O que construtoras e urbanizadoras têm feito para favorecer o convívio social nos condomínios?

O que urbanizadoras têm feito para favorecer o convívio social nos condomínios?

O convívio social é um fator muito importante para quem mora em condomínios fechados. A vida em sociedade é algo que faz parte do sucesso e qualidade de vida. Afinal, além de viver em um espaço agradável, é imprescindível conviver bem com os vizinhos.

Por isso, as construtoras e urbanizadoras pensam cada vez mais em como melhorar o convívio entre condôminos.

Todo o projeto arquitetônico e urbanístico de um condomínio horizontal é planejado para possibilitar o convívio saudável entre todos os moradores. Então, continue a leitura e descubra tudo que as construtoras e urbanizadoras têm feito para favorecer o convívio social entre condôminos.

A importância do convívio social dentro de um condomínio fechado

Somos seres sociais, gostamos (e precisamos) de interagir com as pessoas. Mas, geralmente, escolhemos com quem queremos conviver.

Em um condomínio, não temos o controle sobre quem é nosso vizinho e, muitas vezes, temos o hábito de não interagir muito com quem vive ao nosso lado. Isso acontece bastante pela maioria das pessoas estar acostumada a viver em grandes edifícios, onde o principal espaço de convivência é o elevador.

Em um condomínio horizontal, tudo é diferente. Temos a chance de conhecer pessoas novas e muitas vezes fazer grandes amizades.

É comum ver casais que se mudam com filhos para um condomínio e fazem amizade com as outras famílias.

O convívio social é importante desde a infância até a velhice para que se tenha bem-estar e qualidade de vida. Os psicólogos, e diversos estudos, mostram que pessoas que vivem cercadas de amigos são mais felizes.

E isso se reflete na saúde física, pois quem convive mais socialmente é mais bem-disposto, possui um sistema imunológico mais resistente, tem menos chances de sofrer ataques cardíacos e tudo isso resulta em uma maior longevidade.

Além dos benefícios individuais do convívio social, um condomínio que tem seus moradores integrados é um lugar onde as tomadas de decisão são mais fáceis, tornando o espaço mais agradável para todos.

Mas conviver é um desafio. É preciso buscar a harmonia e equilíbrio nas relações e, por isso, as construtoras e urbanizadoras se empenham para que os condôminos possam ter uma boa convivência.

Os espaços de lazer e lugares de convivência

Um dos principais fatores para gerar um convívio social entre condôminos são os espaços compartilhados dentro do condomínio. Por isso, é importante que os condomínios disponham de boas áreas para tal finalidade.

Em um condomínio sempre haverá uma variedade de personalidades e tipos diferentes de pessoas. Algumas são solteiras, outras têm família, há os mais idosos e assim por diante.

Pensar em todas as possibilidades para que haja convívio entre os diferentes condôminos é essencial. Assim, além de quadra poliesportiva para crianças, praças e áreas de descanso são importantes para os mais velhos.

Por isso, quando estiver cogitando algum condomínio para investir seu dinheiro e construir sua casa, preste atenção se eles oferecem alguns desses espaços:

Quadra poliesportiva

Aqui é onde as crianças e adolescentes poderão liberar suas energias e fazer boas amizades. É por meio do esporte que o convívio social fortalece os laços de tolerância e afinidades.

Playground

Para as crianças menores esse espaço é fundamental. Precisamos aprender a conviver em sociedade desde a infância e é aqui que esse processo começa. Também é um bom lugar para aproximar mães e pais um dos outros.

Praças e lugares de descanso

Um condomínio deve ter praças e lugares de descanso espalhados pelo espaço. São nesses lugares que os moradores podem se encontrar e conversar de forma leve e descontraída. Além de ser um bom espaço para os idosos se encontrarem e fortalecerem amizades por meio da convivência.

Espaço gourmet

Esse é um espaço de lazer dedicado aos adultos e ótimo para eventos de convivência. Alguns condomínios até oferecem cursos para seus moradores, o que ajuda a aproximar quem tem interesse por culinária e gastronomia.

Academia

Fazer exercícios libera endorfina e nos deixa mais alegres e mais sociáveis também. Uma academia dentro do condomínio é uma vantagem para todos. Além de fortalecer os músculos, fortalece também o convívio, já que ao final das atividades estamos mais dispostos a conversar e socializar.

Jardins e áreas verdes

Fazer um passeio ao ar livre é fundamental para manter o sistema imunológico em dia, e não só pelos benefícios da natureza, mas pelo convívio com outras pessoas.

Piscina e sauna

Esse é o espaço que une todas as tribos, desde as crianças até os idosos. E isso é uma enorme vantagem. As piscinas e saunas ajudam a relaxar o que deixa as pessoas mais tranquilas e dispostas a conversarem e interagir.

Espaço para os pets

Muitos condomínios já investem em espaços para convivência dos pets dos moradores, o que aproxima quem tem animais de estimação e ajuda no bem-estar dos bichinhos.

Os eventos e encontros de convivência

O uso isolado dos espaços sociais pode não ser a maneira mais eficiente de possibilitar o convívio, por isso criar eventos que unam os moradores é tão importante.

Festas temáticas, campeonatos para as crianças e adolescentes, bazares para os mais velhos. As possibilidades são diversas, é preciso apenas entender quem são as pessoas que moram naquele espaço.

Nesse caso, é mais interessante quando a iniciativa parte dos próprios moradores, que podem levar até o síndico as ideias e vontades de todos.

Mas isso só se torna possível quando os condôminos estão unidos e convivendo de forma feliz e amigável. O que mostra a importância de construtoras e urbanizadoras pensarem nos espaços de socialização em seus projetos.

As regras claras de convívio social

Após a entrega da construção, é preciso que a administradora do condomínio estabeleça boas regras de convivência para que todos tenham em mente o que é aconselhável ou não fazer.

Respeitar o horário de silêncio, saber onde o seu pet pode ou não frequentar, obedecer ordem de estacionamento na garagem etc.

Se você gostou do nosso post sobre a importância do convívio social em condomínios, não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados