Saiba como investir na compra de lotes com segurança

Saiba como investir na compra de lotes com segurança

O mercado imobiliário está repleto de boas oportunidades de investimentos. Contudo, para encontrar as que são mais apropriadas a cada tipo de investidor, é preciso ter atenção para uma série de detalhes importantes que colocam alguns tipos de imóveis em vantagem sobre outros.

Em função da ótima perspectiva de valorização e das múltiplas possibilidades de uso que oferecem, os lotes estão entre as melhores opções. Porém, como estamos tratando de um bem com alto valor e cuja utilização exercerá influência direta na vida das pessoas, é importante tomar alguns cuidados antes de negociar.

Para lhe ajudar nessa missão, preparamos este post com dicas imbatíveis para a compra de lotes. Confira!

 

Defina um tipo de lote

Diferentemente de outros tipos de imóveis que seguem uma padronização bem definida — como os apartamentos e as salas comerciais, por exemplo —, os lotes podem apresentar algumas variações nas medidas e na topografia que os diferenciam uns dos outros.

É verdade que nos loteamentos planejados alguns padrões de divisão do terreno são seguidos, o que ameniza bastante essa situação. Porém, mesmo assim, é possível que haja alguma diferença entre um lote e outro.

Por isso, o primeiro passo é definir o tipo de uso que será dado ao lote. Nesse momento, ainda não há a necessidade de elaborar um projeto detalhado para a construção.

Aliás, é até recomendável que isso seja feito depois de comprar o lote, considerando que as particularidades que ele apresentar poderão exercer alguma influência sobre os projetos de arquitetura e de engenharia. Porém, é importante ter uma ideia básica do tipo de construção desejada.

Por exemplo, quem pensa em construir uma casa em um único nível deve focar a busca em lotes inteiramente planos ou que precisem de poucas correções. Já quem deseja uma casa apresentando desníveis, o que pode ser interessante em termos arquitetônicos, deve preferir lotes com algumas irregularidades, ainda que elas sejam pequenas.

Nesse aspecto, é preciso levar em conta que, se por um lado os lotes acidentados podem favorecer projetos mais ousados e que aproveitam a topografia do terreno, por outro, esse tipo de construção tende a ser mais cara do que seria uma obra em um lote plano.

A partir disso, você poderá estabelecer a topografia e as medidas ideais para o lote que deseja comprar e sair ao mercado em busca daquilo que mais se aproxima do você imaginou.

Estude as regiões da cidade

Com uma ideia preestabelecida sobre o lote ideal para a construção que você tem em mente, é hora de pesquisar as regiões da cidade. Cada região apresenta características próprias, considerando o perfil da população e a infraestrutura existente.

Essas características exercem influência não só sobre a qualidade de vida de quem vive naquela região, como também causam interferência sobre o potencial de valorização dos lotes ali existentes.

Sendo assim, observe se a região já está consolidada ou se está em desenvolvimento. Se estiver consolidada, procure identificar o tipo de ocupação predominante. Portanto, observe se ela é tipicamente residencial, se é comercial, se é industrial ou se mescla as categorias.

É provável que em uma mesma região existam bairros que tenham recebido destinações diferentes de uso do solo. Procure identificá-las. Para facilitar essa identificação, você pode fazer uma pesquisa no Plano Diretor da cidade, onde estão especificados os tipos de uso do solo que foram definidos para o município.

Nesse momento, considere se a infraestrutura da região atende às suas necessidades. Verifique as distâncias de escolas, padarias, farmácias, bancos e outros tipos de comércios e de serviços. Verifique também a situação viária, de transporte coletivo e dos demais serviços públicos existentes na região.

Com esse conhecimento, você poderá ter uma ideia bastante razoável não só sobre a situação atual de determinada região da cidade como também sobre as possibilidades de desenvolvimento que ela tem. Assim, você poderá definir a região onde deseja investir.

Defina um loteamento

Até aqui você já definiu um tipo de lote ideal para o seu investimento e a região onde esse lote deve estar. Portanto, é chegada a hora de identificar os loteamentos existentes nessa região e de buscar neles o lote que mais se aproxima daquele ideal.

Nesse momento, vale considerar que você já acumulou um volume razoável de informações que facilitará bastante a escolha. Porém, ainda é preciso ter atenção para as características particulares de cada loteamento.

Existem diferenciais que precisam ser considerados, uma vez que eles poderão influenciar a qualidade de vida das pessoas que viverão no lugar e também as possibilidades de valorização dos investimentos feitos ali. Portanto, observe com atenção todos os detalhes que dizem respeito ao projeto urbanístico local.

Nesse sentido, analise com atenção as ruas, o projeto paisagístico e a infraestrutura de lazer existente. Também leve em consideração como é feita a distribuição de energia, de telefonia, de televisão e de internet, considerando que nos melhores loteamentos todo o cabeamento é subterrâneo.

Nesse ponto, é importante ressaltar que esse detalhe é muito importante. Afinal, sem a interferência de postes e de fios, as ruas ficam mais bonitas, com um ambiente mais agradável e que valoriza a arquitetura das construções.

Por fim, não deixe de verificar com atenção a infraestrutura de segurança existente no local. Afinal, esse é um aspecto fundamental nos dias de hoje.

Verifique a documentação do lote

Antes de fechar qualquer negócio, é imprescindível analisar com muito cuidado a documentação do lote que você escolheu. Afinal, comprar imóveis em loteamentos irregulares pode trazer sérios prejuízos e uma dor de cabeça sem fim.

Verifique se o loteamento está legalizado e se foi executado de acordo com as normas urbanísticas estabelecidas pelo município. Peça ao vendedor que apresente todos os documentos do loteamento, inclusive aqueles que dizem respeito ao fracionamento do terreno e ao registro do lote no Cartório de Registro de Imóveis da cidade.

Para evitar problemas, procure fazer negócio com empresas idôneas e que sejam reconhecidas no mercado pela alta qualidade dos empreendimentos que oferece.

Quer mais informações sobre a compra de lotes? Entre em contato conosco! Teremos imensa satisfação em ajudar.

Posts relacionados