Casa e Construção

Plano de segurança para condomínios: por que e como fazer? Entenda, neste post.

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 16/12/2021
Plano de segurança para condomínios: por que e como fazer? Entenda, neste post.
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O setor imobiliário conta com diversas tendências relevantes, de forma a atender às demandas e expectativas da sociedade. Isso é muito importante para manter o mercado aquecido, em sintonia com o que a população anseia. Por isso, entender como fazer um plano de segurança para condomínios pode ser muito importante.

Embora muitos centros urbanos brasileiros ainda sofram com elevados índices de criminalidade, existem estratégias específicas e inteligentes que podem fazer com que os moradores de um bom empreendimento residencial permaneçam sãos e salvos. Continue lendo e descubra como fazer isso.

O que é um plano de segurança para condomínios?

Um plano de segurança para condomínios envolve a elaboração de algumas ações e o investimento em recursos específicos. Trata-se de uma espécie de estratégia, com normas, procedimentos e ferramentas de tecnologia que devem ser utilizadas por funcionários, moradores e visitantes em prol do bem-estar geral nos ambientes internos.

Quais os recursos de um bom plano de segurança?

Agora que você já sabe o que é um plano de segurança para condomínios e ficou um pouco mais familiarizado com o seu conceito, vamos mostrar alguns dos principais recursos utilizados nesse sentido nos dias de hoje. Acompanhe.

Controle de acesso

O controle de acesso é um dos itens fundamentais de um bom plano de segurança para condomínios. Como o próprio nome já diz, ele limita o acesso de pessoas estranhas nas áreas internas, sendo feito por funcionários treinados, sobretudo na portaria. Para isso, é crucial oferecer orientações adequadas aos porteiros e demais colaboradores.

CFTV (Circuito Fechado de TV)

O CFTV, sigla para Circuito Fechado de TV, é um recurso de automação que ajuda no plano de segurança para condomínios. Como o próprio nome já diz, trata-se da adoção de um sistema de captação e retenção de imagens, que poderão ser feitas por meio de câmeras digitais ou analógicas, ajudando na vigilância por meio de monitores conectados a uma rede.

Rondas noturnas

As rondas noturnas são um recurso importante para um bom plano de segurança, sobretudo para condomínios maiores e que contam com muitas ruas, por exemplo. É uma excelente estratégia também quando o empreendimento é cercado por muros ou fica nas adjacências de áreas perigosas. Para isso, é preciso treinar os colaboradores e oferecer orientações.

Cercas elétricas

Embora algumas pessoas não sejam muito simpáticas à instalação de cercas elétricas, elas também devem fazer parte de um plano de segurança para condomínios mais robusto. Com um custo relativamente baixo e de fácil instalação, é um recurso que inibe invasões. No entanto, o uso deve ser planejado para não trazer risco a moradores e visitantes autorizados.

Agora que você já está mais familiarizado com o tema, não se esqueça da importância de escolher um condomínio que tenha um bom plano de segurança na hora de comprar um imóvel. É uma garantia não apenas para o seu investimento, como também de dias mais tranquilos para a sua família.

Gostou de aprender como fazer um plano de segurança para condomínios? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!