Condomínio Horizontais

Confira o passo a passo ideal para comprar casa própria!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 18/11/2021
Confira o passo a passo ideal para comprar casa própria!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A aquisição de um imóvel é um dos projetos mais comuns na vida de qualquer pessoa, uma vez que, ao se tornar proprietário, você gera patrimônio, traz mais segurança para a sua família e não precisa mais gastar dinheiro todos os meses com aluguel. Pensando nisso, preparamos este pequeno roteiro com o passo a passo ideal para comprar casa própria.

Apostar na organização e no planejamento prévio é indispensável para conseguir fazer esse tipo de compra, até mesmo para que você não saia do seu orçamento e consiga um lugar que atenda às suas demandas, expectativas e necessidades. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

Avalie muito bem a localização

O primeiro passo para comprar a casa própria deve ser a realização de uma avaliação muito estratégica da localização. Muitos especialistas consideram esse como o item mais importante de um imóvel e isso é fácil de ser percebido, uma vez que mesmo unidades muito similares possuem valores muito distintos dependendo do bairro e até da rua.

Sendo assim, você não pode deixar de considerar alguns fatores, como a distância para o seu trabalho e para a escola das crianças, por exemplo. Lembre-se de que você e sua família podem passar um tempo valioso no trânsito, dependendo do local. Porém, alguns minutos a mais podem valer a pena em caso de condomínios novos e modernos.

Veja a credibilidade da construtora

Optar pela aquisição de uma unidade na obra é uma das grandes tendências do mercado imobiliário atual, uma vez que ela costuma sair mais em conta e ainda pode atender melhor às demandas e expectativas dos moradores atuais. Sendo assim, é muito importante que você verifique a credibilidade da construtora ou urbanizadora.

Felizmente, a modernidade tornou essa tarefa muito mais simples e você não precisa, necessariamente, conhecer ou ser amigo de algum cliente antigo da empresa. Basta usar a internet e observar as avaliações e comentários, principalmente sobre a qualidade dos materiais, atrasos na obra, demora no atendimento e assim por diante.

Observe o cronograma da obra

Ao comprar um imóvel na planta, é natural que a empresa em questão apresente um cronograma da obra. Ele serve não apenas para que você saiba qual é a data da entrega das chaves, mas também o que esperar de cada etapa e de que maneira você pode fiscalizar o andamento geral, observando o passo a passo.

Vale lembrar que isso tem até mesmo valor jurídico, uma vez que, com o cronograma em mãos, você pode, legalmente, alegar eventuais descumprimentos contratuais e até mesmo cobrar as devidas providências. Caso não seja atendido, há até a possibilidade de rescindir o contrato, sobretudo em caso de atraso na execução das fases.

Verifique o memorial descritivo

Você já ouviu falar sobre memorial descritivo? Esse é um documento público e obrigatório para os projetos de construção civil, de acordo com a legislação brasileira. Por lei, portanto, ele deve ser elaborado e divulgado antes do lançamento do empreendimento em questão, determinando e descrevendo o projeto de forma detalhada.

Nele estarão inclusos todos os setores da obra e os seus pormenores, e também os materiais que serão usados. Com isso, por ser bastante completo, você também pode cobrar o cumprimento dos itens, como a utilização de uma determinada torneira, o estilo de madeira, de um piso, o tipo de janela e assim por diante.

Analise as formas de pagamento

Não dá para falar do passo a passo ideal para comprar casa própria sem falar das formas de pagamento, não é mesmo? Como o nosso mercado imobiliário é muito valorizado, a grande maioria das pessoas não tem dinheiro para pagar um imóvel à vista, o que reforça que precisamos analisar os financiamentos, empréstimos e demais condições.

Cheque toda a documentação

É bem possível que você já tenha ouvido falar ou até mesmo tenha passado por problemas com questões de documentação no setor imobiliário. Até pela grande valorização do segmento e pela própria dinâmica de transações do Brasil, um país incrivelmente burocrático, são muitos detalhes e há uma grande papelada que precisa ser analisada.

Antes de fechar negócio, você deve ter bastante atenção e, se for o caso, até pedir ajuda especializada, para conferir o nome do antigo proprietário, se existem contas em atraso ou mesmo algum impedimento judicial.

Encontre uma estrutura adequada

Nos últimos anos, muitas pessoas estão em busca de um pouco mais de qualidade de vida e desejam morar em um local que proporcione tranquilidade e locais exclusivos, destinados para que os moradores possam relaxar. O lado bom dessa conjuntura é que a própria construção civil e seus novos empreendimentos vêm se adaptando a essa demanda.

Os condomínios horizontais mais modernos costumam oferecer diferenciais importantes, sobretudo nas áreas comuns. Nos dias de hoje, não é difícil achar unidades que disponibilizem piscinas internas, quadras poliesportivas, academias de ginástica, espaços gourmet, jardins, pistas de corrida, entre outros.

Cuidado ao assinar o contrato

Por fim, mesmo que você tenha seguido todo esse passo a passo e finalmente decidiu pela compra da tão sonhada casa própria, é necessário tomar cuidado antes de assinar o contrato. Até mesmo pela questão da documentação, que falamos anteriormente, o ideal é ser assessorado por algum especialista da área.

Para não ter problemas com eventuais pendências do ex-proprietário, tanto nas questões documentais quanto no pagamento das taxas da propriedade, mais uma vez, comprar direto com uma empresa do ramo pode ser a melhor opção. Com tudo novo e sem donos antigos, você tem uma documentação cristalina e sem pendências.

Esse é o passo a passo ideal para comprar casa própria. Seguindo nossas dicas, você tem mais segurança e menor risco na tomada de decisões!

Gostou de aprender sobre esse assunto? Então não deixe de assinar, inteiramente grátis, a nossa newsletter!