Casa e Construção

Paisagismo para piscina: entenda como fazer!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 13/12/2021
Paisagismo para piscina: entenda como fazer!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Investir em áreas externas de lazer é uma das grandes tendências do mercado imobiliário e da construção civil na atualidade, visto que boa parte das pessoas está em busca de momentos de diversão e entretenimento, mesmo sem sair de casa. Por isso, aprender um pouco mais sobre o paisagismo para piscina pode ser muito interessante.

Felizmente, existem muitos projetos encantadores para isso, e vários deles podem ser aplicados na metragem que você tem disponível em sua propriedade, atendendo às suas possibilidades, bem como às demandas e necessidades da sua família. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Quais as vantagens de ter uma área externa e piscina?

São inúmeras as vantagens de ter uma área externa e piscina. Afinal, esses ambientes servem como um espaço de lazer próprio, no qual você pode relaxar e se divertir com as pessoas que ama. A versatilidade é um ponto alto, visto que o local pode ser aproveitado de várias maneiras e permite que sejam realizadas adaptações para o seu gosto pessoal.

Essa também é uma oportunidade de aproveitar bem a ventilação e a iluminação natural. Você pode incluir churrasqueira, mesa, bancadas e poltronas confortáveis. Para os fãs de jardinagem, uma pequena horta ou jardim para o cultivo de plantas e ervas, desde que sempre em sintonia com uma decoração harmoniosa, pode ser sempre uma boa.

Outra questão é que, como você estará dentro do seu próprio imóvel, o controle da segurança será maior, o que é muito bom para quem tem filhos pequenos ou vive em centros urbanos, que costumam ter problemas de criminalidade. Isso, logicamente, com um bom nível de privacidade, afastando olhares curiosos e indesejados.

Falando em termos de setor imobiliário, outra das incríveis vantagens de ter área externa e piscina é que propriedades que apresentam tal diferencial são mais buscadas e valorizadas no mercado. Isso dá a garantia de que o investimento que você fará na obra aumentará o seu patrimônio, mesmo que você não tenha a intenção de vender sua casa um dia.

Qual a importância de fazer um bom paisagismo?

Agora que você já conheceu algumas das muitas vantagens de ter área externa e piscina, é bem provável que esteja pensando em fazer esse investimento. No entanto, mesmo com muitos benefícios, é muito importante que as coisas sejam feitas de maneira adequada. Por isso, você não deve abrir mão de fazer um bom paisagismo.

O seu projeto paisagístico precisa garantir a beleza e a funcionalidade dos ambientes, respeitando o estilo arquitetônico do restante do imóvel, o clima do município, a presença de animais domésticos, a existência de filhos pequenos que vão usar o local, a topografia do terreno e até mesmo a disponibilidade hídrica da região.

Somente com todas essas informações em mãos é que será possível que você, preferencialmente em conjunto com o arquiteto ou profissional de sua escolha, consiga projetar um paisagismo de alta qualidade, possibilitando que todos os elementos da sua casa, novos e antigos, permaneçam em um conjunto único e harmonioso.

Quais as plantas recomendadas para área externa e piscina?

A sensação de estar junto ao meio ambiente é sempre bastante prazerosa, e isso pode ser feito na sua casa, com a inclusão de plantas de variados tamanhos e espécies, bem como de um gramado em volta do local.

Agora que você já está ficando mais familiarizado com a importância do espaço verde na área externa e piscina, é bom aprender um pouco mais sobre as suas opções.

Quando pensamos em água, é natural pensarmos em palmeiras, não é mesmo? Afinal, elas têm tudo a ver com ambientes frescos e descontraídos. No entanto, você precisa ver se existe metragem disponível para suas raízes e dar preferência à palmeira fênix e jerivá, por exemplo, que são mais resistentes ao sol e demandam menos cuidados.

Em relação a plantas menores e flores, deve escolher as que lidam melhor com variações de temperatura e não necessitam de regas tão constantes, como hibiscos, gardênias e orquídeas, que conferem um charme todo especial ao local. Por mais tentador que seja, evitar as frutíferas é uma boa ideia, pois elas acabam fazendo bastante sujeira.

É recomendável ter uma piscina com o gramado junto?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a possibilidade de utilizar gramado na área da piscina. Porém, essa não apenas é uma opção muito charmosa, como também ajuda a tornar o espaço mais fresco e contribui para a proteção do solo, especialmente em dias mais quentes, nos quais a ação direta dos raios solares poderia ser bastante nociva.

Sendo assim, leve isso em consideração na hora de fazer o projeto paisagístico da sua casa. Também é importante ressaltar que é recomendável que haja alguma espécie de barreira entre a grama e a área da piscina, criando uma separação que impede a sujeira de chegar à água. Degraus e decks de madeira são alternativas muito utilizadas.

Quais os melhores móveis e revestimentos para áreas externas?

Pensando no paisagismo como elemento decorativo, você deve escolher móveis estilosos e que combinem entre si para a área externa e para a piscina. Logicamente, eles precisam ser resistentes à ação do tempo e ao contato com a água. Isso pode ser feito por meio de tratamentos específicos para madeiras ou com o uso de aço inox.

Já os revestimentos ajudam a conferir mais personalidade a todo o espaço. Eles devem combinar com a iluminação e a mobília, podendo até agir como delimitadores de diferentes ambientes. Entre as escolhas mais recorrentes na atualidade estão pedras naturais, cerâmicas, porcelanato, pastilhas, azulejos e cerâmica.

Agora você já sabe como fazer o paisagismo para piscina. A compra de um lote pode proporcionar a realização de um sonho, que é o de ter uma casa personalizada e completamente sua, por um valor que você pode pagar, sobretudo se contar com o auxílio de uma incorporadora de alta qualidade e com boa credibilidade no mercado imobiliário da sua região. 

Gostou de aprender como fazer o paisagismo para piscina? Quer dividir essas informações com seus amigos e familiares? Então, compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!