O mercado está cada vez mais promissor e imune às crises econômicas. Sendo assim, investir em um projeto de automação residencial tem se tornado uma crescente realidade nos imóveis do país. Hoje, os arquitetos não têm o hábito de criar as plantas pensando apenas na parte hidráulica e elétrica, na segurança e no ar-condicionado, por exemplo. Eles levam também em consideração a automação.
Pensando nisso, neste post você vai descobrir o que é essa automação residencial, para que ele serve, como fazer um bom projeto e quais são os seus benefícios para a sua casa. Continue a leitura e entenda!
O que é automação residencial?
Existiu um tempo em que só o fato de imaginar uma residência que fosse totalmente automatizada era coisa científica, algo “futurista”. No entanto, esse futuro se tornou uma realidade e, quem não adere a esse tipo de sistema, acaba vivendo em um ambiente mais exposto e vulnerável.
A automação residencial é considerada uma espécie de sistema integrado que utiliza da tecnologia com o objetivo de que parte da residência ou até mesmo toda a casa seja controlada e automatizada com um simples toque de um botão.
A partir desse sistema de automação, é possível controlar todos os equipamentos da casa, como:
- câmeras de segurança;
- ar-condicionado;
- persianas;
- aquecedor;
- sistemas de alarme;
- iluminação;
- irrigação dos jardins (permitindo a sustentabilidade);
- aparelhos eletrônicos como TV, Home Theater;
- toldo do quintal;
- lareira;
- gás e o fogão, entre outros.
Tudo isso se dá por meio de um controle remoto ou celular e internet.
Segundo dados divulgados pela Aureside, a Associação Brasileira de Automação Residencial, esse mercado de automação terá um alcance global e com projeção de crescimento anual na faixa dos 11% até o ano de 2020.
A estimativa é de que no Brasil, em torno de 300 mil casas já tenham automação. No entanto, o atual potencial para fornecimento de equipamentos é muito maior, com cerca de 1,8 milhão de residências.
O que é possível fazer em um projeto de automação?
A pergunta mais coerente poderia ser: “o que não é possível fazer em um projeto de automação?”. As possibilidades desse tipo de projeto são infinitas!
É possível, por exemplo, programar remotamente por meio de um dispositivo móvel o aparelho de ar-condicionado, para que ele ligue e deligue em horários específicos, além de configurar a iluminação para criar diferentes cenários e acionar cortinas e persianas dos cômodos.
Entre outras coisas, confira o que também é viável de ser feito:
- agendar o funcionamento de aparelhos para que eles liguem e desliguem de acordo com o horário necessário;
- economizar energia;
- programar sistemas de irrigação;
- monitorar o imóvel de onde quer que esteja, garantindo mais segurança;
- personalizar ambientes com sistemas de vídeo e áudio;
- controlar as câmeras de segurança;
- customizar a iluminação do ambiente, de acordo com o perfil dos moradores;
- acionar sistemas de climatização, entre muitas outras coisas incríveis.
Quais os benefícios da automação residencial?
Como você pôde perceber, são muitos os benefícios da automação residencial para a sua casa. No entanto, vamos destacar as três principais vantagens. Confira!
1. Economia
A automação residencial promove uma redução significativa no consumo de energia de sua residência, sendo que todos os aparelhos poderão ser ajustados a partir do uso do controle. Dessa forma, a energia é utilizada apenas quando necessário, sendo um benefício que apenas uma casa inteligente pode propiciar aos seus moradores.
2. Segurança
Caso você esteja pensando que a segurança é em relação apenas aos fatores externos, está enganado! A automação residencial permite evitar as falhas técnicas, como o vazamento de gás, assim como também monitora o ambiente com câmeras otimizadas e sistemas de alarme, se tornando muito mais segura.
3. Conforto
Conforto e praticidade são alguns dos benefícios que podemos usufruir em um sistema de automação residencial. A partir dele, é possível curtir um filme preferido com imagem e sons totalmente otimizados, sendo essa apenas uma de suas possibilidades.
Como fazer um projeto de automação de sucesso?
A seguir, selecionamos dicas para que você faça um projeto de automação bem-sucedido.
Defina as necessidades e prioridades
Qualquer projeto de automação precisa começar com a definição de tudo aquilo que é indispensável. Com todos os fatores em mente, você evitará o pagamento de uma integração de que não usufruirá com frequência, por exemplo.
Nesse momento, é necessário que você defina onde ocorrerá a automação — seja em apenas em um cômodo ou em vários ambientes da casa. Verifique se a maior necessidade é de automatizar o sistema de vídeo ou de modo geral, como os aparelhos e a iluminação.
Faça pesquisas
Logo em seguida, você deverá pesquisar por empresas que vão oferecer o tipo de serviço desejado. A pesquisa deverá ser feita antes que se defina um orçamento, pois é essencial levantar de antemão o que o mercado tem a oferecer e quanto custa o que você deseja realizar.
Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e faça os questionamentos necessários para que se tenha certeza do que será necessário durante o processo de automação.
Escolha uma empresa que seja de confiança
Todo o investimento que fará em sua casa precisa valer a pena, não é verdade? Para isso, escolha uma empresa que seja de qualidade e confiança. Isso significa que nem sempre o mais barato será, necessariamente, o melhor a se optar.
Sendo assim, o ideal é escolher a empresa que oferecerá o melhor custo-benefício, garantindo com que o projeto seja muito bem-feito. Isso trará benefícios não apenas quanto ao conforto e à qualidade de vida, como também à economia e à segurança.
Como você pôde perceber, um projeto de automação residencial realizado da maneira correta permitirá a você experimentar uma significativa economia de eletricidade, além de proporcionar o acesso remoto, garantindo segurança e conforto.
Por essa razão, pesquise bastante antes de fazer uma escolha por uma empresa desse tipo, pois a opção certa fará toda a diferença para que você aproveite os reais benefícios desses sistemas.
O que achou deste conteúdo? Caso tenha gostado e tenha sido útil para você, compartilhe em suas redes sociais e faça com que seus amigos também conheçam os benefícios da automação para o dia a dia.