Arquitetura e Design

4 dicas incríveis para utilizar livros na decoração da sua casa

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 27/10/2021
4 dicas incríveis para utilizar livros na decoração da sua casa
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Ao longo da história da humanidade, as obras escritas foram fontes inesgotáveis de conhecimento, sendo capazes de transportar os leitores para uma viagem na imaginação ou torná-los pessoas muito mais preparadas e capazes. Para os amantes da leitura, os livros são objetos mais do que essenciais, e certamente torná-los parte da decoração é uma ideia inspiradora. Por isso, preparamos dicas incríveis para utilizar livros na decoração da sua casa.

Eles podem casar perfeitamente com diversos ambientes, sendo um trunfo interessante para quem deseja mesclar estilo com praticidade. Muito além de estantes ou meras bibliotecas, o setor imobiliário começa a se render, cada vez mais, a essa tendência. Continue lendo o post e descubra como!

1. Use mesas, aparadores e prateleiras

O primeiro passo para utilizar livros na decoração da sua casa consiste em utilizar mesas, aparadores e prateleiras para acomodá-los. Nos dias de hoje, existem muitos projetos que se valem dessa premissa e aproveitam os móveis que você já teria, naturalmente, nos ambientes da sua residência.

Um aparador ou prateleira colocada estrategicamente em uma parede de destaque, por exemplo, ficará muito mais charmosa repleta de boas obras. Para mesas centrais, uma boa escolha é deixar os seus títulos favoritos ou um volume do autor que você mais admira.

2. Agrupe cores e formatos semelhantes

Existe uma máxima no universo da decoração que diz: “os iguais ficam juntos”. Isso é muito interessante do ponto de vista estético, pois cria uma sensação interessante para quem está no ambiente e confere maior conforto visual.

Por isso, se você tiver grandes coleções com vários livros similares, procure deixar todos agrupados em uma mesma prateleira ou nicho, gerando uma boa harmonia visual. Eles podem ficar empilhados ou apenas próximos uns dos outros.

3. Faça uma composição com outros objetos

Os livros também podem servir para uma bela composição com outros objetos. Essa é outra tendência que está em alta no mercado imobiliário e vem sendo empregada em composições de alto padrão ou mesmo em decorações de luxo.

Isso pode ser feito junto a esculturas, vasos de plantas ornamentais ou artigos de luxo. O mais recomendável é que as peças tenham relação com as obras, como no caso de um título de grandes escultores que fique junto a uma obra de arte.

4. Valorize edições e capas diferenciadas

Por fim, a última das dicas incríveis para utilizar livros na decoração da sua casa é valorizar as edições e capas diferenciadas. Em alguns países, existe até um mercado específico para isso, mas você pode apostar em obras e títulos que tenham também apenas um valor pessoal.

Dá para ser simples e original, colocando um pouco da sua personalidade no local em que você vive. São visualmente instigantes, vão bem com o passar do tempo e trazem mais cor, deixando qualquer ambiente mais bonito e contemporâneo.

Essas são algumas das melhores dicas incríveis para utilizar livros na decoração da sua casa. Cuidado apenas com os excessos e valorize obras de qualidade, para que o resultado seja o estilo que você espera no lugar em que vive!

Gostou de aprender essas dicas incríveis para utilizar livros na decoração da sua casa? Então, confira também nosso post sobre como fazer uma decoração minimalista!