Casa e Construção

Conheça os melhores tipos de tinta para área externa da casa!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 03/12/2021
Conheça os melhores tipos de tinta para área externa da casa!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Independentemente de você estar construindo ou apenas planejando uma repaginada na casa, determinar os tipos de tinta e cores para a área externa do imóvel é um desafio. Isso porque há diversas possibilidades e cada uma apresenta vantagens e desvantagens únicas.

Nesse post, você descobre o que considerar para definir as melhores escolhas diante da jornada de pintar o externo da sua casa. Sendo assim, nesta leitura, apresentamos dicas super úteis de como escolher a tonalidade perfeita e os diferenciais de cada um dos tipos de tinta para área externa.

Ficou curioso e quer saber mais? Siga a leitura e aproveite!

Dicas de como escolher as cores da área externa

Definir a tonalidade da área externa da sua casa é uma decisão muito importante, já que, além do tamanho da mudança, a reforma não será repetida tão depressa. Por isso mesmo, é necessário que você considere diversos fatores para tomar a sua decisão e garantir a satisfação durante todo o período de convivência com a tonalidade.

Pensando nesse desafio, preparamos uma série de dicas práticas para ajudar você a definir a cor da área externa do seu imóvel. Confira os pontos a seguir!

Considere os gostos pessoais dos moradores

Como comentamos, é essencial que você aprove a tonalidade escolhida, já que a cor permanece por bastante tempo em casa. Considerando isso, é necessário que faça uma autoanálise e reúna as suas cores favoritas. Caso você divida a casa com alguém, vale convidá-los a também fazer esse exercício. Quem sabe até vocês encontrem uma cor favorita comum entre todos os integrantes da família!

Defina quais sensações você quer que o lar transmita

Você já ouviu falar sobre psicologia das cores? Esse conceito afirma que cada uma das cores é transformada pelo cérebro em uma sensação, tendo influência sobre sentimentos, emoções e interferindo em decisões. Sabendo disso, qual é a sensação que você espera que a sua casa transmita? Veja algumas interpretações de tons pela psicologia das cores:

  • amarelo: estimula os sentidos e é identificada fácil. O amarelo corresponde à vivacidade e à energia;
  • azul: transmite confiança e tranquilidade. Se você deseja oferecer um ar sereno, o azul pode ser perfeito para a sua casa;
  • verde: garante descanso à visão e equilíbrio (por ser o meio termo entre cores frias e quentes). O verde oferece sentimento de paz e descanso e também corresponde ao frescor e ao natural. 

Leve em conta as variações da cor escolhida 

Agora que você já tem em mente algumas cores que podem ser escolhidas para a área externa da sua casa, está na hora de definir a tonalidade. Assim que visitar a loja de tintas, vai se deparar com um catálogo enorme de variações do mesmo tom (você se impressionaria ao saber quantos tons de verde, por exemplo, é possível existir!).

Dessa maneira, o ideal é selecionar as tonalidades preferidas e contar com uma amostra grátis das escolhidas. Para acertar em cheio, vale a pena aplicá-las em um cantinho da área externa da casa e ver como a cor se comporta no ambiente.

Assim, você consegue descobrir como ela realmente vai ficar no ambiente; lembre-se de que a incidência, quantidade e qualidade da iluminação (levar em conta luz natural e artificial) também podem modificar o resultado.

Principais tipos de tintas para a área externa

E aí? Você já escolheu a tonalidade certa para a área externa da sua casa? Agora é hora de fazer outra escolha: o tipo de tinta que será aplicado! Lembre-se de que cada material proporciona um resultado diferente e que o grau de resistência entre eles também pode mudar, ok? Veja a seguir os principais tipos de tintura!

Tinta acrílica

Tendo como base a água, a tinta acrílica pode ser usada tanto em áreas internas da casa como externas. Esse tipo de tinta é bastante utilizado justamente porque apresenta uma boa taxa de impermeabilidade. Nessa categoria, podemos contar com duas opções de acabamentos: emborrachado e lavável.

Emborrachada

As tintas acrílicas emborrachadas são boas opções para fachadas, muros e portões, já que apresentam uma membrana flexível, que garante o acompanhamento da dilatação ou retração da argamassa ocorrida pela incidência de sol e chuva. O acabamento é brilhante e lustroso.

Lavável

A resistência também é uma característica presente na tinta acrílica lavável, porém, sob outras circunstâncias: esfregões e produtos químicos para limpeza. O acabamento mais comum desse tipo de tinta é o acetinado, mas é possível encontrar em outras versões como semibrilho (que oferece um resultado mais elegante) e fosco (que é menos resistente à limpeza ou abrasivos).

Tinta cal

Com um preço bastante acessível, a tinta cal é bastante utilizada justamente por ser fácil de ser aplicada. A resistência desse tipo de tinta é inferior aos exemplos acima, mas ela apresenta a vantagem de disfarçar as imperfeições das paredes (já que se apresenta em uma textura mais grossa, como uma massa).

Tinta isolante térmica

Se você também está considerando renovar a pintura do telhado da sua casa, precisa conhecer o tipo de tinta que apresenta funções de isolamento térmico. Para garantir essa qualidade, a tinta isolante reflete a maior parte dos raios solares, o que barra também o calor que entraria no imóvel. 

Se a sua leitura chegou até aqui, você descobriu quais são os principais tipos de tinta, o que considerar para escolher entre eles e, provavelmente, tem em mente qual é a melhor tonalidade para a área externa da sua casa.

Não se esqueça, porém, de que para garantir o melhor resultado na pintura é importante contar com um profissional da área! Considere, então, a contratação de um pintor como mais um investimento em prol de paredes bem pintadas e acabamentos excelentes, assim como quando você for comprar o tipo de tinta escolhido.

E então, gostou do nosso post sobre os tipos de tinta para a área externa da sua casa? Fique sabendo que as nossas produções não se resumem ao blog: também estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter! Siga a Laredo Urbanizadora nas páginas oficiais e fique por dentro de toda e qualquer novidade da nossa empresa!