Condomínio Horizontais

Checklist de cuidados ao comprar terreno em condomínio

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 22/02/2019
Checklist de cuidados ao comprar terreno em condomínio
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Conquistar a casa própria é algo que exige paciência e atenção por parte do comprador, afinal, há uma série de medidas que devem ser devidamente checadas, fazendo parte dos cuidados ao comprar terreno em condomínio ou loteamento.

Essa prudência antes de realizar um compra tão importante — tal como é a compra de um novo imóvel — abrange vários aspectos, os quais vão desde a verificação das necessidades da família até precauções com os instrumentos legais que envolvem a aquisição de um terreno, como o contrato de compra e venda.

Assim, devido à grande quantidade de cuidados que você deve ter em mente, preparamos um checklist com tudo aquilo que você precisa conferir para faça uma compra inteligente e que corresponda às suas reais necessidades e objetivos. Fique conosco e confira!

Avalie a infraestrutura do bairro

Ao comprar um terreno em condomínio, é preciso entender sobre a infraestrutura do bairro escolhido. Salientamos que é preciso, acima de tudo, verificar as necessidades da família antes de começar as pesquisas, entender quais são os bairros que vão suprir as expectativas dos futuros moradores e avaliar quesitos não só como segurança, comodidade e qualidade de vida.

Para isso, analise alguns aspectos importantes. Veja abaixo.

Localização e deslocamento

Avalie se para você e sua família é melhor morar em regiões centrais ou em locais mais afastados, que oferecem mais qualidade de vida, contato com a natureza e tranquilidade para a criação dos filhos.

Além disso, entenda questões como: qual é o deslocamento necessário para o trabalho e para o colégio das crianças? Como é o trânsito até chegar ao bairro pretendido? Ao responder esses questionamentos, você conseguirá definir com mais objetividade qual é o lugar ideal para comprar o terreno, atendendo às suas necessidades e objetivos.

Comércio e lazer

Ao analisar a infraestrutura do bairro, também é essencial verificar as opções de comércio e lazer. Avalie se o bairro tem praças e opções para curtir com a família nos fins de semana e dias de folga.

Muitos condomínios já oferecem uma estrutura completa de lazer, o que garante ainda mais comodidade para os moradores, os quais não precisarão se deslocar para poder aproveitar os momentos de descanso. Nesses casos, foque na questão comercial e avalie as opções de padarias, supermercados, restaurantes e outros empreendimentos disponíveis na região.

Analise as condições e serviços oferecidos pelo empreendimento

Para comprar terreno, é essencial checar as condições e serviços oferecidos pelo empreendimento. Cada urbanizadora oferece condomínios com conceitos diferenciados. Desse modo, busque por aquele que mais atenda ao que você e sua família esperam para o dia a dia.

Por exemplo, ao chegar à conclusão de que a sua prioridade é ter mais contato com a natureza, além de optar por um empreendimento de alto nível e orientado por um conceito urbanístico que promova a qualidade de vida, sua busca se tornará mais simples, uma vez que a definição de um foco deixa a procura mais prática e objetiva.

Tenha uma ideia do que vai construir

Antes de procurar por um terreno em condomínio, é preciso ter uma ideia mais clara do que vai construir. Como cada lote tem as suas particularidades e os condomínios têm suas regras específicas — como o regulamento interno de edificações, limites e recuos, altura da obra, pavimentos, muro, prazo da construção etc. — é necessário que o projeto desejado por você não fuja muito das características do local.

Isso não quer dizer que você já precisa ter uma planta bem definida, com todas as características da obra elaboradas por um profissional de arquitetura, por exemplo, mas é preciso fazer perguntas do tipo:

  • desejo uma obra de dois pavimentos?
  • É de minha prioridade ter uma área de lazer própria?
  • Qual é o tamanho, em média, da minha construção?

Dessa maneira, será possível analisar as regras do condomínio avaliado para entender se as suas prioridades se encaixam no padrão, permitindo que você escolha um condomínio ou loteamento que corresponda às suas vontades em termos do projeto que pretende edificar.

Atente-se à topografia do terreno em loteamento

Outro ponto ao qual você pode tomar cuidado quando estiver procurando por um terreno em loteamento é a topografia. Para uma pessoa destreinada, uma inclinação pode significar pouco, mas isso pode fazer com que você tenha que arcar com custos a mais quando for executar a construção da sua obra.

Além disso, considere também o tipo do solo do seu lote. Isso porque, caso ele seja de má qualidade ou demasiadamente duro, você pode ter problemas quando for construir as fundações da sua obra — o que também pode encarecê-la.

Atentar para esses aspectos do terreno significa livrar-se de possíveis dores de cabeça que você poderia ter no futuro. Medidas como essa garantem um investimento duradouro e seguro, sem que você tenha que ficar tendo gastos a mais com um problema que surgiu apenas depois de você ter adquirido um terreno.

Conheça a regularidade do lote em condomínio

Uma das questões mais importantes ao comprar terreno em condomínio horizontalé entender sobre a regularidade que ele apresenta. Esse é o primeiro passo a ser dado quando você pretende adquirir um espaço, afinal, antes de redigir um contrato, é preciso ter certeza de que situação da propriedade está devidamente regularizada.

Para isso, é necessário que você vá em dois locais específicos com o objetivo de verificar essas questões: a Prefeitura Municipal e o Cartório de Registro de Imóveis.

Na prefeitura, será possível analisar se o loteamento no condomínio desejado já tem todas as aprovações necessárias e se não haverá restrições quanto à construção. No cartório, por sua vez, você conseguirá avaliar se o loteamento está registrado para solicitar as documentações necessárias:

  • certidão de propriedade;
  • negativa de ônus;
  • alienação.

Essa documentação é essencial para que você tenha a certeza de que a urbanizadora e o loteamento estão regularmente registrados. A Certidão de Propriedade é o documento mais importante a ser verificado, uma vez que reflete quem é o proprietário e se há algum ônus sobre o imóvel.

Outra dica interessante é que você tenha consigo todo o material publicitário da divulgação do loteamento. Nele, haverá as condições oferecidas pelo empreendimento e será uma prova caso a urbanizadora não entregue o que foi prometido durante as negociações.

Tudo isso apenas reforça a necessidade de procurar por uma empresa que já tenha tradição no mercado e muitos empreendimentos entregues, com clientes satisfeitos e que comprovam que a empresa entrega estava de acordo com o que foi anunciado.

Entenda cada um dos procedimentos de aquisição do terreno em loteamento

O processo de aquisição de um lote passa por algumas “etapas”: a proposta, o contrato e a escritura. Vejamos, de maneira sucinta, quais são os principais procedimentos que se sucedem em cada uma delas, bem como ao que você deve atentar para que feche o melhor negócio. Confira abaixo.

A proposta

A proposta firma a intenção de compra. Ela pode ser escrita ou verbal e consiste na primeira formalização do que será o contrato de compra. A proposta contém informações essenciais, tais como preço e condições de pagamento do imóvel.

A importância de atentar para a proposta é que será a partir dessa formalização que será redigido o contrato. Assim, antes de partir para a produção do contrato, que passará a ter valor de documento, certifique-se de que as suas condições e necessidades estão sendo atendidas já na fase da proposta.

O contrato

contrato de compra e venda é um dos documentos mais importantes ao adquirir um terreno. Nele, há informações imprescindíveis que garantirão a segurança do comprador e do vendedor, além de ter a certeza de que a venda se concretizará, pois ela só ocorre após a passagem da escritura.

O contrato deve satisfazer as condições de ambas as partes, promovendo um compromisso entre as mesmas, em que ambas têm obrigações recíprocas. As informações básicas contidas no contrato são:

  • qualificação das partes;
  • descrição pormenorizada do imóvel;
  • preço;
  • condições de pagamento;
  • condições específicas do negócio;
  • promessa de entrega do imóvel.

Ademais, para o desenvolvimento do contrato será preciso apresentar alguns documentos — do comprador, do vendedor e também do imóvel. A seguir, preparamos uma lista com a documentação exigida.

Documentos do comprador

  • cópia do RG e CPF;
  • no caso de matrimônio, é preciso conter o RG e CPF do cônjuge e certidão autenticada de casamento;
  • endereço, profissão e outros dados pessoais importantes.

Documentos do vendedor

  • cópia do RG e CPF;
  • no caso de matrimônio, é preciso conter o RG e CPF do cônjuge e certidão autenticada de casamento;
  • comprovante de residência;
  • certidão negativa de protestos nos âmbitos federais e da justiça do trabalho;
  • certidão negativa de ações cíveis e de tutela e interdição.

Documentos do imóvel

  • certidão negativa de impostos e dívidas de condomínio;
  • cópia autenticada da escritura em nome do vendedor;
  • aprovação por parte da prefeitura;

Antes de assinar o contrato, é preciso que o comprador tire todas as suas dúvidas referentes a ele. Somente assim a negociação será feita de maneira transparente e não trará nenhuma preocupação futura.

Não tenha medo de conversar abertamente com o objetivo de eliminar as incertezas comuns nesse momento. Esse é um investimento importante e, por essa razão, entenda todos os pontos presentes no documento para que a compra seja efetuada com tranquilidade.

A escritura

A escritura é o instrumento formal em que o vendedor do imóvel transmite o domínio do mesmo ao comprador. Ela deve ser lavrada em um Cartório de Notas após a assinatura do contrato.

A propriedade plena só é transmitida ao comprador após o registro da escritura no Cartório de Registro competente, onde é feita a anotação de transferência da propriedade do terreno adquirido.

Após o registro da propriedade no nome do comprador, ele deve comparecer à Prefeitura Municipal local a fim de solicitar a transferência do cadastro. Esse procedimento é importante para que haja a regularização do carnê de IPTU da propriedade.

Atente para os pagamentos das parcelas

Muitas vezes, a compra de terreno em loteamento ou condomínios abertos é realizada por meio do parcelamento. Tendo isso em vista, é de suma importância indicar no contrato a quantidade de parcelas, assim como a data de vencimento delas. Certifique-se de que todos os detalhes do parcelamento estão explícitos no contrato: local onde será efetuado o pagamento, correções e multas por atraso etc.

Ademais, procure, com rigor, sempre pagar as prestações nas datas estabelecidas, cuidando para guardar todos os recibos. Eles atestam que você está com todos os pagamentos em dia e que está cumprindo com suas obrigações enquanto comprador.

Arquive todos os documentos

Outra prática que garantirá a idoneidade de todo o processo de compra é a arquivação de todas as documentações referentes à negociação do terreno. Crie uma pasta física ou virtual na qual você possa organizar todos os documentos relativos aos trâmites da compra.

Nessa pasta, você deve armazenar até mesmo as mensagens eletrônicas que trocou com os representantes da empresa ou corretores. Desse modo, caso haja problemas, tais mensagens podem ser utilizadas como provas, caso seja necessário entrar com uma ação judicial.

Desse modo, além de você ter à mão os documentos e informações que resguardam a sua integridade, você também evita perdas de papéis ou arquivos importantes. A perda de documentos torna necessária a emissão de uma segunda via, o que significa desperdício de tempo e de dinheiro.

Conheça bem a urbanizadora com quem está negociando

É essencial conhecer a idoneidade da urbanizadora de quem você pretende comprar um terreno. Hoje em dia, não é difícil encontrar informações sobre a reputação da empresa na internet. Por exemplo, quando uma empresa tem má reputação, é possível encontrar comentários negativos sobre ela.

Assim, fique atento ao que os outros clientes têm a dizer sobre o serviço prestado pela urbanizadora. Caso haja reclamações frequentes com relação a atrasos, falta de cumprimento das cláusulas do contrato que foram previamente estabelecidas ou não entrega de terrenos, pense seriamente em procurar por uma urbanizadora mais séria e idônea.

Além disso, também é possível acessar informações nos endereços eletrônicos dos Tribunais de Justiças. Lá você pode verificar os processos aos quais a empresa está respondendo. Caso haja ações judiciais, veja quais delas foram iniciadas por falta de comprometimento por parte da urbanizadora.

Neste artigo, você pôde ter acesso a um checklist de cuidados ao comprar terreno em condomínio. Levando em consideração esses itens, você vai adquirir um lote que atenda às necessidades da sua família, garantindo conforto e qualidade de vida, além de ser um investimento rentável.

Conferiu o checklist de cuidados ao comprar um terreno em condomínio ou loteamento? Ficou interessado no assunto? Entre em contato conosco e fale com alguém de nossa equipe!