Bem estar e Integração

Conheça 7 dicas para elaborar a sua horta vertical de forma eficaz

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 07/10/2020
Conheça 7 dicas para elaborar a sua horta vertical de forma eficaz
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A alimentação vem sendo observada, cada vez mais, como um dos fatores mais importantes para que uma pessoa possa estar em dia com a própria saúde e tenha forças suficientes diante de todos os desafios da sua rotina. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas para você elaborar a sua horta vertical de forma eficaz.

Essa é uma alternativa muito interessante e que tem ganhado espaço, sobretudo, nas grandes cidades, visto que permite a produção de diversos temperos e até alguns alimentos, sem demandar muitas mudanças ou uma grande obra. Continue lendo o post e veja como fazer isso na sua casa!

1. Escolha o lugar perfeito

O primeiro passo para elaborar a sua horta vertical de forma eficaz, consiste na escolha do lugar perfeito para isso. Logicamente, contar com a dica de um arquiteto ou decorador é algo que ajudaria muito a tomar essa decisão, mas isso não quer dizer que, com olhos atentos e bom senso, você não possa decidir sozinho.

Preste atenção a pequenos detalhes para não ir plantando aleatoriamente e esperar que tudo dê certo. Avalie minuciosamente quais são os locais em que é possível colocar a sua hortinha, de forma que as plantas tenham o espaço necessário para crescerem, sem que isso atrapalhe a rotina ou as atividades da sua família.

É preciso que tudo seja funcional, mas sem deixar de cumprir um papel estético e decorativo, pois a horta deve ficar um charme. Entre os ambientes mais utilizados para isso, estão: varandas, áreas de serviço, uma parede na cozinha ou até na sala, caso ela receba luz solar e, especialmente, se você optar pela versão vertical.

2. Faça um bom planejamento

Agora que você já escolheu o lugar em que a sua horta será criada, chegou a hora de fazer um bom planejamento. Para que tudo dê certo, é necessário um preparo inicial, envolvendo alguns fatores que serão essenciais para o sucesso. Observe, por exemplo, o posicionamento ideal para que as plantas recebam a luz solar.

No entanto, considere que, a depender da espécie, é preciso que o sol bata apenas uma parte do dia, preferencialmente pela manhã. Busque na internet e frequente lojas de decoração e material de construção, colocando no papel quais itens você precisa comprar, de que maneira eles serão organizados e como combinar com o resto da casa.

3. Tenha cuidado ao misturar

O projeto de uma horta vertical também deve considerar quais são as espécies que você criará no local. Afinal, são seres vivos, que apresentam características e demandas diferentes e, além de tudo, nem sempre combinam com o espaço. Por isso, pense em quais temperos você mais utilizará no seu dia a dia e defina quais serão suas prioridades.

A tão popular e versátil hortelã, por exemplo, é uma plantinha bastante invasora e pode prejudicar o crescimento das outras. Isso quer dizer que ela pode (e deve) ter um espaço ou um vaso próprio, para não atrapalhar sua horta. Opções com raízes curtas são as melhores para esse tipo de jardinagem, pois permitem um tamanho menor de suporte.

4. Capriche no recipiente da planta

Como dissemos no tópico anterior, algumas espécies, como a hortelã, demandam um vaso exclusivo para elas. No entanto, outras podem ser plantadas juntas e, por isso, você deve pensar (e caprichar) nos recipientes que estarão presentes na sua horta vertical.

O melhor de tudo é que existem muitas opções no mercado! Você pode encontrar versões unitárias feitas de cerâmica, plástico ou mesmo revestidas com fibras sintéticas.

Temos também as populares jardineiras retangulares, que podem ser presas com mão francesa ou suportes de metal. Se você tiver algum dinheiro sobrando, que tal apostar em charmosas estruturas feitas sob medida em madeira?

5. Escolha as espécies com inteligência

Neste tópico, vamos elencar algumas das espécies mais populares para a horta vertical. Considere as suas preferências e o gosto dos seus filhos na hora de tomar essa decisão. Apesar de algumas limitações, existem muitas opções que podem ser cultivadas com sucesso, trazendo mais sabor e saúde para a dieta alimentar da sua família.

Uma muda de orégano, por exemplo, é muito bem-vinda e pode ser um convite para fazer uma bela massa de pizza caseira. Salsinha e cebolinha dão um gosto todo especial para seus preparos, assim como manjerona, manjericão, tomilho e coentro. Considere também hortelã, menta e sálvia, que podem produzir ótimos chás.

6. Veja a periodicidade de rega

Outra dica importante para elaborar a sua horta vertical de forma eficaz é: observe a periodicidade da rega. Afinal, cada espécie tem demandas e necessidades diferentes, que jamais podem ser desprezadas, ainda mais em um país tropical, onde a maioria das cidades pode ter temperaturas elevadas.

Busque informações sobre as necessidades de cada planta e sempre observe se a terra está úmida antes de regar, colocando água apenas se ela estiver seca. Caso você more em um prédio, com amigos próximos, ou em um condomínio horizontal, com bons vizinhos, lembre-se de pedir que cuidem do local para você em caso de viagens.

7. Considere fazer uma adubação

Por fim, não podemos terminar essa lista com dicas para elaborar a sua horta vertical de forma eficaz, sem falar de adubação. Poucas pessoas pensam nesse assunto quando fazem uma pequena plantação caseira, mas isso pode fazer toda a diferença para o crescimento saudável das espécies.

A internet, mais uma vez, pode ser uma boa fonte de informações, e você poderá escolher entre um adubo orgânico ou comprar produtos preparados especificamente para esse fim. Caso você queira se aprofundar no tema, pode montar uma composteira e, assim, produzir seu próprio fertilizante de maneira sustentável.

Como você pôde ver, elaborar a sua horta vertical é uma grande tendência, e você pode, por meio desse pequeno espaço, trazer muito mais saúde e sabor para a sua rotina!

Gostou de conhecer essas dicas para elaborar a sua horta vertical de forma eficaz? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajudem seus amigos que também desejam usufruir dessa tendência!