Casa e Construção

Aquisição de terreno e construção: como funciona esse financiamento?

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 09/09/2021
Aquisição de terreno e construção: como funciona esse financiamento?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Por conta dos numerosos benefícios e da grande segurança que o setor imobiliário apresenta no Brasil, muitas pessoas estão pensando em investir no segmento. No entanto, com a grande valorização do mercado, nem sempre essa é uma tarefa simples. Por isso, preparamos este post mostrando como funciona o financiamento para aquisição de terreno e construção.

Essa pode ser uma opção certeira para quem não está com tantos recursos disponíveis em curto prazo, mas tem disposição e paciência para ir edificando a sua propriedade conforme suas economias permitirem, levando o imóvel de acordo com suas preferências. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto.

O que é o financiamento para aquisição de terreno e construção?

O financiamento para aquisição de terreno e construção, como o próprio nome já diz, é uma linha voltada para quem deseja comprar um terreno em conjunto aos materiais de construção. Com isso, a pessoa passa a ser dona de uma propriedade, ao mesmo tempo em que conseguirá erguer o novo lar, de acordo com suas preferências e necessidades.

Um ponto alto para quem utiliza tal opção é usar o famoso FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para quitar parte do pagamento. O valor cedido faz parte do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), e possui demandas parecidas com os financiamentos tradicionais, como juros baixos e extensos prazos de pagamento.

Quais as vantagens desse tipo de financiamento?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de financiamento para aquisição de terreno e construção, é bem provável que esteja considerando a opção para levantar o seu próximo imóvel. Caso ainda esteja em dúvida, não deixe de conferir as vantagens que separamos abaixo. Acompanhe.

Fazer um projeto personalizado

Uma das grandes vantagens de um financiamento para aquisição de terreno e construção é que ele permite fazer um projeto personalizado. Isso quer dizer que você poderá definir a planta conforme suas necessidades, com o número ideal de quartos para a família, a quantidade de banheiros que deseja, o tipo de cozinha e assim por diante.

Construir conforme a possibilidade

Outro benefício de fazer um financiamento para aquisição de terreno e construção é que você pode erguer tudo conforme sua possibilidade. Por isso, é um investimento muito inteligente, que não faz você estourar o orçamento. O fato de direcionar a própria obra também permite que você pesquise promoções e use o recurso da melhor forma possível.

Aproveitar o potencial de valorização

Por fim, não dá para falar das vantagens de um financiamento para aquisição de terreno e construção sem dizer que existe um tremendo potencial de valorização. Você pega uma linha de empréstimo vantajosa e usa o dinheiro para a edificação de um patrimônio, que trará maior segurança para você e sua família em curto, médio e longo prazo.

Agora que já sabe como funciona um financiamento para aquisição de terreno e construção, avalie se essa não é uma possibilidade interessante para o seu perfil.

Gostou de aprender como funciona o financiamento para aquisição de terreno e construção? Ficou interessado em adquirir o seu? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!