Arquitetura e Design

Adesivo de parede: saiba como usar essa tendência para decorar a casa

Marcia Farias
Escrito por Marcia Farias em 09/01/2019
Adesivo de parede: saiba como usar essa tendência para decorar a casa
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A decoração é um elemento fundamental para quem busca beleza e harmonia em casa. Por isso é normal o cuidado na escolha do estilo dos móveis, objetos de decoração e até das cores. Sabia que o adesivo de parede pode ser a escolha ideal para personalizar ou criar um visual diferenciado para os ambientes?

Simples e com muitas formas e desenhos, ele é uma opção prática para promover mudanças, e o melhor, pode ser usado em praticamente todos os cômodos. Continue a leitura para descobrir como a adesivação pode ser a solução que você procurava para deixar cada canto do lar sempre renovado e em dia com as tendências!

Modernidade na decoração do lar

Antes os adesivos eram usados apenas nas janelas, em propagandas de marcas e artistas. Quem cresceu nas décadas de 80 e 90 provavelmente lembra como era febre entre crianças e adolescentes encher os vidros com os mais variados desenhos e formatos.

Mas hoje a adesivação elevou seu status, passando de brinde a elemento decorativo. Produzidos com alta tecnologia, materiais de alta qualidade e com uma enorme variedade de designs, ele hoje é uma alternativa para quem gosta de variar na decoração, sem precisar de reformas constantes nos acabamentos do lar.

Pode ser particularmente valioso também quando há receio de realizar grandes mudanças. Em vez de arcar com uma pintura personalizada em padrão geométrico naquele cantinho do hall de entrada, que tal aplicar um adesivo de parede com o mesmo padrão impresso?

O melhor é que a variedade na oferta permite que praticamente todos os cômodos possam ser adesivados — quartos, salas, cozinhas e até mesmo banheiros. Cansou? Basta remover a película, escolher outra composição e pronto!

Vantagens no uso do adesivo de parede

São muitos os benefícios de quem opta pelo adesivo de parede na hora de revigorar ou criar uma aparência única para a casa. Confira alguns a seguir!

Mudar o visual dos quartos infantis

Crianças crescem rápido e os gostos tendem a mudar na mesma velocidade. Por alguns meses, os unicórnios são o único sonho. Já no ano seguinte, o posto é ocupado pelo personagem de um desenho animado. Depois, o sonho é virar astronauta, e por aí segue.

É normal que essas alterações reflitam na decoração de quartos infantis. Porém, fica difícil acompanhar tudo isso sem pesar no bolso, correto? O adesivo de parede entra em cena como facilitador desse processo, pois com ele é possível trocar o tema sem grandes prejuízos.

Uma atividade bem legal é pedir para que os pequenos ajudem nas etapas, seja na retirada ou na colocação. Isso faz com que eles valorizem o trabalho e não se aventurem na remoção dos adesivos.

Esconder imperfeições nas paredes

Às vezes, determinado canto da parede apresenta uma falha na execução, ou na hora da reforma para criar um ambiente open concept foi necessário instalar uma viga para suporte. Que tal aproveitar para transformar um negativo em positivo?

O adesivo de parede tem o poder de criar um belíssimo ponto focal e faz com que um elemento fique mesclado ao resto do espaço como uma espécie de camuflagem.

Cobrir pequenas e grandes áreas

Os adesivos, ao contrário dos papéis de parede, vem em diferentes formatos e tamanhos. É possível usá-lo para cobrir uma parede inteira ou para um detalhe nas tomadas.

Além disso, eles servem como alternativa para elementos decorativos como quadros. Quem tem uma área gourmet, por exemplo, pode estampar num canto onde não cabe um quadro, uma imagem como um chapéu de chef ou uma frase que serve de inspiração na cozinha.

Personalizar

E por falar em frases que inspiram, uma outra vantagem da adesivação é a possibilidade de criar algo único. É possível solicitar a elaboração de um desenho personalizado  — a fala do seu filme favorito ou qualquer outra coisa que a imaginação mandar.

A partir disso, fica fácil criar composições exclusivas que refletem seus gostos e personalidade.

Dicas para a aplicação de adesivos

Agora que você já sabe porque os adesivos de parede são uma tendência superinteressante para investir, confira algumas dicas para obter um efeito incrível no seu projeto de decoração!

Escolha a partir do estilo do ambiente

A decoração pode ser feita por contraste ou continuação do efeito, mas é fato que ela precisa combinar. Uma boa maneira de escolher o adesivo perfeito é prestando atenção às cores.

Uma cozinha moderna e monocromática pode se beneficiar de um toque inusitado de cor. Que tal adesivar uma porta de armário ou a geladeira em vermelho vivo, no mesmo tom dos pendentes? Um luxo!

Quem curte ter plantas dentro de casa em um jardim vertical também pode se beneficiar do universo dos adesivos. Pode-se colocar como fundo da parede verde um tema de folhagem ou de madeira para ser o complemento perfeito da ambientação.

Invista em qualidade

Como todas as decisões na hora de montar a casa, a escolha dos adesivos também deve ser baseada na qualidade do produto. Modelos muito finos podem rasgar na hora de aplicar ou retirar, e se a cola for pouco aderente, ela pode soltar logo após a aplicação ou derreter e criar uma sombra amarelada.

A impressão é outro quesito que deve ser avaliado, visto que a fidelidade das cores e linhas garante que o resultado seja impecável, com naturalidade e bom acabamento.

Cuide na hora da limpeza

A durabilidade também é garantida a partir do seu cuidado com o produto. Na hora da aplicação, a parede precisa estar limpa, sem oleosidade ou sujeiras. Quanto mais lisa, melhor.

Crie um desenho para guiar o posicionamento na superfície — podem ser linhas feitas com lápis. Para ter a certeza do resultado, coloque o adesivo com o papel no local antes da colagem. Depois, alise a superfície com uma régua, rodo ou cartão, para evitar bolhas.

Por fim, faça a manutenção usando um pano seco ou levemente úmido, e em caso de dúvidas, consulte o fabricante.

Evite exposição direta e prolongada ao sol

Adesivos são perfeitos para uso interno. A exposição prolongada aos raios solares pode desbotar as cores, ressecar o produto ou causar reações na cola. Portanto, se a área de aplicação recebe muito sol, o melhor é buscar outros acabamentos.

Troque no caso de avarias

O adesivo de parede é algo relativamente barato e simples quando comparado a outros elementos decorativos. Portanto, se acontecer alguma coisa com o produto — avarias ou descolamento — o melhor é retirá-lo por completo para não comprometer o visual do ambiente.

Viu só como o adesivo de parede é um item de decoração incrível? Então, siga nossas dicas e aproveite para inovar e renovar a sua casa. Teste novas possibilidades e descubra combinações de desenhos, cores e texturas.

E aí, gostou do post? Ficou com alguma dúvida ou quer dividir sua experiência? Conte para a gente nos comentários!