Mesmo já sendo bastante desenvolvido e valorizado, o mercado imobiliário brasileiro está em constante evolução, de forma a oferecer às pessoas alternativas que atendam com maestria às suas necessidades. Diante dessa realidade, você não pode deixar de conhecer os principais benefícios de morar em bairros planejados.
Os bairros planejados são espaços urbanos modernos, construídos a partir de projetos que consideram os aspectos urbanísticos e a qualidade de vida dos moradores. Trata-se de uma opção de moradia com toda a infraestrutura já pronta.
Quer descobrir se essa é a escolha certa para você? Continue a leitura e confira o conteúdo a seguir!
Localização
Um diferencial de comprar imóveis em bairros planejados é a localização. A empresa responsável pelo loteamento realiza um estudo prévio de tendência de crescimento da região para definir o local do empreendimento.
Nesse sentido, os bairros planejados se destacam por estarem em localizações que devem apresentar um crescimento ao longo dos anos subsequentes, gerando uma alta valorização do investimento, ou seja, do imóvel adquirido.
Esse é um aspecto interessante para avaliar na hora de comprar um imóvel, porque, geralmente, essa é uma aquisição que conta com um financiamento de longo prazo.
Então, investir em um patrimônio físico com certeza de valorização e projeção de retorno financeiro é uma decisão inteligente, principalmente para quem quer fazer uma aquisição com um menor valor. Afinal, os imóveis em bairros centrais são sempre mais caros.
Infraestrutura completa
Não tem jeito: um dos benefícios de morar em bairros planejados é a estrutura completa que esse tipo de local oferece para seus moradores.
Isso é ainda mais relevante se os compararmos aos bairros comuns, sobretudo nos grandes centros urbanos. Tais áreas tiveram um crescimento desordenado e, muitas vezes, baseado no improviso.
Com um planejamento adequado, inverte-se a ordem das coisas e monta-se a estrutura antes de qualquer coisa. O que acontece a partir daí é o oposto daquilo que costumamos ver nos jornais.
Esqueça vias sem asfalto, enchentes ou rede de saneamento básico inadequada. Ruas muito estreitas e árvores sem poda também não terão vez.
Em um bairro planejado, a qualidade de vida vem em primeiro lugar. Quem mora nesses locais terá:
- uma rede elétrica funcional;
- um excelente sistema de drenagem e esgoto;
- abastecimento de água sem falhas;
- nenhum tipo de problema na circulação de carros ou pessoas (inclusive visitantes).
Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade faz parte do dia a dia das empresas. Afinal, clientes e investidores avaliam esse aspecto na hora de realizar uma compra ou investir dinheiro. Uma empresa de loteamento, responsável por bairros planejados, segue esse mesmo movimento. É um negócio e deve atender aos critérios que o mercado tem cobrado quando o assunto é qualidade de gestão.
Sendo assim, os bairros planejados contam com uma engenharia de infraestrutura que contempla não somente o lazer e a segurança dos moradores, mas também com recursos que tornam o local mais sustentável.
No caso de bairros planejados de condomínios fechados, por exemplo, é possível encontrar coleta da água da chuva e uso de energia renovável para suprir a demanda energética das casas dos locais. Outro aspecto também é a coleta seletiva.
Ainda sobre sustentabilidade, os bairros planejados são preparados de uma forma que seja possível o seu crescimento sem que haja perda na qualidade de vida dos moradores.
Mais segurança
Infelizmente, outro problema ainda muito comum no Brasil é o nível elevado de criminalidade, em especial nas cidades grandes.
Nesse contexto, os bairros planejados também são vantajosos, uma vez que oferecem mais segurança a seus moradores e visitantes pelos mais diversos motivos.
Na maioria das vezes, os projetos incluirão aparatos de vigilância e, dependendo do tamanho do lugar, controle de entrada ou saída na portaria e câmeras de monitoramento.
De qualquer forma, o simples fato de ser um local organizado, bem iluminado e com ruas largas já é o suficiente para dissuadir a ação de meliantes.
Tranquilidade na compra
Adquirir um imóvel exige duas coisas: organização e paciência. Organização para ter uma saúde financeira positiva para conquistar o sonho da casa própria e paciência para lidar com as burocracias que isso pode gerar.
Uma delas é o próprio processo de compra: é preciso dar um valor como sinal de entrada e financiar o restante. Dependendo do seu banco, pode ser difícil conseguir essa liberação de crédito e isso pode até desanimar de comprar um imóvel.
Mas, ao optar por bairros planejados, geralmente, as loteadoras oferecem um sistema próprio de financiamento. Isso desburocratiza o processo de compra e te coloca ainda mais perto da conquista da casa própria.
Documentação cristalina
Ao comprar um terreno em um bairro planejado, você automaticamente está escapando de alguns tipos de problemas que são relativamente comuns no mercado imobiliário brasileiro. Tais questões atingem principalmente quem investe em um lote de procedência duvidosa.
Infelizmente, é comum que criminosos deem golpes com a venda de imóveis inexistentes e até mesmo que foram invadidos. É preciso ter atenção para não entrar em uma situação assim. Por isso, buscar uma empresa de loteamento conheicda no mercado é o melhor caminho.
As empresas mais sérias, responsáveis pelos empreendimentos planejados, costumam oferecer garantia para todas as questões legais, o que acaba fazendo dessa escolha uma opção bastante vantajosa.
Uma boa urbanizadora fará tudo de acordo com o Plano Diretor Municipal, as regras de construção vigentes e as demais exigências da nossa lei.
Áreas de lazer
Outro dos principais benefícios de morar em bairros planejados é que esses locais costumam contar com uma excelente área de lazer para os moradores.
Em um momento no qual boa parte das pessoas está querendo fugir do estresse dos centros urbanos e deseja melhorar a qualidade de vida de toda a família, esse é um detalhe imprescindível.
Obviamente, os espaços e equipamentos variam de acordo com o empreendimento, mas alguns são bastante comuns, como as quadras poliesportivas, as piscinas e os campinhos de futebol.
Para quem tem filhos pequenos, contar com um parquinho, uma piscina infantil e um salão de festas, por exemplo, pode ser bem interessante.
As pessoas que estão preocupadas com a saúde e a boa forma também costumam ser contempladas pelos bairros planejados — que eventualmente oferecem academias de ginástica bem equipadas, quadras de tênis, sauna e até mesmo spa.
Homens, mulheres, crianças e idosos podem aproveitar esses ambientes, cada qual à sua maneira!
Disponibilidade de serviços
A ampla disponibilidade de serviços é mais umas das principais vantagens de morar em bairros planejados, pois o próprio planejamento do empreendimento prevê esse tipo de comodidade para seus moradores.
A ideia é prover a maioria das necessidades básicas das pessoas no mesmo lugar, sem que elas precisem de grandes deslocamentos.
Para tanto, é estimulado o desenvolvimento de um comércio, com a abertura de pequenos estabelecimentos voltados ao público interno.
Esses espaços são associados à estrutura e à demanda do local, como mercados, bancas de jornal, padarias, farmácias, lanchonetes, escritórios, restaurantes e até escolas.
Possibilidade de empreender
Como dissemos, um dos pontos positivos de morar em um bairro planejado é a boa disponibilidade de serviços. No entanto, você já pensou que pode se beneficiar disso não apenas como um morador e cliente, mas até mesmo enquanto profissional?
Imagine como seria interessante ter boas margens de lucro e ganhar dinheiro no próprio lugar em que você vive. Dependendo da sua área de atuação e do seu tino comercial, existirão excelentes possibilidades para empreender.
Há pessoas que aproveitam que loteamentos novos de bairros planejados para começar um negócio, como uma padaria e supermercado. Considerando a projeção de crescimento, é uma decisão interessante até por não ser tão fácil encontrar um concorrente no início do bairro. Isso significa ser pioneiro e ainda conquistar clientes ao criar um senso de tradição local.
Outra forma de monetizar o imóvel é por meio da locação. Hoje, há diversas formas de locação e não fica restrita ao contrato de longo prazo. Com o avanço das plataformas digitais, há muitas pessoas lucrando com o aluguel de temporada.
Preços mais acessíveis
Por fim, outro dos principais benefícios de morar em bairros planejados é que, mesmo com todas as comodidades oferecidas, esses locais costumam proporcionar preços mais acessíveis (por incrível que pareça).
Isso é ainda mais comum se o empreendimento estiver na fase de obras, visto que os clientes terão que esperar até a estrutura ficar pronta.
Os bairros tradicionais e os imóveis antigos já têm um valor inflacionado. Dessa maneira, quem abre a mente e busca por uma região que ainda esteja em desenvolvimento terá o seu dinheiro mais valorizado.
Além disso, há a possibilidade de adquirir um imóvel diferenciado, que proporcione muito mais qualidade de vida, mesmo sem ter que pagar muito caro por isso!
No conteúdo acima, nós observamos alguns dos principais benefícios de morar em bairros planejados. Essa pode ser uma excelente opção para você que deseja ter um estilo de vida mais tranquilo e saudável, especialmente se encontrar um empreendimento de uma urbanizadora renomada no mercado da sua região.
Então, o que você achou deste artigo? Se você gostou do nosso post, então acompanhe as nossas novidades nas redes sociais: estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter!