Bem estar e Integração

Guia do anfitrião: descubra como receber bem

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 19/02/2020
Guia do anfitrião: descubra como receber bem
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Nós sabemos que é uma grande responsabilidade receber os amigos em casa. São diversos detalhes que devem ser notados para que tudo saia perfeito. Desse modo, decidimos criar um guia com dicas práticas, a fim de que você sempre possa receber bem os seus convidados. Fique tranquilo que a missão parece difícil, mas é totalmente possível.

Criar um ambiente confortável e permitir que as pessoas “se sintam em casa” no seu lar é o objetivo. Mantenha a atenção neste post e monte uma lista das coisas que você precisa preparar para o próximo dia especial. Já vamos adiantando: o analgésico para as dores de cabeça decorrentes de preocupação não será necessário!

Confira agora as dicas!

Como posso receber bem meus convidados?

Definir quantas pessoas estarão na sua residência, se haverá crianças ou pets e quantos dias eles ficarão hospedados é a primeira missão. Sabendo disso e observando quais serão os desafios na sua casa (há espaço suficiente para todos? Os animais também estarão confortáveis?), fica mais fácil partir para as próximas questões.

Quando há apenas uma confraternização

Decidiu oferecer um jantar para os seus amigos mais próximos e não tem muita certeza de como organizar tudo? Fique tranquilo, estamos aqui para dar uma mãozinha no seu planejamento. Há alguns detalhes que não podem passar batidos para oferecer uma recepção agradável. Veja quais são eles!

Mesa

O conforto dos convidados deve estar em primeiríssimo lugar. Isso significa que a estrutura básica para servir uma refeição (pratos, talheres, copos) precisa estar garantida. Não se preocupe com o design da louça, pois os desenhos não precisam ser os mesmos. O primordial é que todo mundo tenha o próprio prato e que ninguém passe sufoco.

Cardápio

Não se estresse com a sofisticação do prato, lembre-se de que é mais certeiro servir algo simples e gostoso do que algo inesperado e que nem sempre será visto com bons olhos pelos seus convidados. Uma boa dica é escolher apenas um prato principal que agrade a todos e servi-lo com um acompanhamento.

Por exemplo, qual é o convidado que vai resistir a uma bela lasanha? O melhor de tudo é que, para montar algumas travessas do prato, não é necessário permanecer na cozinha enquanto todos os seus amigos estão na sala. É possível deixar tudo pronto e apenas colocá-las no forno para gratinar quando chegar a hora de comer.

Bebidas

Vale lembrar o quanto é chato chegar em uma festa com as mão vazias e não saber o que fazer — seus convidados também não vão gostar dessa sensação. Independentemente do momento do dia que a confraternização acontecerá, as bebidas têm que estar presentes desde o começo do evento, mas saiba que você não precisa de um serviço de garçom para garantir isso.

Basta acrescentar um espaço especial para as bebidas na sua sala ou em outro cômodo que abrigará o evento. Pode ser um balcão, uma mesa ou até um carrinho de chá, o importante é que as bebidas estejam dispostas no móvel e que haja copos e gelo. Assim que recepcionar o convidado, já apresente a “estação de bebidas”. Ele vai adorar!

Decoração

Por mais simples que a sua reunião seja, acrescentar alguns detalhes decorativos só aumenta a boa impressão dos seus colegas. Todos eles vão se sentir importantes e acolhidos, afinal, você reservou um tempo para decorar o espaço.

Não precisa exagerar nem investir muito para melhorar o ambiente. Algumas garrafas com flores, velas acesas ou arranjos com frutas já são o suficiente para deixar a sua casa mais aconchegante. Outro item bastante acessível e que funciona muito bem são as luzes decorativas. Use a sua criatividade para embelezar o evento!

Quando seus convidados vão pernoitar

Abrir a casa para os seus amigos ou parentes que moram longe e permitir que eles passem a noite no local pode ser um ótimo jeito de ser cordial e de recebê-los bem. Mas, para que tudo saia dentro dos conformes e que nenhuma das partes fique desconfortável, você vai precisar notar as necessidades da sua visita. Confira as principais questões sobre isso.

Quarto de hóspedes

Se você tem um quarto a mais em casa, seu convidado não precisará “dormir espremido” nem você terá que arranjar um colchão extra para ele descansar. O ponto principal desse cômodo deve ser oferecer conforto. Por exemplo, ofereça lençóis cheirosos, deixe o quarto livre do odor de naftalina e tenha armários livres para que o hóspede possa guardar as coisas pessoais.

Caso não haja um cômodo extra para o descanso da visita, é necessário que você gaste um pouquinho mais de tempo para ofertar conforto ao convidado. Garanta um espaço privado para que ele possa esticar as pernas e descansar. Quem sabe você possa até abrir mão da sua cama. Converse com ele e veja qual é a melhor alternativa!

Cozinha

Que tal perguntar ao seu hóspede o que ele gosta de comer? Informe-se sobre as restrições alimentares dele e, a partir dessa ideia, abasteça os armários da cozinha. Não precisa exagerar nesse sentido, tenha em mente a quantidade de dias que o convidado vai permanecer no seu lar e faça uma compra proporcional a esse tempo.

Banheiro

O ideal é que o banheiro esteja perto do quarto de hóspede, justamente para manter a sensação de privacidade da visita. A organização e a limpeza devem ganhar atenção, além do abastecimento de produtos higiênicos. Garanta que haja papel suficiente e mantenha alguns rolos guardados no banheiro.

Para demonstrar atenção e cuidado, vale a pena preparar uma bandeja com itens que o hóspede pode se esquecer de levar: cotonete, shampoo, pasta de dente, enxaguante bucal etc. Mantenha esses produtos no balcão do banheiro.

Vale lembrar que o conforto do convidado também depende da estrutura e da localização do seu lar! Afinal, receber bem também tem a ver com a qualidade da sua casa.

Quer ter um lar perfeito para receber seus amigos e colegas do melhor modo possível? Entre em contato com a Laredo, pois podemos ajudá-lo! Será um prazer atendê-lo!