Casa e Construção

Cozinha americana: confira tudo o que você precisa saber antes de montar a sua!

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 11/02/2019
Cozinha americana: confira tudo o que você precisa saber antes de montar a sua!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Você já ouviu falar na cozinha americana? Apesar de o nome indicar que ela é lá de fora, está sendo cada vez mais adotada no Brasil. Consiste basicamente em um local que vai integrar dois ambientes da casa, otimizando espaço e dando um charme a mais ao seu lar.

Em seu projeto pode ser utilizada uma espécie de bancada, mas também é possível optar por nenhuma parede, com o objetivo de unir a cozinha e a sala. Uma solução completa para os consumidores que gostam de ter a sensação de um ambiente maior, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda o que é a cozinha americana, quais são as suas principais vantagens e como montar uma no seu estilo. Boa leitura!

Como surgiu a cozinha americana?

Você deve se lembrar de que antigamente as pessoas passavam muito tempo na cozinha, não é verdade? E esses encontros não se resumiam apenas às refeições: as visitas eram recebidas por lá, as famílias discutiam sobre os seus trabalhos e anseios nesse espaço, entre outras atividades que tornavam esse cômodo um dos principais.

A partir de determinado período, essa relevância foi sendo deixada de lado devido à rotina atribulada. Nesse contexto, a sala passou a ser o centro das atenções! No entanto, como tudo está em constante evolução, o interesse pela cozinha voltou com tudo. Foi aí que surgiu a cozinha americana!

Hoje, uma das principais tendências do mercado pode ser atribuída a esse conceito: a união da cozinha com a sala de estar ou de jantar. Assim, a abertura é mais ampla, alinhando-se com o fato de que as pessoas não querem mais se limitar a apenas um espaço. Assim, existe a liberdade de estar em um ou em outro local sem perder o contato visual e a comunicação entre as pessoas.

Quais são as vantagens da cozinha americana?

As vantagens da cozinha americana vão muito além dos pontos já mencionados. A seguir, selecionamos as principais. Confira!

Praticidade e personalidade ao ambiente

Imagine só a seguinte situação: você resolveu mostrar seus dotes culinários para os colegas de trabalho. Vamos combinar que alguns pratos só são realmente bons se preparados na hora, concorda? Assim, seus convidados chegam e você está nos preparativos a todo vapor. A praticidade está justamente aí: poder receber bem os seus convidados sem deixar de lado o preparo da comida, a atração principal do encontro!

Além disso, esse conceito traz personalidade ao ambiente, uma vez que é moderno e está entre as principais tendências de um estilo de vida agradável. Se você é daquele tipo de pessoa que está sempre por dentro do que há de mais descolado e contemporâneo para a sua casa, essa escolha é a ideal! Ela vai trazer o frescor e o clima repaginado que você tanto procura!

Sensação de amplitude do espaço

Como a cozinha cria ambientes comuns, a sensação de amplitude é facilmente percebida. E você ainda terá a oportunidade de contar com um cômodo que nada tem a ver com aqueles ambientes apertados e isolados. É necessário conforto até mesmo na hora de cozinhar, não é verdade?

Como a parede do cômodo é retirada para outras partes da casa, a sensação é de que aquele local como um todo é mais espaçoso. Nesse espaço adicional, você pode optar por um balcão, uma opção inteligente para melhorar ainda mais a integração com os seus convidados — beber um bom vinho enquanto cozinha é uma das escolhas mais acertadas!

A vantagem desse espaço mais amplo não se restringe apenas a receber visitas! No dia a dia, as crianças geralmente ficam na sala assistindo desenhos ou em constante atividade com seus brinquedos. Dessa forma, você vai poder realizar as tarefas sem tirar os olhos deles, pois o ambiente é praticamente o mesmo.

Traz novas possibilidades

A cozinha americana traz, ainda, novas possibilidades ao seu cotidiano. Por exemplo, você terá mais facilidade de mantê-la limpa e organizada. Ao retirar a parede, as chances de alguns objetos ficarem espalhados pelo ambiente são menores, já que há mais espaço. Isso permite que você possa organizá-los de maneira mais eficiente.

Isso sem falar no prazer que é cozinhar nesse local moderno e cheio de personalidade! Acredite, você conseguirá até mesmo fazer refeições mais gostosas, pois não terá aquela sensação de enclausuramento. Ou seja, vai poder usufruir do espaço e ter muito mais prazer em ir àquele cômodo.

Isso é importante até mesmo para quem deseja manter uma rotina mais saudável e precisa preparar as refeições ao longo do dia. Bem melhor em um ambiente como esse, não é?

Como montar a cozinha americana?

Para montar uma cozinha americana, é preciso estar atento a alguns detalhes. Entre eles, a planta do local. Principalmente se a sua casa for de dois andares, por exemplo, não é recomendável que você retire paredes sem consultar um profissional capacitado. Atitudes como essa podem prejudicar a estrutura do local e causar prejuízos financeiros aos moradores.

Com o auxílio de um arquiteto, use a criatividade! Como tudo vai ficar à mostra, é possível que qualquer utensílio possa servir como decoração. Se você apostar em uma cozinha monocromática, pode adquirir materiais apenas naquele tom, tornando-os, além de muito úteis para as suas refeições, parte da decoração.

Tome cuidado, apenas, para não exagerar. Se apostar em um tom mais neutro para a cozinha, na sala procure optar pelo oposto: tons fortes e vibrantes.

Por fim, avalie a possibilidade de colocar uma coifa no local. Como provavelmente existirão pessoas exercendo atividades tanto na sala quanto na cozinha, o ideal é que esse equipamento consiga diminuir um pouco o cheiro. Dessa forma, não vai incomodar quem não está muito afim de comer naquele instante e nem prejudicar o trabalho de quem está na cozinha.

Percebeu como uma cozinha americana pode ser o ideal para o seu projeto? É nesses momentos que ter uma casa própria torna-se fundamental, pois será possível contratar um profissional e mexer da maneira que você bem entender. Caso você ainda não tenha a casa própria, optar por lotes em condomínios também é uma opção, uma vez que a cozinha americana pode estar presente desde o seu projeto inicial.

Gostou de entender sobre esse conceito aberto e deseja se aprofundar no assunto? Continue no blog e saiba mais!