Bem estar e Integração

Saúde e bem-estar! Veja como o seu lar pode lhe oferecer isso

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 09/11/2017
Saúde e bem-estar! Veja como o seu lar pode lhe oferecer isso
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Você é do tipo que, vira e mexe, sonha em fugir para um retiro paradisíaco, ou está mais para aqueles privilegiados que conseguem desfrutar da sensação de bem-estar em casa?

De fato, não há melhor investimento do que ter um lar aconchegante e funcional. Viver em um ambiente agradável, assim como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e ter bons hábitos no dia a dia, é um requisito fundamental para a manutenção e promoção da saúde.

No entanto, isso não é fácil se você mora onde há falta de espaço, climatização inadequada, vizinhos barulhentos, entre outros inconvenientes. Por isso, a primeira medida em prol da qualidade de vida é tomar uma atitude! Para ter uma casa ideal, nada melhor do que construí-la conforme os desejos e necessidades da sua família.

Como escolher um lugar ideal para construir seu lar?

Tudo começa com a escolha acertada do terreno. Definida a localização, repare na infraestrutura urbana, observando se há saneamento básico (com coleta e tratamento de esgoto sanitário, drenagem das águas pluviais e abastecimento de água tratada), o que previne uma série de doenças.

É fundamental que a iluminação das vias seja adequada, permitindo passeios a qualquer hora. A oferta de comércios e serviços também deve ser completa, para facilitar a rotina diária e evitar grandes descolamentos. Já a existência de parques e ciclovias nas proximidades colabora para a manutenção de um estilo de vida saudável.

Vale a pena conhecer alguns condomínios horizontais. Além dos benefícios ligados à segurança, esse tipo de empreendimento oferece uma infraestrutura de lazer completa, com ares de resort.

Prefira aqueles que contam com espaços para práticas esportivas diversas e de convívio social, como quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas, bosques, áreas gourmet, churrasqueiras, salões de festa e de jogos.

Como deve ser a arquitetura de uma residência saudável?

Atualmente, todo projeto arquitetônico deve ser o mais sustentável possível, pois além de preservar o meio ambiente, melhora a qualidade de vida dos moradores e de toda a comunidade ao redor.

Critérios simples, como elaborar cômodos com boa luminosidade e grandes vãos com ventilação cruzada, permitem economizar energia e, ao mesmo tempo, evitam o aparecimento de mofos e outros problemas.

Também é essencial garantir o conforto térmico, mantendo a temperatura constantemente agradável. Pode-se considerar a instalação de um ar-condicionado, para manter o bem-estar em casa durante os dias de clima mais extremo.

Em relação à pintura, para integrar os ambientes, opte por uma paleta neutra. Deixe as tonalidades mais fortes para um ponto focal. Segundo a psicologia das cores, o verde representa o equilíbrio entre tons quentes e frios, bem como entre os claros e os escuros, trazendo a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Como construir um espaço dedicado ao relaxamento?

Às vezes, basta escolher um cantinho e providenciar alguma forma de entretenimento para a família para garantir o relaxamento. Pode ser um bom home theater, realizar aquele desejo antigo de ter uma mesa de carteado, sinuca ou o que mais lhe agradar.

Porém, o mais interessante é considerar a possibilidade de montar um ambiente exclusivo para o relax, como um espaço zen. O melhor é que seja uma área multifuncional, servindo tanto para receber os amigos como para descansar.

Para elevar ao máximo o clima de spa, vale acender incensos de aromas suaves, que ajudem a acalmar os ânimos e aumentar a concentração. Ter alguns elementos que remetam à água, como uma pequena fonte ou um aquário, colabora para compor o ambiente.

Para complementá-lo, aposte em um bom projeto paisagístico. Internamente, destacam-se as hortas dispostas em jardineiras instaladas nas janelas, ou em versões verticalizadas, colocadas em paredes verdes de cozinhas integradas, corredores ou terraços.

Pela praticidade nos cuidados e adaptação a pequenos espaços, a tendência tem tudo a ver com o estilo de vida contemporâneo. Há quem use o cultivo como terapia, quem o faça pelas possibilidades gastronômicas ou, simplesmente, pelo apreço visual.

Na área externa, quanto mais plantas, inclusive árvores frutíferas, melhor. O plantio, além de permitir o consumo de frutos fresquinhos direto do pé, atrai a avifauna, criando um local dinâmico e cheio de vida.

Se tiver um jardim, cuide para que fique bem cuidado. Recolha as folhas caídas e deixe-o sempre limpo e podado. Para os mais ligados em sustentabilidade, é possível fazer um telhado verde. A cobertura vegetal com espécies rasteiras oferece conforto termoacústico, diminuindo a temperatura interna em até 2ºC e amenizando o barulho.

Como aumentar a sensação de bem-estar em casa?

Para criar um lar dos sonhos, invista em um mobiliário bem confortável, com sofás macios e cadeiras com boa profundidade. Mas lembre-se de que os móveis devem permitir a fácil circulação dos moradores, além de serem ergonômicos. Aumente a sensação de amplitude usando tapetes neutros.

Muitos decoradores recorrem à sabedoria milenar chinesa para criar harmonia dentro de cada cômodo. Segundo o Feng Shui — filosofia que estuda a relação do homem com o meio onde vive, se baseando nos elementos da natureza e na disposição cuidadosa dos objetos —, é possível facilitar o fluxo de energias positivas por meio da arrumação dos ambientes.

Na prática, isso se dá por meio da organização do mobiliário, com layouts livres de excessos, e da limpeza, feita preferencialmente com produtos biodegradáveis, que não prejudicam a saúde da família nem o meio ambiente.

A faxina pesada pode ser feita semanalmente ou de 15 em 15 dias, conforme a demanda do lar. Mas certas tarefas domésticas precisam ser feitas todos os dias. Lavar a louça e tirar o pó, por exemplo, são atividades indispensáveis. Consertar ou se livrar de objetos quebrados ou daqueles que não têm mais uso também é essencial.

Viu como o ambiente onde vivemos pode colaborar de maneira determinante para ajudar a relaxar e aliviar o estresse do dia a dia? Às vezes, a melhor terapia pode ser ter um quintal com espaço para criar um animal de estimação, cultivar algumas plantas, dormir na rede etc.

Para manter o bem-estar em casa e ter mais qualidade de vida, inspire-se com os demais conteúdos disponíveis no blog!