Arquitetura e Design

Decoração retrô: conheça 6 dicas imperdíveis para o seu lar!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 24/09/2021
Decoração retrô: conheça 6 dicas imperdíveis para o seu lar!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Se você está na missão de decorar a sua casa nova e gostaria de incluir toda a sua personalidade com muito estilo nos ambientes, pode ser que tenha encontrado o guia perfeito. Neste post, a gente apresenta as melhores dicas para aplicar a decoração retrô no seu projeto.

A ideia do texto é indicar boas práticas decorativas, mas que você consiga aplicar de maneira rápida e fácil no seu lar. Ao todo, são 6 dicas incríveis sobre o décor retrô e cada um dos pontos oferta uma nova forma de construir o seu projeto decorativo. 

E então, você quer saber como decorar no estilo retrô? Siga a leitura e confira as melhores formas de fazer isso!  

1. Use papéis autocolantes

Como vamos abordar o tema “decoração retrô” sem falar sobre os azulejos antigos e cheios de detalhes? Pois é, eles são uma marca registrada desse estilo decorativo, porém, a ideia aqui é unir a modernidade com o estilo retrô, por isso, você não precisa se preocupar com a bagunça ou sujeira de obras de instalação de azulejo.

O mercado atual oferece versões de adesivos que imitam esse revestimento, assim você consegue, sem necessitar do apoio de um profissional e com real facilidade, aplicar toda a elegância desses azulejos no local que preferir, seja na cozinha, na lavandeira ou no banheiro.

2. Aposte na iluminação

Ainda falando da estrutura do ambiente a ser decorado, precisamos comentar sobre a importância da iluminação do projeto. As luzes corretas podem dar aquele toque de casa elegante e vintage que a gente tanto curte.

A dica sobre esse ponto é apostar em uma iluminação quente, daquelas do tipo incandescentes, sabe? É claro que com os avanços da elétrica podemos escolher lâmpadas mais sustentáveis, como as de LED com a mesma coloração amarelada. Conte com elas na sala de estar e no quarto, além de equipar os ambientes com luminárias e abajures no mesmo estilo dos de antigamente.

3. Mescle formas com o amadeirado

Chegando na parte das mobílias, é hora de aplicar toda a sofisticação do amadeirado na escolha dos móveis da sua casa. Saiba, porém, que nem tudo precisa estar com essa texturização: aposte em móveis-chave amadeirados e, para criar uma composição cheia de estilo e com a sua cara, mescle com peças de cores fortes.

A coloração da mobília faz muita diferença para o resultado final, por isso, preze por construir uma paleta de cores coerente e que combine, mas não deixe de investir nas suas cores preferidas. Lembre-se de que a sua casa precisa parecer com o seu sonho e não com a capa da revista.

4. Recicle peças antigas

Além de ser super sustentável, o hábito de reciclar peças antigas, seja de mobília ou de decoração, pode ser muito legal para a construção dos seus ambientes retrôs. A possibilidade de garimpo de elementos é enorme: vale aproveitar as cortinas, sofás e até porta-retratos.

Falando em objetos de decoração, não se esqueça de determinar um estilo para seguir durante o processo de adornamento da sua casa. Se decidir um ambiente mais clean, foque no minimalismo, já se preferir um resultado delicado, vale a pena investir em estampas florais e cores claras.       

5. Tenha plantas em casa

Seja para decorar o seu quarto, cozinha, banheiro ou sala de estar, as plantas são sempre bem-vindas e muitas vezes, além de embelezar, elas podem ser bastante úteis para o seu dia a dia. Entenda do que estamos falando com esta lista de sugestões:

  • na cozinha é possível incluir uma mini horta com vasinhos de barro, os temperos e ervas medicinais são muito funcionais;
  • no seu quarto, vale incluir algumas pequenas plantas em cima do criado-mudo, elas podem auxiliar na climatização do ambiente e na qualidade do ar;
  • para o seu escritório, a presença de qualquer planta pode oferecer relaxamento e criatividade;
  • na sala, um jardim vertical cai muito bem. Essa estratégia oferece maior amplitude do local e, é claro, charme e sofisticação. 

Decorar com plantas é garantia de conforto para os olhos e também de cuidado com a sua saúde mental, o que você acha? Lembre-se de incluir vasinhos retrôs, podendo ser aqueles pintados à mão ou até mesmo os cachepôs de barbante. A criatividade é o limite!

6. Pendure quadros

Incluir pinturas e fotos nos projetos de decoração é sempre uma boa sacada. No caso do estilo retrô, a escolha das imagens e das respectivas molduras faz muita diferença: filtros preto e branco ou sépia caem muito bem, mas não precisa focar apenas nessas opções!  

Dessa forma, você pode incluir fotos antigas que signifiquem questões importantes para você, como uma fotografia bonita que a sua mãe tirou quando era mais nova, ou, na falta desse recurso, vale contar com o apoio da internet para escolher as gravuras (flores, paisagens e peças de roupas são alguns exemplos do que pode agregar estilo ao projeto).

Decore a parede com diversidade

É claro que as suas paredes não precisam ser decoradas apenas com quadros e fotografias: você pode sair da caixa e inovar nas escolhas, incluindo pratos decorados, livros, plaquinhas com mensagens, espelhos emoldurados e até estatuetas (daquelas próprias para serem penduradas, com o verso reto).

Sem contar no clássico papel de parede que, entra ano e sai ano, está constantemente decorando as casas. Escolha papéis com estampas e cores mais neutras para garantir um efeito de maior amplitude no local e, se quiser ousar, separe uma parede de ambiente para carregar de cores e estampas chamativas.

Pronto! Agora você já conhece as melhores maneiras de aplicar a decoração retrô na sua casa! Só não vai se confundir com o estilo vintage, pois eles são realmente diferentes entre si. Você sabia disso?

O que difere o retrô do vintage é, basicamente, a inspiração de cada um: o vintage se inspirou na época antiga, cada uma das peças relacionadas a esse conceito refere-se a meados dos séculos 50 e 60. Já a decoração retrô se inspira no vintage para criar conceitos e peças.

Gostou de saber dessa curiosidade? Os seus amigos também vão curtir tanta informação legal: compartilhe com eles por meio das suas redes sociais!