Casa e Construção

Vai construir ou reformar? Conheça 8 tendências de arquitetura para 2021!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 27/12/2021
Vai construir ou reformar? Conheça 8 tendências de arquitetura para 2021!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O setor imobiliário brasileiro segue mantendo um bom patamar de movimentação e, como costuma ocorrer historicamente, passa bem por crises ou períodos econômicos mais turbulentos. Sendo assim, muita gente está pensando em construir ou reformar e, por isso, preparamos este post com 8 tendências de arquitetura para 2021!

Investir na arquitetura da sua casa ou apartamento pode fazer com que o imóvel reproduza melhor a sua personalidade e proporcione uma sensação de lar para os ambientes, algo que sempre é positivo para a rotina e a qualidade de vida. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

1. Jardim vertical

Um jardim vertical é uma das tendências de decoração e arquitetura para 2021 e acaba sendo uma excelente alternativa para quem não quer fazer uma obra muito grande, mas deseja mudar bastante o ambiente e até mesmo a característica do imóvel como um todo. Se esse é o seu caso, considerar essa opção pode ser uma excelente ideia.

Na prática, trata-se de utilizar uma estratégia de paisagismo na qual as plantas ficarão na posição vertical, preenchendo um painel ou uma parede inteira. Na maioria das vezes, é feito em varandas ou áreas de serviço, mas isso não é uma regra. A estrutura pode ser feita com madeira ou mesmo grades de metal, mas o crucial é que fique bem fixada e aguente os vasos e canteiros.

2. Tons terrosos

O uso de tons terrosos também está entre as principais tendências de arquitetura para 2021. Estima-se que isso esteja relacionado com a sensação de aconchego proveniente da natureza, que demanda uma maior utilização de elementos que remontem ao meio ambiente em diversos itens e escolhas de decoração.

É possível apostar na tonalidade em paredes, azulejos, tecidos de sofás e poltronas, sendo uma paleta perfeita para ser combinada com madeira, concreto aparente, aço e couros, por exemplo. O mesmo princípio vale para tintas de pigmentação natural, feitas com pigmentos vegetais extraídos de folhas, sementes e terra.

3. Papéis de parede

Muita gente considerou que os papéis de parede ficaram datados e já não são uma tendência de decoração há um bom tempo. No entanto, essa realidade vem mudando nos últimos anos e, nos dias de hoje, essa é uma opção que está ligada a residências de estilo mais clássico e pessoas que buscam personalidade nas suas casas. 

Os recursos modernos de tecnologia permitiram uma maior versatilidade e existem alternativas baseadas em padrões geométricos e manchas de cores, por exemplo. Essa pode ser a escolha perfeita para quartos, salas de jantar ou mesmo escritórios, de acordo com os atributos desejados para cada cômodo.

4. Decoração vintage

Da mesma maneira que os papéis de parede voltaram à moda, a decoração vintage também vem sendo uma das grandes tendências de arquitetura para o ano de 2021. Trata-se de uma maneira de expressar sua personalidade através da sua propriedade, com elementos que trazem mais elegância e história para o imóvel. 

Sabe aquele espelho antigo de madeira trabalhada da sua família ou um armário clássico de um de seus antepassados? Eles podem casar muito bem na sua casa ou apartamento, desde que mantenham a sintonia com o resto da decoração. Vintage significa clássico, e se você se identifica com isso, não abra mão de contar com esse diferencial no seu próprio lar.

5. Automação residencial

Não é porque algumas tendências de arquitetura e decoração estão explorando características do passado que as propriedades de 2021 abrirão mão da tecnologia, não é mesmo? Por isso, a automação residencial deve marcar cada vez mais presença, com a criação de casas e apartamentos inteligentes, sobretudo nos centros urbanos.

Existem muitos itens que estão empregando esses recursos, e isso deve se intensificar ainda mais com o passar do tempo. Portarias eletrônicas e fechaduras inteligentes já são uma realidade, assim como eletrodomésticos conectados com a internet. Controlar água e energia, por meio de comandos e controle remoto, também é algo que vem se popularizando.

6. Sustentabilidade

Falando em controle de água e energia, não dá para deixar de considerar a sustentabilidade como uma das tendências de arquitetura para 2021. O conceito vem crescendo nos últimos anos na área da construção civil, e muitas pessoas, já nos dias de hoje, não abrem mão de viver em um lugar que reduza seus impactos ao meio ambiente.

Existem muitas maneiras de fazer isso. O reaproveitamento de águas de chuva, por exemplo, vem ganhando bastante espaço, assim como as lâmpadas inteligentes de LED. A gestão da geração de resíduos e reciclagem é outra atitude sustentável, que vem marcando presença em muitos prédios e condomínios fechados.

7. Lavabos monocromáticos

O lavabo é um cômodo que vem sendo muito valorizado atualmente, sobretudo por pessoas que gostam de receber amigos em casa e desejam ter um local para que eles possam utilizar, sem a necessidade de entrarem nos ambientes mais particulares, como o quarto. Por isso, diversas opções de arquitetura desse espaço estão entre as tendências para 2021.

A coloração monocromática, definitivamente, é uma delas. Além de conferir estilo, utilizar apenas uma cor ou tonalidade faz com que o investimento em tintas e revestimentos seja menor, o que é ótimo para quem não quer gastar muito. Você deixa o lugar com maior personalidade e ainda não onera muito o próprio bolso.

8. Área de serviço no mobiliário

Por fim, a área de serviço embutida no mobiliário está entre as maiores tendências de arquitetura para 2021. Como estamos contando com empreendimentos cada vez menores e mais funcionais, em sintonia com o estilo de vida moderno e dinâmico, dedicar um cômodo inteiro para as áreas de serviço pode ser um tremendo desperdício.

Com recursos inteligentes e soluções tecnológicas, é possível reduzir esse ambiente ao máximo, muitas vezes com apenas um eletrodoméstico, como uma máquina de lavar que também seca. É possível integrá-la junto à marcenaria, com bastante estilo e praticidade, permitindo ampliar a cozinha ou o living, por exemplo.

Essas são as 8 principais tendências de arquitetura para 2021. Não se esqueça de contar com um profissional da área para garantir que o seu projeto saia como o planejado!

Gostou de conhecer as tendências de arquitetura para 2021? Então, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?