Casa e Construção

Soluções para terrenos poentes? Conheça, agora, 5 dicas!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 15/09/2021
Soluções para terrenos poentes? Conheça, agora, 5 dicas!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Se você quer investir e ampliar seu patrimônio, com certeza já deve ter pensado na possibilidade de comprar um imóvel. Optar pela compra de um terreno para a construção é uma decisão inteligente, seja para moradia, aluguel ou até mesmo a revenda.

Na hora de pesquisar pelo lote, é natural ter dúvidas e se deparar com preços diferenciados. No mercado imobiliário, existe um padrão comercial onde os imóveis com posição para o sol nascente são mais valorizados na hora da compra e venda.

Terrenos com sol poente podem ser uma dor após a compra, caso algumas boas práticas não sejam feitas desde o projeto de construção até o design de interiores. No entanto, podem ser uma ótima opção de investimento, se você seguir algumas dicas especiais.

Neste post, você confere 5 soluções para terrenos poentes. Aproveite a leitura!

Por que o terreno poente é mais barato?

No hemisfério sul, onde o Brasil está localizado, principalmente na região nordeste do país, os terrenos poentes tendem a ser desvalorizados, podendo chegar até 10% comparando com os lotes nascentes. Isso acontece por causa do calor excessivo que essa posição causa ao imóvel. No entanto, existem diversas soluções para terrenos poentes que podem ser implementadas e fazer com que você consiga comprar um lote a um preço bem competitivo no mercado.

Quando a construção não é feita sob a consultoria de um engenheiro e um arquiteto, a tendência é que o imóvel seja erguido sem considerar as técnicas adequadas para cada perfil de terreno. A consequência disso é um imóvel quente, com a necessidade do uso contínuo de ar-condicionado, o que encarece a conta de energia.

Com as nossas dicas, você conhecerá soluções para terrenos poentes que servem tanto para quem vai construir quanto para quem já tem um imóvel poente. Lembre-se de buscar por profissionais especializados para ajudar você a colocar em prática as dicas a seguir.

1. Use revestimentos frios na faixada

Na concepção do projeto arquitetônico do imóvel é importante considerar a implementação de revestimentos frios nas áreas externas. Esses materiais ajudam a reduzir o impacto do calor ao deixarem o ambiente mais fresco. Hoje, os revestimentos externos frios mais usados são a ardósia, granito, mármore e pedras naturais, como a São Tomé.

O mesmo pode ser feito na parte interna do imóvel. Você pode optar por cerâmicas ou piso em porcelanato para deixar o ambiente mais fresco. De maneira geral, o porcelanato tende a deixar o ambiente ainda mais fresco do que as tradicionais cerâmicas. Além disso, é um tipo de revestimento que valoriza o imóvel também pela sua beleza.

2. Aposte no uso de um jardim vertical

Além de deixar o ambiente conceitual, os jardins verticais são soluções para terrenos poentes que podem ser usados tanto na parte externa como na parte interna do imóvel. O ideal é que a instalação seja feita na parede onde há maior incidência solar, e próximo a uma fonte de água. Você pode optar por preencher toda a parede ou instalar um quadro vivo.

O mais legal dessa estratégia é que ainda gera economia, porque é possível escolher um modelo de instalação em que o sistema de rega é totalmente sustentável: há uma entrada para que você coloque a água e ela passa por canais que a distribuem para todas as plantas, e você retira o excesso por meio de uma válvula acima, na parte de baixo do quadro.

As plantas instaladas em jardins verticais são escolhidas conforme a sua região e as particularidades do seu imóvel, para garantir que elas, além de serem um recurso decorativo, ajudem a reduzir o excesso de calor sem que você gaste muito. É importante destacar que essa técnica não oferece nenhum risco à estrutura: as plantas são instaladas em suportes com sacos de tecido interligados, e não diretamente na parede.

3. Invista na geração de energia solar

Uma ótima forma de aproveitar bem os terrenos poentes é instalar um sistema de geração de energia. Por ser uma posição que recebe mais intensidade de raios solares, ela é ideal para a instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia. Dessa forma, você conquista a redução na sua conta de energia.

É possível fazer a instalação de GD (Geração Distribuída), onde você produz energia para a rede e o que é gerado se torna crédito com a concessionária. Além disso, é possível contar com um gerador, que vai armazenar a energia e ser ativado caso a rede da concessionária sofra alguma instabilidade. Na produção de energia solar, você também valoriza o seu imóvel.

4. Instale uma manta térmica

Você já ouviu falar em manta térmica? Ela faz a mesma função dos revestimentos frios. Ela deve ser instalada no telhado para refletir o calor, evitando com que ele seja absorvido no ambiente interno do imóvel. É uma estratégia eficaz e que deve ser feita por profissionais que são especializados no assunto.

Além de ser instalada no telhado, é possível aplicar a manta térmica também para isolar o calor da parede. No mercado, você pode encontrar opções feitas com lã de carneiro, sintética, espuma de poliuretano e de poliestireno com lâminas refletivas. A escolha delas depende do seu orçamento.

5. Use lâmpadas de LED

Uma dica que não pode faltar no seu imóvel é o uso de lâmpadas LED. Essa dica vale como solução para terrenos poentes ou não. Esse modelo de lâmpada, além de reduzir o calor, contribui para diminuir o valor da conta de energia. Ela tem um alcance maior de luminosidade.

Se você aliar o uso da lâmpada LED com um projeto luminotécnico, com certeza conseguirá potencializar os resultados. Ele é feito por um profissional especializado que vai ajudar você a reduzir custos até na compra de luminárias, ao realizar o cálculo de luminosidade local e definir a posição adequada para a instalação delas.

Há outras soluções para terrenos poentes que você pode colocar em prática para aproveitar bem esse posicionamento. No design interno do imóvel, por exemplo, é interessante investir em tons mais claros na hora de decorar. Isso vale tanto para a pintura das paredes como para a escolha dos móveis. De acordo com a Teoria das Cores, tons mais claros absorvem menos o calor ambiente. Saber aproveitar bem as oportunidades é o segredo da realização dos seus sonhos, seja para moradia, lazer ou investimento.

O que você achou deste post? Se gostou e quer saber mais sobre temas semelhantes, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube!