Casa e Construção

Vou construir: quais profissionais procurar primeiro?

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 14/08/2017
Vou construir: quais profissionais procurar primeiro?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Construir uma casa é o sonho de muitas pessoas. Além de fugir do aluguel, é a chance de transformar em realidade os sonhos e desejos, como uma piscina ou um belo jardim.

Levando em consideração a importância desse projeto, é óbvio que a sua execução deve ser muito bem planejada, evitando dores de cabeça e estresses. Grande parte do sucesso na empreitada está na escolha dos melhores profissionais.

A pergunta é: você sabe quem deve contratar e como escolhê-los? Leia nosso post e descubra!

O que preciso levar em conta para construir uma casa?

O primeiro passo para achar os melhores profissionais é entender qual o processo envolvido, da ideia à entrega das chaves. Separamos os quatro pontos principais:

1. Planejamento financeiro

Para construir uma casa, é preciso ter dinheiro. Para a maioria de nós, isso significa adotar um planejamento financeiro, estabelecendo o orçamento desejado e o tempo para chegar ao valor.

2. Necessidades e desejos

Em paralelo, sente-se com a sua família e faça uma lista de tudo o que desejam na nova morada. Suítes individuais, lareira, home office… Vai de acordo com as vontades de cada integrante.

Nem sempre temos condições de executar tudo o que queremos, mas podemos negociar para tornar realidade o máximo possível de itens para que todos fiquem felizes com o resultado final. O lar será de todos e para a apreciação geral.

3. Lote

Para construir, a escolha do lote é fundamental. Se você vai optar pelos condomínios, preste atenção à localização e metragem dos terrenos disponíveis. Se você já sabe o tipo de imóvel que deseja ter, vale a pena contar com a ajuda de um arquiteto para definir o melhor espaço.

Também pesquise a incorporadora, para saber da sua experiência, tempo de mercado e projetos anteriores.

4. Projeto

O projeto é a tradução do sonho de construir uma casa. Além disso, ele também vai fornecer as indicações técnicas e de material para ajudar a equipe de construção a visualizar o resultado esperado.

Quais os profissionais necessários?

Agora que o processo ficou mais claro, é hora de falar sobre a escolha dos melhores profissionais para a tarefa.

Contudo, é preciso entender quem são as pessoas que estarão envolvidas. Fizemos uma lista com as principais funções:

1. Arquiteto

É quem coloca no papel, da melhor forma possível, o projeto idealizado por você. Ele costuma ser o primeiro profissional contratado e — como já dissemos acima — geralmente acompanha o processo de escolha do terreno.

Ele também fiscaliza a obra, além de ser o responsável pela aprovação da construção na prefeitura.

2. Engenheiro

Enquanto o arquiteto define o que fazer, o engenheiro responde como o projeto deverá ser executado. Dependendo do tamanho ou da complexidade da obra pode ser necessária a contratação de diferentes profissionais (civil, eletricista, mecânico).

3. Mestre de obras

Ele traduz as ordens e o projeto do engenheiro e do arquiteto para os funcionários. Ele também confere de perto a execução de cada tarefa e garante que o cronograma caminhe conforme o planejado.

4. Pedreiro

Responsáveis pelos serviços de alvenaria, revestimentos básicos das paredes e pisos, além dos acabamentos em geral (rodapés, sancas).

5. Encanador

Realiza as instalações hidráulicas de acordo com o projeto. Ele é responsável pelas ligações de água e esgoto, além da colocação de pias, torneiras, bacias sanitárias etc.

6. Eletricista

É o profissional que cuida da ligação elétrica da casa. Ele instala tomadas, interruptores, passa a fiação e coloca os conduítes.

Para facilitar a sua vida, muitas empresas e escritórios oferecem soluções integradas, com equipes já quase completas para a execução do serviço. Elas podem ser uma alternativa interessante, já que permitem uma maior facilidade para administrar a construção sem precisar se envolver com os detalhes e problemas do dia a dia.

Como escolher os melhores profissionais?

Agora que já passamos pelas fases de planejamento e execução, uma das dúvidas mais comuns para quem vai construir uma casa é saber como garantir a contratação dos melhores profissionais.

Separamos três estratégias simples e práticas para ajudá-lo:

1. Busque indicações

Você provavelmente tem amigos e familiares que já construíram ou reformaram. Que tal pedir a eles indicações dos melhores profissionais?

Já que o arquiteto e o engenheiro, geralmente, são os primeiros a serem contratados, foque os esforços para encontrá-los. A partir deles ficará mais fácil encontrar os outros serviços necessários.

2. Pesquise o portfólio

Indicações, apenas, dificilmente garantem o sucesso na execução do seu projeto. A partir das indicações recolhidas pesquise os profissionais citados, para saber qual o tipo de obra em que se especializam e outros projetos que tenham realizado.

Aproveite a internet e pesquise nos sites especializados e de diferentes escritórios.

Se possível, entre em contato com outros clientes e pergunte a eles o que acharam da experiência.

3. Realize entrevistas

Por fim, selecione aqueles profissionais que mais têm a ver com o que você deseja. Tire todas as suas dúvidas e procure saber quais as expectativas deles na realização de serviços.

Os bons profissionais certamente estarão disponíveis para responder todas as suas perguntas, pois sabem como essa é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa.

Algumas dicas de ouro

1. Projete, orce e construa

Siga a ordem dos fatores para garantir um resultado final de qualidade. Construir sem planejar é arriscado, bem como orçar sem projetar.

Dedique tempo e muito cuidado, pois construir uma casa é compromisso para muitos anos.

2. Aproveite o terreno

Aproveite o potencial do terreno para a construção, mesmo que isso significa abrir mão de algum detalhe. Se existem muitas pedras, verifique a possibilidade de incorporá-las ao design. Também veja com o arquiteto a posição das janelas para aproveitar o melhor do sol.

3. Busque qualidade, acima de tudo

Seja no projeto, nos materiais ou no acabamento. Lembre-se de diminuir ao máximo o impacto da sua construção no meio ambiente.

Dê preferência aos materiais ecologicamente corretos e busque soluções que impactam pouco no orçamento, mas que fazem toda a diferença no decorrer dos anos. Incorpore a energia solar, as tintas ecológicas e madeiras certificadas.

Atualmente, os melhores profissionais estão antenados com as possibilidades da tecnologia verde e podem ajudá-lo a encontrar soluções que se integrem perfeitamente ao seu projeto e desejos. Além disso, hoje também podemos contar com condomínios residenciais sustentáveis na hora de escolher um lugar para morar.

Gostou das nossas dicas para construir uma casa e encontrar os melhores profissionais? Esperamos que sim! Para receber outras, ou mesmo tirar suas dúvidas com a nossa equipe, curta a nossa página no Facebook!