Arquitetura e Design

Conheça 4 tipos de churrasqueira e como se diferenciam

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 19/10/2021
Conheça 4 tipos de churrasqueira e como se diferenciam
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O brasileiro é um anfitrião por natureza e não precisa de muitos motivos para receber amigos e familiares para uma boa celebração. Basta um final de semana, um feriado prolongado ou uma data festiva para colocar um som na caixa e preparar uma bela refeição. Pensando nisso, preparamos este post que mostra 4 tipos de churrasqueira e como se diferenciam entre si.

É preciso avaliar alguns fatores e entender qual o espaço que você tem disponível, de forma que o modelo escolhido consiga atender às suas demandas e necessidades, mas sem perder a sintonia com a decoração e a própria funcionalidade do ambiente. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

1. Churrasqueira de alvenaria

A churrasqueira de alvenaria é, muito provavelmente, o modelo mais popular do Brasil, se encaixando em projetos variados, em especial nos quintais de casas ou espaços em condomínios. Como o próprio nome já diz, tem uma estrutura de tijolos e demanda bons conhecimentos de construção civil.

O seu funcionamento requer carvão e seus maiores benefícios estão relacionados à durabilidade e à boa capacidade em conversar o calor. Por outro lado, é mais dispendiosa e requer um profissional qualificado para a sua instalação.

2. Churrasqueira pré-moldada

A churrasqueira pré-moldada veio de encontro a uma demanda de maior praticidade e rapidez para a instalação. O seu formato se assemelha à versão de alvenaria, mas esta é feita por meio de concreto composto com material térmico, formando peças prontas, que facilitam a absorção de calor.

Outro ponto alto do modelo é que ele pode receber vários acabamentos, como cerâmica, por exemplo. Entretanto, para quem é mais ligado em decoração e design, a sua aparência não costuma ser das mais bonitas.

3. Churrasqueira de ferro

A churrasqueira de ferro é outra que vem ganhando bastante espaço no mercado, e isso se dá por suas características, principalmente de praticidade e bom preço. Além disso, acaba sendo uma solução perfeita para alguns tipos de ambientes, como apartamentos com pequenos espaços.

Apesar de dispensar a bagunça com a obra, o ideal é que fique em local protegido, para não se deteriorar com as mudanças climáticas, sobretudo na chuva. É uma opção para quem gosta de carnes “no bafo”, gerado pelo calor que fica preso e circulando no metal.

4. Churrasqueira elétrica

O modelo elétrico é a escolha para quem não quer perder tempo e, muito provavelmente, é o mais prático dos tipos de churrasqueira disponíveis no mercado atual. Ele proporciona facilidade na instalação, no preparo e até no transporte, caso você deseje levá-la para outro lugar.

Suas vantagens incluem o fato de ter diversos tamanhos e versões, como as portáteis e de embutir. Além disso, não gera tanta fumaça e cabe em qualquer local, embora muitos apaixonados por carne digam que ela não produz o verdadeiro gosto de churrasco.

Como você pôde ver, esses são alguns dos principais tipos de churrasqueira disponíveis no mercado. Você precisa entender suas necessidades e compreender o ambiente disponível, de forma a escolher o modelo ideal para sua família!

Gostou de conhecer esses 4 tipos de churrasqueira e como se diferenciam? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais? Assim seus amigos também terão acesso a estas informações!