Quais os principais diferenciais de um imóvel de alto padrão?

Quais os principais diferenciais de um imóvel de alto padrão?

O mercado imobiliário é segmentado de acordo com diferentes fatores, que dizem respeito ao tipo de uso dos imóveis e também ao padrão construtivo e de acabamento que é destinado a eles. Nesse aspecto, é importante considerar que um imóvel de alto padrão apresenta diferenciais importantes, que o coloca em posição de destaque no segmento que atende.

Neste artigo, faremos a verificação dos principais diferenciais desse tipo de imóvel, a influência que eles exercem sobre a qualidade de vida das pessoas que o ocupam e também sobre a qualidade do investimento que eles representam.

Alto valor agregado

O primeiro aspecto é o mais evidente: um imóvel de alto padrão tem valor agregado proporcional ao custo a ele associado. Porém, essa afirmação assume uma conotação muito mais relevante quando ela é observada de forma mais detalhada.

Esse diferencial começa a se formar desde a concepção do imóvel, que é vista de maneira específica pelos arquitetos responsáveis pelos projetos. Enquanto imóveis de padrão inferior geralmente seguem modelos arquitetônicos comuns que, muitas vezes, são repetidos em várias situações distintas, em um imóvel de padrão elevado os projetos são exclusivos, assinados por profissionais renomados.

Da mesma forma, todos os procedimentos de execução da obra e também os materiais utilizados estão de acordo com o que há de melhor no setor da construção civil. Naturalmente, o resultado obtido é compatível com a forma como o projeto é executado, posicionando o imóvel de maneira diferenciada no mercado.

Ainda, vale considerar que as soluções de design adotadas na decoração e na montagem do imóvel também seguem as melhores tendências, visando proporcionar ambientes bonitos e funcionais. 

Portanto, tanto os aspectos estéticos quanto os relacionados às características construtivas do imóvel de alto padrão, agregam valor significativo a ele. Essa condição exerce interferência positiva sobre a qualidade do investimento realizado e, naturalmente, sobre o valor patrimonial que, aliás, precisa ser visto separadamente.

 

Alto valor patrimonial

Os imóveis populares ou de nível médio seguem as tendências normais do mercado no que diz respeito à valorização e à liquidez. Contudo, como são diferenciados, os imóveis de padrão elevado acabam recebendo um significado patrimonial também exclusivo que se vincula a todas as demais características diferenciais que eles apresentam.

Como analogia, podemos comparar um imóvel de alto padrão a um quadro de um pintor renomado ou a uma joia exclusiva. Diferentes das peças industrializadas e produzidas sem critério artístico e com materiais comuns, ambos alcançam no mercado valores financeiros elevados e também um significado patrimonial importante.

Quem investe em um imóvel nesse segmento de mercado, em geral, sabe exatamente o quanto o aspecto da valorização é importante para qualquer investimento. Todos os aspectos considerados nesse artigo tornam esse tipo de investimento algo que tem um potencial de valorização extremamente consistente.

Além disso, vale ressaltar que os aspectos de exclusividade favorecem ainda mais esse potencial, uma vez que os parâmetros de comparação com outros imóveis serão reduzidos e alinhados com o que há de melhor no mercado. Sendo assim, ele se torna um ótimo investimento mesmo para as pessoas mais conservadoras.

Segurança pessoal e patrimonial

Em função dos altos índices de criminalidade que estão sendo registrados em praticamente todo o Brasil, o tema da segurança se tornou imperativo no momento. Inclusive quando o assunto tratado diz respeito ao mercado imobiliário.

É preciso ter em mente que os imóveis são os locais de permanência das pessoas e também dos bens que elas possuem. Assim, tudo o que diz respeito à segurança que um imóvel pode oferecer — ou à falta dela — deve merecer especial consideração.

Quem investe em um imóvel de alto padrão também está investido em segurança. De fato, esses imóveis estão sempre cercados de equipamentos de vigilância de última geração, de estruturas bem dimensionadas para a proteção e de equipes treinadas para fazer o monitoramento constante do entorno do imóvel e reagirem de maneira apropriada em caso de necessidade.

Câmeras de segurança, alarmes, portarias com controle de acesso, muros e vigilantes capacitados para a função são alguns dos aspectos que garantem a um imóvel de alto padrão as condições ideais de preservação da integridade das pessoas e do patrimônio.

Conforto e funcionalidade

Iluminação apropriada, valorizando a luz natural; circulação de ar compatível, que mantém os ambientes em temperatura sempre adequada; ambientes bem distribuídos e em quantidade suficiente para as necessidades das pessoas da casa, entre outros fatores, são algumas das soluções que os projetistas encontram para tornar um imóvel de padrão elevado diferente dos demais.

Portanto, esse tipo de imóvel combina ambientes espaçosos, apropriados para a convivência social, a outros mais aconchegantes, reservados para a intimidade de quem os ocupa. Ao mesmo tempo, equipamentos modernos — de iluminação, de cozinha, banheiro, lazer etc. — garantem que o imóvel consiga suprir todas as necessidades das pessoas de maneira muito eficiente e funcional.

Poucos problemas no funcionamento

Os imóveis de alto padrão são construídos com materiais de primeira linha e utilizam equipamentos de igual qualidade. Isso significa que o funcionamento do imóvel será mantido sempre em ordem, apresentando poucos problemas e necessidade reduzida de reparos e reformas.

Localização privilegiada

Em hipótese alguma um imóvel de padrão elevado é construído em um local qualquer, escolhido de forma aleatória. Pelo contrário, a localização é um aspecto que merece atenção muito especial, considerando que ela exercerá influência direta sobre a qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, são escolhidos locais privilegiados, inclusive em áreas de expansão urbana, onde surgem novas oportunidades de viver bem em uma cidade. As vias de acesso normalmente têm boa qualidade, facilitando a mobilidade.

Lazer de alto nível

Quem mora em um imóvel de alto padrão precisa ser servido pelas melhores opções de lazer existentes. Por isso, esse tipo de imóvel muitas vezes está vinculado a um condomínio fechado, onde é possível reunir uma série de soluções de entretenimento e de urbanismo que são extremamente favoráveis ao lazer e ao descanso.

Assim, além da estrutura exclusiva que o próprio imóvel oferece — considerando piscinas, espaço gourmet, saunas, jardins, quadras etc. — os condomínios onde eles são localizados também contribuem com amplas áreas verdes, praças, clubes e outros itens que tornam a vida diária mais alegre e proveitosa.

Sustentabilidade

Por fim, vale considerar que, na atualidade, no projeto de um imóvel de alto padrão são consideradas soluções ambientalmente sustentáveis. Por exemplo, o aquecimento de água ou a geração de eletricidade por energia solar.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto ou se quer entender como você poderá morar em um imóvel de alto padrão, entre em contato conosco. Teremos grande satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas.

Posts relacionados