Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Categorias: Arquitetura e Design

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os ambientes bonitos, também traz a natureza para dentro da nossa rotina, andando lado a lado com os pilares do paisagismo e das habitações planejadas. 

Ter plantas no apartamento, além de ser uma decoração muito legal, traz benefícios confirmados, como relaxamento, calma, incentivo à criatividade, ajuda na concentração, diminuição do estresse e assim a lista segue.

Por isso, separamos 5 dicas essenciais para você agregar plantas na decoração do seu apartamento, ter um espaço mais bonito e ainda aproveitar todas essas vantagens. Quer saber mais? Vem com a gente! 

1. Escolha bem as espécies

As plantas para decoração da casa devem ser escolhidas com muita atenção. Existem recomendações específicas para cada tipo de ambiente, mas a verdade é que isso pode ser muito subjetivo de acordo com a organização do seu espaço

Em apartamentos pequenos, por exemplo, você deve pensar em proporções e tamanhos, além de testar posições para as plantas, tendo em mente que elas crescem. Fora isso, há dois fatores principais para se levar em consideração na hora de escolher, veja a seguir. 

Fique de olho na luz natural

Cada plantinha tem uma necessidade e muitas delas precisam de bastante luz. Então, na hora de escolher a planta para dentro de casa, é importante considerar o quanto de luz natural o ambiente recebe, por quanto tempo e em qual período do dia. 

Se você recebe a luz da manhã, pode escolher espécies que são mais delicadas. As samambaias, por exemplo, são queridinhas mas precisam da luz do sol da manhã e nada de vento. 

Enquanto isso, se o sol bate no seu ambiente durante a tarde, você deve optar por plantinhas sem flores, como a bromélia-do-sol e palmeiras de porte médio. Se há entrada de sol, mas com sombra, você pode apostar nos antúrios, nas jibóias e na costela-de-adão. 

Analise a umidade do local

Além de sol, incidência de luz natural e vento, a umidade é um fator relevante para escolher plantas para decorar a casa. O banheiro, por exemplo, é um ambiente muito mais úmido do que os outros da casa geralmente. Então, você pode contar com espadas-de-são-jorge e lanças de são jorge. 

Aqui o ponto de atenção é colocar as plantas o mais perto possível da circulação de ar, por conta do vapor do chuveiro em caso de banhos muito quentes. Há ainda plantas que diminuem a umidade da casa, usando-a para crescer, e dão certo mesmo em ambientes com menos luz natural, como o lírio da paz, o clorofito, as orquídeas, entre outras. 

Janelas são bons lugares para colocar as plantas, bem como as varandas que compõem apartamentos pequenos. A questão aqui é prestar bastante atenção em momentos de chuva, reservando as plantas que não podem ter o solo encharcado e controlando o acesso ao vento. 

2. Aposte nas plantas pendentes

Falando em samambaia e jiboia, as plantas pendentes arrasam na decoração e podem transformar o ambiente. Quem pensa que planta pendente é só pro outside está por fora! Você pode sim trabalhar cascatas verdes dentro de casa. E aqui temos toda uma variedade também: meia-sombra, cultivo, exposição ao sol, folhagens verdes e até flores. 

A hera é um exemplo de planta pendente que dá flor e é superfácil de tomar conta. Além disso, a hera como trepadeira! Para quem gosta de flores mais delicadas, recomendamos os corações emaranhados. Essa plantinha é, na verdade, uma suculenta que gosta de sol da manhã e só precisa de água duas vezes na semana, sem encharcar o vaso. 

3. Capriche no uso das cores

Falando de flores e trepadeiras, que tal adicionar um pouco de cor ao seu ambiente usando plantas? A jaze azul chama muita atenção com seus tons. Essa planta gosta muito de água, dá bastante flor na primavera e no verão e precisa de sol plena ou, no mínimo, meia-sombra. 

O cordão de pérolas é uma suculenta que fica em vasos altos, criando efeito cascata. O ponto de atenção aqui é o peso, cuidado para não deixar ela despencar! Flor de maio, petúnias, enfim, há diversas opções. Outra dica é variar os tons de verde e escolher diferentes texturas, com marantas, dracenas-vermelhas, entre outras. 

4. Tenha uma rotina de cuidado

A planta pode ser naturalmente linda como for, de nada vai valer se você não cuidar dela direitinho. Nada mais feio que flor murcha e planta morta, né? Então, para ter uma decoração de plantas que realmente realça o ambiente, você precisa manter as plantas vivas e exuberantes, inclusive no inverno

Para isso, use as dicas que trouxemos sobre escolha do local de acordo com o vento, umidade e exposição ao sol e à luz natural. Além disso, sempre pesquise sobre as espécies e apenas mantenha na sua casa aquelas que você realmente vai ter tempo para atender as necessidades, combinado? 

5. Acompanhe tendências de decoração com plantas

Além de plantas suspensas, há práticas já consagradas com plantas no mundo da decoração, como as hortas verticais, os jardins elevados, as estantes de plantas etc. E há também as tendências, ideias novas e muito legais que você pode aplicar ao seu ambiente.

Já pensou em colocar uma planta no lugar de um quadro na parede? Basta anexar canteiros em diferentes formatos para dar vida à parede. Suportes com vasos ou canteiros suspensos são bonitos e dão um toque diferente para a sua decoração com plantas.

Você pode acompanhar as tendências, buscando ideias e inspirações e também colocando sua criatividade em prática, afinal, é o seu espaço. Para ajudar nessa missão, fizemos uma lista com plantas boas para ter em apartamento:

  • orelha-de-elefante;
  • antúrio;
  • lírio da paz;
  • begônia;
  • pacová;
  • alecrim;
  • manjericão;
  • zamioculca;
  • falsa-seringueira;
  • jiboia;
  • bambu-mossô;
  • maranta-variegada;
  • rabo-de-tatu;
  • echeveria;
  • pleomele;
  • palmeira-leque;
  • samambaia;
  • punhal malaio;
  • café-de-salão;
  • mini-costela-de-adão;
  • costela-de-adão;
  • espada-de-são-jorge;
  • caládio;
  • caetê-redondo;
  • bromélia-zebra.

A decoração com plantas vai mudar completamente o seu ambiente, trazendo mais beleza, melhorando o ar e fazendo com que você se sinta tranquilo, relaxado e pronto para receber suas visitas em grande estilo. 

Já que estamos falando sobre decoração com plantas em apartamento, que tal explorar melhor esse assunto? Preparamos um conteúdo sobre plantas exóticas para sua decoração, confira! 

Digital Laredo

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Morar perto de rios ou de praias: como escolher o local ideal para morar?

Escolher onde morar é uma decisão que vai muito além de simplesmente encontrar um imóvel…

% dias atrás

Financiar o terreno e construção da sua casa: sabia que é possível?​

Se você pensa em adquirir um imóvel ou lote, é fundamental entender as opções disponíveis.…

% dias atrás

Saiba por que um loteamento de acesso controlado é o lugar certo para você​

​ Decidir o local do seu novo lar é sempre uma tarefa difícil. Para muitos,…

% dias atrás

Jardim na casa de praia: dicas práticas para criar e cuidar do seu.

Cultivar um jardim na casa de praia é uma forma de manter a natureza ainda…

% dias atrás

Arquitetura Sensorial: trazendo o mar para dentro de casa​

Viver de forma integrada com a natureza pode ser uma experiência enriquecedora para o seu…

% dias atrás

Como escolher o melhor terreno de acordo com posição solar?

Está procurando a moradia horizontal perfeita? Nessa jornada, um dos parâmetros mais importantes é a…

% dias atrás