Condomínio Horizontais

Construir ou comprar casa pronta? Saiba qual é a melhor opção!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 22/04/2019
Construir ou comprar casa pronta? Saiba qual é a melhor opção!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Investir no setor imobiliário é um desejo compartilhados por boa parte dos brasileiros. Afinal de contas, trata-se de um segmento que significa segurança para o futuro familiar e que costuma sofrer menos durante períodos de crise econômica. No entanto, para entrar em ação é preciso decidir a melhor opção entre construir ou comprar casa pronta.

O fato é que as duas alternativas contam com vantagens atraentes. Por outro lado, ambas também podem resultar em algumas desvantagens, reforçando a necessidade de pesquisar bastante e analisar o que atende suas expectativas em cada etapa do processo.

Mas então, você se interessa pelo assunto? Pensa em uma mudança de endereço e ainda não sabe como dar os próximos passos? Não se preocupe: confira o conteúdo a seguir e fique por dentro de dicas extremamente relevantes!

Vantagens de comprar uma casa pronta

Possibilidade de mudança imediata

Definitivamente, um dos principais benefícios de comprar uma casa pronta é que ela não exige esforços prévios à mudança. Isso é fundamental tanto para quem tem pressa e precisa se mudar o quanto antes como para pessoas que foram transferidas de cidade ou terminaram um contrato de locação em outro imóvel, por exemplo.

Ainda assim, vale ressaltar que, mesmo em unidades antigas, determinadas alterações podem ter que ser feitas. De alguma maneira, isso é capaz de atrasar a mudança ou gerar desconforto entre os moradores. Mesmo assim, se analisarmos apenas a questão do tempo, a casa pronta leva vantagem sobre a construção.

Escolha da localização

Outro benefício de investir em um imóvel pronto é que você pode escolher a localização. Afinal de contas, sobretudo nas cidades grandes e capitais não existe grande oferta de terrenos ou lotes disponíveis para construção nos bairros mais tradicionais. Sendo assim, caso você queira morar nesses locais, a casa antiga figura como única opção.

Em geral, a urbanização começa pelas áreas centrais e se espalha para outros espaços, de maneira que o desenvolvimento seja progressivo e incessante. Porém, isso escancara a oportunidade de descobrir lugares diferentes, como bairros que estão recebendo novos investimentos e empreendimentos residenciais.

Desvantagens de comprar casa pronta

Necessidade de fazer alterações

Quando você compra uma casa pronta que era utilizada por outras famílias, é bastante provável que precise fazer diversas modificações. A intenção, claro, é que a propriedade fique do jeito que o dono deseja, atendendo demandas, anseios e necessidades da família, entre outras coisas.

Isso pode ser um problema, pois há quem simplesmente detesta o barulho de obras e não suporta conviver com a poeira e a sujeira, naturais nessa etapa. Esse fato obriga os novos moradores a esperarem um tempo adicional antes da mudança, eliminando um dos benefícios comuns a esse tipo de aquisição.

Custo mais alto em relação à construção

Comprar uma casa antiga é bem mais caro do que construir. Explica-se: no preço do imóvel pronto estão incluídos honorários e gastos de todo mundo que participou da obra, da decoração e da transferência propriamente dita, como construtor, arquitetos, engenheiros, designers, corretores etc.

Já quando é você quem constrói, tudo muda de figura. Escalonar as despesas de acordo com suas possibilidades figura como alternativa, por exemplo. Além disso, você seleciona cada um dos profissionais envolvidos na construção. Isso garante que eles interajam e atuem em prol do resultado que esperado para seu novo lar.

Vantagens de construir uma casa

Custo final reduzido

Um das maiores vantagens de construir uma casa é o custo final mais baixo. Como dissemos acima, quando você compra um imóvel pronto, paga por tudo que foi feito anteriormente na propriedade, mesmo que as melhorias e alterações não sejam do seu agrado.

Por outro lado, quando a residência é construída, torna-se possível a adaptação de cada etapa ao momento do seu orçamento. Caso receba qualquer renda extra, como uma indenização ou o décimo terceiro salário, por exemplo, você tem a opção de acelerar o processo. O mesmo vale para a situação oposta: surgindo despesas inesperadas, a obra pode ser paralisada sem muitos problemas.

Personalização

A possibilidade de personalização figura como ponto que faz com que qualquer pessoa queira construir uma casa sem pensar duas vezes. Afinal de contas, essa alternativa abre a brecha para criar uma propriedade perfeitamente a próprio gosto, com cada detalhe e espaço voltados a sua satisfação individual e às demandas dos seus filhos.

Quem gosta de receber amigos, por exemplo, pode apostar em um conceito amplo, com sala de estar, jantar e cozinha interligadas. Se seu perfil for o de curtir a natureza, vale a pena investir em um quintal grande ou em uma pequena horta. Para quem ama animais, fazer um pequeno canil também consiste em uma opção bacana.

Desvantagem de construir uma casa

Tempo de construção

A maior das desvantagens de construir uma casa é que, inevitavelmente, você levará algum tempo até que tudo esteja pronto. A aquisição do terreno costuma ser simples, sobretudo se o processo for auxiliado por uma urbanizadora dotada dos conhecimentos técnicos e da expertise necessários para realizar todos os protocolos.

Também é importante controlar o orçamento para evitar o estouro dos recursos separados para a obra. Como você estará personalizando os ambientes e deixando tudo do jeito que sempre sonhou, a tentação tende a ser grande, mas lembre-se: é possível fazer tudo aos poucos, esperando a entrada de um capital extra.

Conforme observamos ao longo do artigo, escolher entre construir ou comprar casa pronta depende do seu perfil e das necessidades da sua família, incluindo ainda a situação financeira vivida.

No entanto, quando se opta pela construção, sobretudo em um condomínio e com a ajuda de uma urbanizadora, os benefícios ganham mais força. Você tem a oportunidade de personalizar o imóvel durante a obra de acordo com seus desejos, gastando menos do que pagaria em uma unidade antiga.

E aí, ficou mais simples o processo de decisão entre construir ou comprar casa pronta? Gostou de entender quais são os benefícios de cada uma das opções? Então aproveite que está conosco por aqui e compartilhe o texto nas redes sociais para que seus amigos também confiram nossas dicas!

Guia de negociação para venda da casa antiga e compra de uma casa nova