Comprar terreno em condomínio

Checklist de cuidados ao comprar terreno em condomínio

Conquistar a casa própria é algo que exige paciência e atenção por parte do comprador. É preciso, acima de tudo, verificar as necessidades da família antes de começar as pesquisas, entender quais são os bairros que vão suprir as expectativas dos futuros moradores e avaliar quesitos como segurança, qualidade de vida e comodidade.

Sendo assim, comprar terreno em condomínio fechado é uma das alternativas que mais atende às questões pretendidas, uma vez que o comprador poderá construir a casa de acordo com o tamanho desejado e com as necessidades já preestabelecidas.

No entanto, é necessário ter alguns cuidados nesse momento que é crucial na vida de toda pessoa. Pensando nisso, elaboramos um checklist para que você saiba quais são eles. Boa leitura!

Simulador Laredo

Avalie a infraestrutura do bairro

Ao comprar um terreno em condomínio, é preciso entender sobre a infraestrutura do bairro escolhido. Para isso, analise alguns itens importantes, como:

Localização e deslocamento

Avalie se para você e sua família é melhor morar em regiões centrais ou em locais mais afastados, que oferecem mais qualidade de vida, contato com a natureza e tranquilidade para a criação dos filhos.

Além disso, entenda questões como: qual é o deslocamento necessário para o trabalho e para o colégio das crianças? Como é o trânsito até chegar ao bairro pretendido? Ao responder esses questionamentos, você conseguirá definir com mais objetividade qual é o lugar ideal para comprar o terreno.

Comércio e lazer

Ao analisar a infraestrutura do bairro, também é essencial verificar as opções de comércio e lazer. Avalie se o bairro tem praças e opções para curtir com a família nos fins de semana e dias de folga.

Muitos condomínios já oferecem uma estrutura completa de lazer, o que garante ainda mais segurança para os moradores, que não precisarão se deslocar para poder aproveitar os momentos de descanso. Nesses casos, foque na questão comercial e avalie as opções de padarias, supermercados, restaurantes e outros empreendimentos disponíveis na região.

Analise as condições e serviços oferecidos pelo empreendimento

Para comprar terreno, é essencial avaliar as condições e serviços oferecidos pelo empreendimento. Cada urbanizadora oferece condomínios com conceitos diferenciados. Ou seja, busque por aquele que mais atenda ao que você e sua família esperam para o dia a dia.

Ao entender que a sua prioridade é ter mais contato com a natureza, além de optar por um empreendimento de alto nível e orientado por um conceito urbanístico que promova a qualidade de vida, sua busca se tornará mais simples, uma vez que a definição de um foco deixa a busca mais objetiva.

Tenha uma ideia do que vai construir

Antes de procurar por um terreno em condomínio, é preciso ter uma ideia mais clara do que vai construir. Como cada lote tem as suas particularidades e os condomínios têm suas regras específicas — como o regulamento interno de edificações, limites e recuos, altura da obra, pavimentos, muro, prazo da construção etc. — é necessário que o projeto desejado por você não fuja muito das características do local.

Isso não quer dizer que você já precisa ter uma planta bem-definida, com todas as características da obra elaboradas por um profissional de arquitetura, por exemplo, mas é preciso fazer as seguintes perguntas:

  • desejo uma obra de dois pavimentos?
  • É de minha prioridade ter uma área de lazer própria?
  • Qual é o tamanho, em média, de minha construção?

Assim, será possível analisar as regras do condomínio avaliado para entender se as suas prioridades se encaixam no padrão.

Conheça a regularidade do lote em condomínio fechado

Uma das questões mais importantes ao comprar terreno em condomínio fechado é entender sobre a regularidade do terreno. Para isso, é necessário que você vá em dois locais específicos com o objetivo de verificar essas questões: a Prefeitura Municipal e o Cartório de Registro de Imóveis.

No primeiro, será possível analisar se o loteamento no condomínio desejado já tem as aprovações necessárias e se não vai existir restrições quanto à construção. No cartório, você conseguirá avaliar se o loteamento está registrado para solicitar as documentações necessárias:

  • certidões de propriedade;
  • negativa de ônus;
  • alienação.

Essa documentação é essencial para que você tenha a certeza de que a urbanizadora e o loteamento estão regularmente registrados. Além disso, tenha consigo todo o material publicitário da divulgação do loteamento. Nele, haverá as condições oferecidas pelo empreendimento e será uma prova caso a urbanizadora não entregue o que foi prometido durante as negociações.

Isso apenas reforça a necessidade de procurar por uma empresa que já tenha tradição no mercado e muitos empreendimentos entregues, com clientes satisfeitos e que comprovam que a empresa entrega estava de acordo com o que foi anunciado.

Analise o contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda é um dos documentos mais importantes ao adquirir um terreno. Nele, há informações imprescindíveis que garantirão a segurança do comprador e do vendedor, além de ter a certeza de que a venda se concretizará, pois só ocorre após a passagem da escritura.

Sobre as informações necessárias presentes nesse documento, é preciso conter os nomes, nacionalidades, identificações e endereços de ambas as partes. Confira, a seguir, qual é a documentação exigida:

Documentos do imóvel

  • certidão negativa de impostos;
  • cópia autenticada da escritura em nome do vendedor;
  • aprovação da prefeitura.

Documentos do comprador

  • cópia do RG e CPF;
  • no caso de matrimônio, é preciso conter o RG e CPF do cônjuge e certidão autenticada de casamento;
  • endereço, profissão e outros dados pessoais importantes.

Antes de assinar o contrato, é preciso que o comprador tire todas as suas dúvidas referentes a ele. Somente assim a negociação será feita de maneira transparente e não trará nenhuma preocupação futura.

Não tenha medo de conversar abertamente com o objetivo de eliminar as incertezas comuns nesse momento. Esse é um investimento importante e, por essa razão, entenda todos os pontos presentes no documento para que a compra seja efetuada com tranquilidade.

Neste artigo, você pôde ter acesso a um checklist de cuidados ao comprar terreno em condomínio. Levando em consideração esses itens, você vai adquirir um lote que atenda às necessidades da sua família, garantindo conforto e qualidade de vida, além de ser um investimento rentável.

Gostou deste texto? Ficou interessado no assunto? Entre em contato conosco e fale com alguém de nossa equipe!