Casa e Construção

Compra de lote: tudo que deve ser feito antes, durante e depois da compra

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 06/09/2021
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

1. Introdução

As vantagens de adquirir um lote para a construção da casa própria são muitas. Por meio desse patrimônio, você tem a possibilidade de diversificar seus investimentos, além de poder construir um imóvel personalizado e que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para que esse processo não tenha problemas em nenhuma das etapas, existe a necessidade de conhecer cada uma das fases do negócio. Há pontos de atenção para o momento que antecede a compra, bem como questões burocráticas durante o fechamento do contrato. Além disso, merecem destaque alguns cuidados logo após a negociação, de modo que você possa usufruir do patrimônio sem nenhum imprevisto.

Pensando nisso, elaboramos este material, para que você fique por dentro dos principais tópicos sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

2. O que é preciso fazer antes da compra do lote?

Inicialmente, destacaremos as principais etapas que devem ser executadas antes da compra do lote. Confira!

2.1. A importância do planejamento financeiro

Antes de mais nada, existe a necessidade de contar com um bom planejamento financeiro para a compra de um lote. A partir dessa estratégia, as chances de você conquistar um patrimônio como esse sem comprometer a renda familiar aumentam consideravelmente, contribuindo para que você usufrua desse bem sem atrair dívidas.

Mas como efetuar um bom planejamento? O primeiro passo é organizar as finanças e estabelecer metas de poupança. Assim, você terá a oportunidade de entender quais são os principais gastos e quais são aqueles custos que podem ser dispensados, além de ter a chance de analisar quanto pode guardar mensalmente para que esse objetivo seja atendido.

Além disso, é preciso levar em consideração a importância de investir o dinheiro guardado. Afinal, dinheiro guardado é sinônimo de dinheiro parado, sem chances de se desenvolver e trazer ganhos. Por essa razão, pode-se aplicar o dinheiro em um rendimento seguro de renda fixa. Atenção: caso você recorra a essa estratégia, precisa conhecer o seu perfil de investidor, além de entender muito bem sobre o assunto para que os riscos sejam menores.

Ao final, tenha tranquilidade para escolher aquele lote que mais se adéqua ao que você procura. Com muita pesquisa, você terá a possibilidade de encontrar um lote que esteja em boa localização, além de contar com diferenciais para quem o adquire.

2.2. A pesquisa para a melhor escolha

Como abordamos sobre a pesquisa, vamos explicar mais detalhadamente como ela deve ser feita. Para isso, é preciso analisar em um primeiro momento quais são as suas expectativas para o investimento, bem como os seus objetivos. Deseja construir uma casa para vender futuramente? Quer residir no imóvel? Assim, você tem a possibilidade de filtrar as alternativas existentes no mercado.

Quem for morar naquele espaço, por exemplo, precisa entender quais são as opções próximas ao local que permitem uma maior facilidade em seu dia a dia, bem como deve avaliar como será o seu deslocamento na rotina.

Analise, ainda, os lotes existentes em condomínios fechados. Hoje, existem empresas que constroem empreendimentos focados no bem-estar do morador e na segurança de seus condôminos, além de oferecerem benefícios que melhoram o convívio social e também a qualidade de vida.

2.3. As vantagens de adquirir o lote por uma urbanizadora

Afinal, por que você deve pensar em adquirir o lote por meio de uma urbanizadora? Destaca-se, inicialmente, o fato de que você vai contar com profissionais capacitados para fazer um projeto personalizado, uma vez que as urbanizadoras contam com importantes parcerias. Além disso, empresas como essas buscam construir seus empreendimentos em locais de área de extensão urbana, que crescem em escala exponencial.

Isso sem falar que você vai se mudar para um local totalmente integrado com a natureza e próximo de um centro urbano que conta com todas as facilidades necessárias para o seu cotidiano.

No entanto, como escolher uma urbanizadora que seja de confiança e atenda às suas necessidades? O primeiro passo é conhecer o histórico da loteadora. Analise os comentários feitos por outros clientes nas redes sociais e em sites de reclamação. Hoje, com a facilidade de as pessoas deixarem seus pontos de vista nos principais canais, ficou mais fácil entender como foi a experiência de outros clientes com aquele negócio.

Deve-se avaliar, ainda, qual é a documentação da prefeitura municipal que autoriza a obra. Assim, você vai evitar ter problemas futuros no que diz respeito a aspectos burocráticos. Por fim, verifique as características do lote e analise o atendimento dos profissionais da urbanizadora. Esse é um investimento importante, que exige da empresa o oferecimento de todo o suporte necessário aos seus clientes no que diz respeito às principais dúvidas sobre o tema.

3. Ao que é preciso estar atento durante a compra de um lote?

Agora que você já sabe os principais pontos que devem ser avaliados antes de comprar um lote, chegou o momento de apresentarmos dicas para a etapa da compra. Veja!

3.1. A documentação necessária

A documentação necessária é um dos quesitos que geram mais dúvidas entre as pessoas no momento de adquirir um lote. Como é preciso de itens tanto do comprador quanto do lote e do vendedor, vamos separar essa explicação em 2 tópicos.

Documentos pessoais exigidos do comprador:

  • cópia autenticada da carteira de identidade;
  • cópia autenticada do CPF;
  • certidão de nascimento ou de casamento, de acordo com o estado civil;
  • comprovante de endereço;
  • comprovantes de renda.

Documentos exigidos que fazem parte do terreno ou do lote:

  • certidão de propriedade do imóvel (no caso, o lote) — é preciso que ela esteja atualizada no Fórum. De acordo com a região, também pode ser feita em cartório local;
  • histórico do terreno — com o documento anterior em mãos, existe a possibilidade de levantar todo o histórico do lote;
  • IPTU;
  • certidão negativa de débitos — pode ser solicitada na prefeitura, para que haja a verificação de que não há nenhum valor pendente para a compra.

3.2. O contrato

Existe a necessidade de um entendimento preciso sobre os principais pontos do contrato. Entre os tópicos a serem avaliados, procure analisar o valor da propriedade que consta no documento, além de entender quais são as parcelas mencionadas, tanto no que diz respeito à entrada quanto aos juros, para eventuais atrasos.

Analise ainda a qualificação das partes, certificando-se de que todas as informações foram preenchidas corretamente, bem como as condições específicas do terreno. Analise também as metragens contidas e as declarações de restrições urbanísticas do loteamento.

Todos esses pontos contribuirão para que você não tenha imprevistos em nenhuma das etapas do negócio, possibilitando atender às expectativas e diminuindo as chances de imprevistos em quaisquer fases.

3.3. Os tipos de financiamento

Para quem deseja optar por um financiamento, é preciso entender quais são os tipos existentes no mercado, bem como as alternativas de amortização da dívida. Entre os mais comuns, destaca-se o Sistema Financeiro de Habitação, também conhecido como SFH. Por meio dele, você tem a possibilidade de utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, além do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos.

Para se encaixar nesse tipo de financiamento, é preciso seguir alguns critérios básicos:

  • a parcela não deve comprometer 30% da renda do contratante;
  • o prazo deve ser de até 35 anos (420 meses);
  • para que a compra seja efetuada, ela deve ser feita exclusivamente por pessoa física;
  • a taxa de juros pode ser de até 12% a.a.;
  • o percentual máximo de financiamento é de 70% para imóveis usados e 80% para imóveis novos.

Já o Sistema Financeiro de Habitação, também conhecido como SFI, foi uma modalidade criada pelo Governo Federal para substituir algumas carências do SFH. Nele, não há limite para a renda comprometida, além de poder ser utilizado tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. Em relação à taxa de juros, é variável, caindo para 10% em 2018.

Em relação à amortização das dívidas, é possível optar pela Tabela SAC, Price e Sacre:

  • SAC — a dívida é decrescente, uma vez que os juros são cobrados em cima do valor ainda devido pela pessoa;
  • Price — parcelas variam de acordo com a inflação;
  • Sacre — prestação crescente até certo ponto, quando começa a diminuir.

3.4. O financiamento com uma urbanizadora

Caso você não tenha se interessado por nenhum dos financiamentos oferecidos pelas instituições financeiras, tem a oportunidade ainda de contar com o empréstimo feito pela própria urbanizadora. Mais uma vantagem de fechar negócio com uma empresa como essa, uma vez que ela facilita a negociação e centraliza os contatos.

Nesse cenário, destaca-se a vantagem de que, normalmente, os bancos não oferecem o financiamento para empreendimentos que ainda estão em construção. Assim, o ideal é buscar por uma empresa que ofereça essa alternativa, concorda? Entre os ganhos, há o fato de que os processos são mais facilitados, além de existir menor burocracia do que nas instituições tradicionais.

O cliente ainda tem a oportunidade de financiar diretamente com a construtora, podendo migrar para um financiamento bancário assim que for construir o seu imóvel.

Entre os documentos solicitados, podemos citar:

  • identidade;
  • CPF;
  • certidão de nascimento ou de casamento, de acordo com o estado civil;
  • comprovante de renda, com exigências bem menores do que as solicitadas pelas instituições.

4. Comprei o lote: quais são os pontos de atenção?

Escolheu o local, o tipo de financiamento a ser executado e optou pela urbanizadora de maior destaque na sua região? Chegou o momento de entendermos quais são as etapas que merecem a sua atenção depois que o negócio for fechado. Confira!

4.1. Definir os objetivos quanto ao investimento

O primeiro passo que contribuirá para que o seu investimento atenda às expectativas iniciais é definir o objetivo quanto ao projeto. Deve-se analisar, por exemplo:

  • O que você prefere em um imóvel: casa maior ou área externa maior?
  • Quantos moradores ocuparão aquela residência?
  • É de seu interesse receber visitas frequentemente?
  • Se você for recém-casado, deseja construir uma família?

Assim, ao ter as respostas para esses questionamentos, naturalmente ficará mais fácil montar um projeto com um profissional qualificado. Contando com um bom planejamento inicial, as chances de precisar de reformas mais à frente são reduzidas consideravelmente, uma vez que você vai analisar qual é o modelo ideal para a sua casa pensando em longo prazo.

4.2. Contratar arquitetos para elaborar o projeto de sua residência

Aliar funcionalidade às suas expectativas: esse é um dos principais desafios para a construção de uma casa. Muitas vezes, apesar de a ideia parecer boa, na prática, pode trazer consequências negativas para o seu dia a dia, o que gerará insatisfação com o resultado final.

Porém, caso você contrate arquitetos que entendam sobre o assunto e já tenham expertise de mercado, esse risco praticamente não vai existir. Entre as vantagens de contar com o apoio desse tipo de profissional, destacamos:

  • melhor planejamento para todas as etapas da obra;
  • maior segurança para o resultado do seu projeto;
  • mais economia para o seu bolso, uma vez que os produtos escolhidos serão de qualidade;
  • conforto no resultado final;
  • projeto moderno e valorizado ao longo do tempo, para os casos de futuros investimentos.

4.3. Escolher fornecedores

A construção de uma casa envolve uma série de fornecedores. Por essa razão, da mesma forma que você pesquisou bastante para a escolha do lote, chegou o momento de conhecer quais são os principais nomes do mercado em sua região.

Aqui, deve ser avaliado o custo-benefício de cada uma das alternativas disponíveis. Afinal, adquirir itens apenas por conterem um preço abaixo da faixa não é o mais indicado, uma vez que isso poderá trazer danos em longo prazo para a sua construção (o famoso barato que sai caro).

Por essa razão, mais uma vez, destacamos sobre a importância de contar com um profissional qualificado, que vai orientar em todas as etapas, justamente por ele também entender sobre os produtos que tem mais qualidade e por poder auxiliar em todas as decisões.

5. Conclusão

Neste conteúdo, você pôde compreender quais são as etapas para a compra de um lote e o que deve ser avaliado em cada uma delas. Conforme abordado, todas as fases exigem um bom planejamento, de modo que você tenha a oportunidade de analisar bastante os seus objetivos e encontrar produtos e fornecedores que estejam de acordo com as suas expectativas.

Assim, você terá um resultado final de acordo com o esperado, contribuindo para o bem-estar e para a qualidade de vida de toda a sua família.

6. Sobre a Laredo Urbanizadora

A Laredo Urbanizadora nasceu de um sonho: construir empreendimentos horizontais que promovessem qualidade de vida, bem-estar e convívio familiar em áreas de expansão urbana.

A empresa desenvolve projetos conceituais referência pela exclusividade e diferenciação, promovendo a integração com a natureza e utilizando a tecnologia para criar empreendimentos que valorizam a sustentabilidade em todos os sentidos. Um universo particular que fortalece os laços para que os nossos valores estejam presentes no nosso dia a dia.

Laredo e você, conectados com a vida

Fluxo de Nutrição

E-mail 1

Assunto: E-book: compra de lote. Saiba mais!

Olá, *|PRIMEIRO_NOME|*!

Sou *|REMETENTE|*, da Laredo Urbanizadora, um empreendimento horizontal de condomínios fechados.

Notei que você baixou nosso e-book “Compra de lote: tudo que deve ser feito antes, durante e depois da compra”. Acredito que o material poderá contribuir significativamente para que você tire suas dúvidas sobre esse assunto.

No e-book, explicamos em três tópicos cada uma das fases desse processo, permitindo que você passe por todas elas sem grandes dificuldades.  

Se você quiser acessar o material mais tarde, o link estará sempre disponível!

ACESSE AGORA MESMO O E-BOOK SOBRE COMPRA DE LOTES

Estou à disposição para qualquer dúvida que possa surgir durante a leitura do material.

Em breve, entrarei em contato novamente para enviar mais conteúdos que possam trazer conhecimento a você.

Até lá!

Abraços,

*|REMETENTE|* | Laredo Urbanizadora

 

E-mail 2

Assunto: Quero construir uma casa: o que é preciso saber?

Olá, *|PRIMEIRO_NOME|*. Como vai?

Você baixou o e-book “Compra de lote: tudo que deve ser feito antes, durante e depois da compra” e talvez já tenha concluído a leitura. Ficou alguma dúvida sobre esse processo? Se sim, conte comigo!

Quem adquire um lote para a construção de uma casa, precisa estar atento aos principais pontos referentes a esse processo. Existem normas, por exemplo, que devem ser seguidas, evitando problemas com questões legais.

Falando nesse assunto, você ainda não conhece as vantagens de adquirir um lote grande para a construção de sua casa?

Selecionamos dois conteúdos sobre esses temas que poderão ajudar na sua decisão.

ENTENDA SOBRE AS NORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CASAS

7 MOTIVOS PARA ADQUIRIR UM LOTE GRANDE PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA CASA

Espero que o conteúdo seja útil!

Abraços!

*|REMETENTE|* | Laredo Urbanizadora

 

E-mail 3

Assunto: Como escolher uma urbanizadora de confiança?

Oi, *|REMETENTE|*. Tudo bem?

Você ainda está pesquisando sobre os cuidados para a compra de um lote?

Pela minha experiência, pessoas que se interessam em saber sobre compra e venda de lotes também têm dúvidas quanto à escolha de uma urbanizadora de confiança.

Por essa razão, selecionei um conteúdo que traz as principais informações que você deve saber sobre o assunto, além de apresentar mais um artigo que mostra de que maneira funciona o financiamento em uma empresa como essa.

ENTENDA COMO UMA URBANIZADORA AUXILIARÁ NO FINANCIAMENTO

AFINAL, O QUE AVALIAR PARA ESCOLHER UMA URBANIZADORA?

Boa leitura! Lembre-se: basta me chamar se quiser algum auxílio ou se estiver com alguma dúvida.

Abraços,

*|REMETENTE|* | Laredo Urbanizadora

 

E-mail 4

Assunto: Conheça a Laredo Urbanizadora!

Oi, *|PRIMEIRO_NOME|*. Tudo bem?

Sou o *|REMETENTE|*, da Laredo Urbanizadora.

Há algum tempo, você baixou o e-book “Compra de lote: tudo que deve ser feito antes, durante e depois da compra”. Ficou com mais alguma dúvida? 

Já que você se interessou por esse tema, saiba que a Laredo Urbanizadora pode auxiliá-lo a encontrar o local ideal para a sua aquisição.

Para ter um direcionamento mais adequado sobre as suas necessidades e principais dúvidas, além de um tratamento personalizado, é essencial contar com o auxílio de um profissional especialista nesse segmento.

VISITE O SITE E SOLICITE O CONTATO COM UM CONSULTOR

Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida que você tenha a respeito do nosso serviço!

Abraços,

*|REMETENTE|* | Laredo Urbanizadora

=======================================================================

LANDING PAGE

O que fazer antes da compra do lote?

Antes de adquirir um lote, é preciso estar atento a alguns cuidados específicos para garantir a segurança do negócio. Descubra quais são eles!

E durante a compra?

Além disso, é essencial entender o que deve ser analisado no contrato, bem como conhecer os principais modelos de financiamento do mercado. Confira!

Compra concluída. E agora?

Mãos à obra! Confira nossas principais dicas para que você construa a casa que sempre sonhou!