas pessoas que pensa que o arquiteto faz o projeto, o apresenta e depois não se preocupa com mais nada? Saiba que não é bem assim que funciona o trabalho dele! Esse profissional é capacitado tanto para projetar quanto para “tirar a planta do papel”. Ou seja, o arquiteto gerenciará a obra da melhor maneira possível, escolhendo materiais com bom custo-benefício e evitando desperdícios.

Como já foi dito, o trabalho começa com conversas e reuniões para que ele possa entender como projetar a sua obra da forma mais eficiente. No entanto, só vai terminar algum tempo depois, sendo que o arquiteto sempre se mantém à disposição para que todas as etapas ocorram conforme o planejado, obedecendo ao cronograma.

3. Segurança para mudanças estruturais

Caso a reforma de sua casa ou apartamento necessite de mudanças estruturais, como construção ou derrubada de parede, a atuação do arquiteto se tornará ainda mais essencial. Ele vai calcular de maneira adequada a quantidade de materiais a ser gasta, além de fazer as contas necessárias para que a mudança seja executada de forma segura, sem comprometer a estrutura do local.

O projeto arquitetônico é muito mais do que um desenho de construção. Para que ele seja feito, é necessário realizar um estudo que leva vários fatores em consideração, até mesmo as condições de um terreno.

O profissional tem técnica e está legalmente autorizado a realizar um projeto arquitetônico, pois conhece os aspectos legais que um ambiente precisa ao passar por uma reforma. Ele ainda pode realizar e coordenar projetos complementares, bem como gerenciar todas as etapas de composição.

Além de efetuar todas essas análises, o arquiteto evita o gasto com materiais desnecessários e refações devido a erros estruturais.

4. Atenção com a parte burocrática de uma obra

E se a gente disser a você que um projeto arquitetônico se sobressai à obra em si? Afinal, são inúmeras as preocupações extras que uma construção traz para a pessoa, como a parte burocrática, isto é, da documentação necessária para apresentar aos órgãos responsáveis, e a escolha eficiente dos materiais. Existem ainda diversos outros fatores que necessitam de atenção especial de quem realiza a obra.

Por essa razão, contratar arquiteto que seja especializado e já tenha conhecimento sobre essa burocracia pode resolver determinadas questões que, muitas vezes, passam despercebidas por pessoas leigas.

5. Estilo adequado

Um arquiteto está preparado para observar todas as referências escolhidas pelo cliente e adaptá-las ao projeto. Depois de fazer as reuniões iniciais e entender as suas preferências, o profissional pode combinar diferentes vertentes da área para que o resultado cumpra (ou até mesmo supere) as expectativas.

É importante que você saiba que o profissional não deve impor os seus gostos, mas é essencial que ele alerte o cliente quando as escolhas deste não forem gerar um resultado interessante ao projeto. Em casos assim, é melhor intervir e mostrar que outras ideias podem ser mais eficientes para o objetivo estabelecido.

Em contrapartida, quando o cliente não faz ideia de como iniciar a sua obra, o arquiteto pode apresentar algumas opções que aliem a personalidade ao estilo de vida, que são interessantes para o estilo escolhido. Portanto, o profissional é capaz de definir prioridades e mostrar para qual direção o projeto deve caminhar, baseado em sua experiência ao lidar com diversas referências.

6. Ambiente com identidade

Fazendo o planejamento da obra com antecedência, é possível aproveitar bem o espaço e escolher com cuidado o estilo do ambiente, entregando um projeto que seja coeso e tenha uma identidade forte.

Mesmo que cada cômodo tenha as suas peculiaridades, é possível que combinem entre si e façam sentido dentro dos planos para a obra. Nesse caso, o trabalho do arquiteto é o diferencial entre um lugar para morar e um lugar muito bom para morar, que leva em consideração as necessidades específicas das pessoas e otimiza todo o espaço disponível.

Como você pôde perceber, contratar arquiteto pode ser uma ótima alternativa quando for reformar ou construir uma casa. O dinheiro gasto ao contratar esse profissional é um investimento muito importante em sua qualidade de vida, pois você vai ser apresentado a um projeto que tenha bom gosto, estilo e conforto.

Gostou das nossas dicas? Para ler mais curiosidades e conteúdos como esse, siga a gente nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Posts relacionados