Condomínio Horizontais

Saiba como é feita a análise de crédito imobiliário!

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 16/01/2023
Saiba como é feita a análise de crédito imobiliário!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Não é novidade para ninguém que as propriedades podem ter preços elevados, especialmente nos maiores centros urbanos. Afinal, o setor imobiliário é muito valorizado no país, e os imóveis, invariavelmente, oferecem muitos benefícios. Pensando nisso, resolvemos preparar um post mostrando como é feita a análise de crédito imobiliário.

O financiamento acaba sendo o caminho mais viável para a maioria das pessoas, mas é preciso obter a aprovação. Compreender melhor como o procedimento funciona, portanto, permite adotar algumas medidas assertivas e conseguir a liberação do recurso com mais facilidade. Continue sua leitura e veja como fazer isso!

Afinal, o que é a análise de crédito?

A análise de crédito é uma das etapas iniciais de qualquer financiamento imobiliário, tendo em vista que a instituição credora precisa ter informações e alguma garantia de que o solicitante conte com as mínimas condições de arcar com as prestações que serão estipuladas em contrato. Na realidade, é uma forma de dar mais segurança para o banco e o cliente.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a essa fase, mas o fato é que, na maioria das vezes, ela não apresenta maiores complexidades, servindo apenas para avaliar o perfil. Para isso, são levados em consideração alguns dados, como renda, capacidade financeira, características profissionais, histórico de dívidas, entre outros fatores.

Qual a sua importância para o financiamento de imóvel?

Como dissemos, a análise de crédito é fundamental no financiamento do imóvel pelos mais diversos motivos. Um deles é oferecer estabilidade para quem deseja comprar a propriedade, uma vez que a aprovação aumenta a confiança para efetivar o negócio, assegurando menos riscos à instituição financeira, que tem elementos suficientes para selar a transação. 

Além disso, a análise de crédito reduz a inadimplência, visto que só serão aprovados aqueles clientes que apresentam condições de bancar as prestações, reduzindo as chances de endividamentos e uma eventual perda do bem no futuro. Também é uma forma de auxiliar a gestão financeira, pois não permite parcelas incondizentes com o orçamento do requerente.

Quais as etapas da análise de crédito?

Naturalmente, as etapas da análise de crédito podem variar um pouco de acordo com a instituição. Porém, a maioria delas segue trâmites bastante similares. Tudo começa, usualmente, com a realização do cadastro, no qual o requerente oferece uma série de informações, como nome, endereço atual, renda mensal, etc.

Depois, é preciso apresentar a documentação requerida, que costuma envolver RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e comprovantes de renda. Também será designado um profissional para fazer a avaliação do imóvel, checando se o preço é condizente com o mercado. Estando tudo certo, são feitas a aprovação e a liberação do recurso.

Por fim, é sempre importante ressaltar que as instituições só podem consultar informações para análise de crédito mediante autorização expressa do cliente, de acordo com a regulamentação do Banco Central.

Gostou de saber como é feita a análise de crédito imobiliário? Quer conferir outros conteúdos sobre o mercado imobiliário e as áreas relacionadas ao setor? Então, acompanhe os nossos perfis no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter!