Condomínio Horizontais

Veja as diferenças entre condomínio vertical ou horizontal

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 30/11/2021
Veja as diferenças entre condomínio vertical ou horizontal
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Para investir no mercado imobiliário, aumentar os conhecimentos sobre o setor é sempre uma boa ideia, garantindo que você fará uma escolha adequada e em sintonia com as suas próprias demandas, expectativas e necessidades. Por isso mesmo, preparamos este post mostrando as diferenças entre condomínio vertical ou horizontal.

São projetos bastante distintos, cada qual com suas características e diferenciais não apenas em termos visuais e de formato de construção, mas também trazendo impactos no estilo de vida e no dia a dia das pessoas que lá residem. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir nosso post!

Condomínio vertical

Os condomínios verticais são o padrão do setor imobiliário de alguns lugares, notadamente dos grandes centros urbanos. Como o próprio nome já diz, eles são construídos verticalmente, em formato de torre, como os prédios e edifícios que conhecemos. Trata-se de uma solução para regiões com maior densidade demográfica e intensa demanda habitacional.

É uma escolha que pode oferecer diversos benefícios, especialmente na questão dos custos, pois são várias unidades dividindo o mesmo terreno, bem como as despesas ordinárias de manutenção, conservação dos espaços e até de IPTU. No entanto, também existem regras mais rígidas, até por todos compartilharem muitas áreas comuns.

Condomínio horizontal

Os condomínios horizontais são outra forma de construção que vem chamando muita atenção no mercado imobiliário da atualidade, por proporcionarem alguns pontos positivos em termos de qualidade de vida. Como o próprio nome já diz, são aqueles empreendimentos com um ou apenas alguns poucos pavimentos, sem organização em formato vertical.

Popularmente, é o que chamamos de condomínio de casas, que se expande para os lados e não para cima. Por demandar maior espaço para a sua construção, diversos residenciais que seguem esse padrão estão sendo feitos em áreas em franco desenvolvimento, constituindo uma boa oportunidade para quem deseja investir.

Mudança que vai além do visual

Quando pensamos nas diferenças entre condomínio vertical ou horizontal, a primeira coisa que vem à mente é o formato construtivo, visto que um cresce para o alto e o outro para os lados. No entanto, essa questão vai muito além do visual. São escolhas que impactam o preço, o estilo de vida e a rotina dos moradores.

Prédios, via de regra, oferecem bons preços de compra e menores custos de manutenção, pois são várias unidades ocupando o mesmo terreno. No entanto, costumam ter menos privacidade e vizinhos muito próximos. Já condomínios de casas podem ser mais focados em qualidade de vida, mas tendem a cobrar o seu preço por isso.

Como você pôde ver, existem muitas diferenças entre condomínio vertical ou horizontal. Você deve escolher de acordo com o seu estilo de vida, as demandas da sua família e o orçamento disponível. No entanto, independentemente da sua opção, você pode encontrar excelentes oportunidade se comprar ainda na fase de obras!

Gostou de aprender quais são as diferenças entre condomínio vertical ou horizontal? Ficou interessado em morar em um local assim? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!