Condomínio Horizontais

Comprar um lote ou uma casa? Conheça as vantagens de cada um!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 23/11/2018
Comprar um lote ou uma casa? Conheça as vantagens de cada um!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Ter um imóvel próprio ou até mesmo apostar em um tipo de investimento seguro é o que as pessoas mais desejam nos dias de hoje. Sendo assim, chegou aquele momento de colocar na ponta do lápis os valores para transformar esse sonho em realidade. É aí que surge aquela dúvida: é mais vantajoso comprar um lote ou uma casa?

Sem dúvidas, esse é um investimento sólido e vantajoso, cuja decisão proporcionará mais conforto, segurança e qualidade de vida. No entanto, como a aquisição desse tipo de patrimônio exige análise para que se faça a melhor escolha, é necessário conhecer as vantagens envolvidas em cada processo. Continue a leitura e entenda!

Quais as vantagens de comprar um lote?

A seguir, selecionamos as principais vantagens de comprar um lote. Confira!

Planta de acordo com as necessidades

Uma das atitudes mais interessantes de alguém que adquire um lote é o fato de poder definir a planta da maneira que bem entender. Tudo será construído de acordo com o desejo do proprietário, correto? Assim, é perfeitamente possível pensar em um número ideal de quartos para a família, a quantidade de banheiros necessária para proporcionar conforto, além do tamanho de cômodos, como a cozinha e a sala. Tudo será feito sob medida!

Ao escolher por uma casa pronta, nem sempre será fácil encontrar o imóvel da maneira desejada pela família. Além disso, custos com reforma e possíveis adaptações podem ser altos. Por isso, torna-se muito mais vantajoso começar do zero, pois permitirá ao proprietário a personalização de todos os ambientes.

Menor custo

Se você já começou a pesquisar os valores de imóveis, certamente analisou que as regiões mais centrais da cidade ou os bairros vizinhos a essas áreas têm propriedades com valores mais altos. No entanto, isso não significa que você não encontrará um bom terreno em outras áreas.

Na verdade, devido ao processo de expansão dos centros urbanos, é bastante comum encontrar bons lotes em ótimas localizações, sem que isso faça com que o seu preço fique muito elevado. Normalmente, bairros mais novos e com potencial de desenvolvimento podem oferecer valores mais atrativos.

Saiba que, definitivamente, não é preciso pagar um preço muito elevado para viver bem e em um bom local. Ou seja, você vai poder comprar um terreno para construir sua residência, ter qualidade de vida, em alguns casos poder manter um contato com a natureza, e tudo isso por um preço acessível.

Além disso, é possível economizar durante a construção. Você poder gerenciar a obra de sua casa permite adquirir materiais e contratar profissionais de acordo com o seu gosto. E o melhor: ainda buscará por melhores preços e utilizará os recursos da melhor maneira possível.

Valorização do investimento

Outro ponto bastante positivo ao analisar se prefere um lote ou casa é a valorização do investimento. Ao adquirir um terreno e construir a própria casa, você automaticamente agrega valor ao bem. Traduzindo: após todos os investimentos realizados, ele passará a valer muito mais! No fim das contas, o preço do terreno somado ao valor do imóvel construído provavelmente não será menor do que o valor investido, pois a soma agregada é realmente expressiva.

Ou seja, não precisa ter medo algum. Caso pretenda negociar sua casa futuramente, todo o dinheiro aplicado será recebido de volta — e ainda com bônus!  Hoje, o mercado imobiliário é um dos que mais desfrutam da valorização.

Resultado final de qualidade

Acredite: caso você compre um imóvel construído com materiais que não tenham tanta qualidade, isso pode se tornar uma dor de cabeça e tanto. A questão é especialmente grave porque esses problemas costumam ser percebidos apenas depois de algum tempo. Em alguns casos, ao se dar conta do transtorno, já não é mais possível voltar atrás na compra.

Quando você constrói a própria casa, sabe exatamente a qualidade do material que foi adquirido, analisando e gerenciando como a instalação de cada item é feita. Assim, é possível ter a certeza de que será construída com segurança e qualidade.

Casa própria como sempre sonhou

Outro ponto positivo entre adquirir um terreno ou casa pronta é que, ao optar por construir, você consegue ter o lar que sempre sonhou, com tudo do seu jeito. É a solução ideal para quem deseja pensar em todos os detalhes e customizar a metragem, a disposição dos cômodos, os acabamentos e os móveis fixos. Além, é claro, de escolher a melhor localização para a família. Nem sempre a casa pronta ideal está localizada no bairro próximo ao seu trabalho ou da escola das crianças.

Ao visitar casas à venda, você perceberá que muitas não têm um bom projeto, são mal distribuídas e contam com cômodos desproporcionais. Isso porque nem sempre foi comum contratar um arquiteto, ou seja, você encontrará muitas residências desenhadas pelos próprios proprietários ou profissionais não capacitados para a tarefa.

Construir uma habitação permite que tudo seja feito sob medida. Você explicará para o arquiteto, e outros profissionais, toda a sua rotina e juntos pensarão em quantas tomadas você precisa ter na cozinha, onde serão os pontos de instalação do ar-condicionado, qual é a largura ideal para passar os móveis pelas portas, entre outros inúmeros detalhes.

Dessa forma, você não terá que reformar e fazer adaptações, como precisaria em uma casa pronta. Além de, na maioria das vezes, darem mais dor de cabeça do que construir algo do zero, costumam ter preços bastante altos, mesmo quando a intervenção parece mínima.

Você escolhe os profissionais da obra

Quando você opta por construir, você escolhe desde o arquiteto e engenheiro, até os fornecedores dos revestimentos finais. Assim, fica apto a escolher aqueles com que mais se identifica, com boas indicações e que estão dentro do orçamento.

O contratante deve se sentir confortável para passar tudo aquilo que deseja e também os valores disponíveis para serem investidos. Dessa forma, os contratados conseguem conciliar os projetos de acordo com a necessidade do cliente.

Um bom arquiteto consegue conciliar funcionalidade, praticidade, estética e gastos. Assim, ao tê-lo administrando a construção, faz com que agilize o tempo de obra e, consequentemente, evite gastos desnecessários. Ele será responsável por comprar materiais e fiscalizar a obra diariamente. Tudo isso resultará em um bom projeto que valorizará o imóvel e facilitará a venda no futuro.

Outro profissional essencial é o engenheiro. Ele será o responsável por cuidar das questões técnicas e lhe ajudará a diminuir os custos da obra. Muitas empresas de engenharia têm parceria com fornecedores de materiais de construção, conseguindo descontos que chegam em até 10%.

Lembre-se apenas de contratar profissionais qualificados para fazerem parte da sua obra. Caso contrário, você até consegue economizar em um primeiro momento, mas os resultados negativos e prejuízos aparecerão no futuro e caberá a você resolver os problemas.

Possibilidade de adaptação do projeto

Quando você escolhe a segunda opção entre terreno ou casa pronta, você está impedindo uma futura ampliação de qualidade na sua residência. Por exemplo, se a família tende a crescer, você tem a opção de prever um andar superior, deixando toda a estrutura de vigas e pilares preparada, não precisando necessariamente fazer de imediato.

Isso permite que o custo seja muito menor no momento da reforma. Em uma casa pronta, além de nem sempre ser possível fazer o que a família deseja, você teria que fazer adaptações com valores bem altos.

Outro ponto é que, quando você constrói sua própria casa, você conhece todas as instalações, ou pelo menos tem o detalhamento técnico de todas. Assim, possibilita que paredes sejam quebradas e pisos sejam rasgados sem medo de complicações.

Quais as vantagens de comprar uma casa?

Comprar uma casa pronta também traz as suas vantagens. Leia e entenda!

Possibilidade de mudança imediata

Aquela sensação de poder contar os dias para a sonhada mudança não faz parte dos planos de quem opta por uma casa pronta. Isso porque, assim como o próprio nome já sugere, o local já está apto para que seja feita a mudança.

A vantagem, portanto, é que você pode trocar as negociações com a mão de obra de uma construção por um tempo livre para desfrutar do bairro, conhecer os vizinhos e os serviços ao redor.

Comodidade

Para quem tem pressa, ao definir entre comprar um lote ou casa, é interessante optar pelo segundo, pois o processo de construção pode adiar os planos de mudança, principalmente caso haja alguns imprevistos durante a obra. Além disso, ao visitar o seu imóvel, é possível analisar se o ambiente é adequado ao estilo de vida que procura para você e para a sua família.

Como você pôde perceber ao ler este conteúdo, é essencial analisar e colocar no papel quais as principais vantagens no momento de escolher entre um lote ou casa. É necessário estar atento àquela opção que mais se adéque às suas necessidades atuais, além de entender sua situação financeira para que possa usufruir da propriedade com tranquilidade e segurança.

Valor exato

Mesmo que o morador levante detalhadamente os custos da obra, sempre será uma previsão. Ao construir você nunca sabe o quanto realmente gastará. Isso acontece devido a imprevistos, que são comuns em uma construção, e da impossibilidade de trabalho em dias de chuva, o que atrasa o desenvolvimento e, consequentemente, encarece a residência.

Ao comprar uma casa pronta, você consegue escolher a que está dentro do seu orçamento ou do financiamento mais adequado. Você calcula o valor do imóvel, os juros e as taxas do crédito e os gastos com a mudança, valores que dificilmente mudarão de forma agressiva.

Outra vantagem é escolher uma única forma de pagamento e se programar em relação a ela. Ao construir, você se sujeita à forma de pagamento de cada mão de obra e fornecedor, que nem sempre está dentro das suas possibilidades e que torna mais difícil controlar o quanto você está gastando.

Sem desgastes com a obra

Na escolha entre o terreno ou casa pronta, com certeza a segunda opção ganha em praticidade. A construção exige bastante tempo disponível e dedicação para que tudo saia como você deseja. Ao adquirir uma casa pronta, você não precisará se preocupar em contratar arquiteto, engenheiro, mão de obra, fornecedores e com a compra de materiais de construção.

Além dessas etapas serem trabalhosas e demandarem um tempo que a maioria das pessoas não tem disponível, é muito difícil encontrar mão de obra qualificada e com preços acessíveis, já que profissionais como pedreiros, eletricistas e encanadores estão cada vez mais escassos. Porém, isso não diminui o fato de que, para um bom resultado e sem surpresas desagradáveis, você precisa fazer boas escolhas em relação aos trabalhadores e fornecedores.

Ao construir, você também terá que se preocupar com a compra do material de construção. Será necessário fazer pesquisas e visitar lojas para descobrir a melhor qualidade e o melhor preço. Comprando uma casa pronta, você evita esse desgaste e a preocupação com negociações, formas de pagamento e prazo de entrega.

Por último, mas não menos trabalhoso, lembre-se de que deverá correr atrás de documentações. Como o alvará de construção emitido pela prefeitura da cidade e quando estiver tudo pronto, o Habite-se.

Quando você compra uma casa pronta, você tem (e deve ter) a possibilidade de avaliar todos os detalhes, o que evitará surpresas (muitas vezes negativas) futuras. Você pode verificar se os acabamentos são como você deseja, se a parte elétrica e hidráulica está funcionando corretamente e se as estruturas não apresentam complicações. Caso algo não agrade, basta procurar outro.

Lembre-se apenas de verificar todas as etapas da construção e da parte burocrática. Nem sempre um imóvel que aparentemente é impecável, é o ideal para você. Existem problemas invisíveis, como infiltrações e cupins.

Caso você tenha se interessado pelo assunto e ainda tem dúvidas se vai escolher entre lote ou casa pronta, entre em contato conosco. A Laredo Urbanizadora tem como finalidade desenvolver comunidades sustentáveis e inovadoras. Nossos condomínios horizontais oferecem lotes com conceitos únicos que proporcionarão qualidade de vida a toda sua família!